Sejam Bem Vindos!

Inspirado nos blogs educacionais existentes na NET, este é dedicado a educação. Nele é possível encontrar atividades, avaliações, textos pedagógicos de todos os niveis, planejamentos, livros, slides, dicas de filmes, músicas e todo contexto educacional que é desenvolvido no Ensino Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e nos cursos de Pedagógia.

domingo, 17 de julho de 2011

Livros atuaise interessantes sobre educação‏


CASASSUS, Juan. A escola e a desigualdade. Brasília: INEP/Plano, 2002.

FERREIRA, Sebastião. A progressão continuada nas escolas estaduais e a exclusão silenciosa. São Paulo: Scortecci, 2006.

GENTILI, Pablo. A exclusão e a escola: o "apartheid" educacional como política de ocultação. In: P. Gentili; R. Alencar. Educar na esperança em tempos de desencanto. Petrópolis: Vozes, 2001.

GENTILI, Pablo, org; APPLE, Michael W.; THURLER, Vania Paganini de. Pedagogia da exclusão: crítica ao neoliberalismo em educação. Petrópolis: Vozes, 2001.

GENTILI, Pablo; FRIGOTTO, Gaudêncio, org. A cidadania negada: políticas de exclusão na educação e no trabalho. São Paulo/Buenos Aires: Cortez/Clacso, 2002.

NERY, Beatriz Didonet, org; ROCHA, Silvio, org. Turma de progressão: a inversão da lógica da exclusão. Porto Alegre: Secretaria Municipal de Educação, 1999.

OLIVEIRA, Ancelmo Pereira de. Discurso da exclusão na escola. Joaçaba: UNOESC, 2002.

SKLIAR, Carlos (org). Educação e exclusão: abordagens sócio-antropológicas em educação especial. Porto Alegre: Mediação, 1999.

Livro: 1º Seminário Nacional de Saúde: Direitos Sexuais e Reprodutivos e Pessoas com Deficiência (PARA BAIXAR)‏

Prezados(as),

O Ministério da Saúde, por meio da Área Técnica Saúde da Pessoa com Deficiência, que integra o Departamento de Ações Programáticas Estratégicas da Secretaria de Atenção à Saúde, em parceria com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), *divulga* a versão eletrônica do livro *I Seminário
Nacional de Saúde: Direitos Sexuais e Reprodutivos e Pessoas com Deficiência *, com a reprodução das palestras, depoimentos e debates realizados durante o evento que aconteceu em Brasília e contou com a presença de gestores, lideranças da sociedade civil, pesquisadores, profissionais de saúde e outros setores ligados às políticas públicas.

Esta publicação é parte de um conjunto de ações que respondem aos compromissos internacionais assumidos pelo Brasil no âmbito do reconhecimento, promoção e efetivação dos Direitos das Pessoas com
Deficiência. Responde também às reivindicações da sociedade, dos familiares e das pessoas com deficiência que desejam exercer plenamente seus direitos, sua sexualidade, seus relacionamentos afetivos, a maternidade e a paternidade.

Ações públicas em saúde integral e em saúde sexual e reprodutiva resultam do respeito à premissa de que as pessoas com deficiência são, antes e acima de tudo, sujeitos de direitos, com direito a uma vida sexual segura e prazerosa, livre de coerção ou discriminação.

*ÁREA TÉCNICA SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA/DAPES/SAS/MS*

Disponível para download em: www.saude.gov.br/pessoacomdeficiencia

Família de palavras apostila

Apostila família de palavras:


Material pedagógico gratuito na internet‏

Material pedagógico gratuito na internet‏


A partir de amanhã, a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo vai colocar todo o seu material pedagógico na internet com a licença Creative Commons. Ou seja: o download das obras de todos os programas e projetos da pasta estará disponível no site da secretaria para quem quiser, desde que a fonte seja citada e o uso não seja para fins comerciais.

O endereço é


A ideia surgiu porque, desde que o Programa Ler e Escrever passou a ser implementado, em 2006, a pasta passou a receber solicitações de municípios e Estados de todo o País interessados em utilizar o material.

O programa objetiva melhorar as habilidades de leitura e escrita dos alunos do ensino fundamental da rede
municipal paulistana.

"Não tínhamos uma forma adequada de licenciar tudo isso", disse o secretário Alexandre Schneider.

"Começamos a pesquisar e achamos interessante o seguinte: como temos os direitos daquilo que foi desenvolvido, porque foi criado na própria secretaria, entendemos que seria correto fazer um licenciamento que permitisse que qualquer um pudesse utilizar e adaptar os materiais nos quais já tínhamos gasto nossos recursos."

CARTILHA DA INCLUSÃO

CARTILHA DA INCLUSÃO DOS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA


SEXUALIDADE - COMO ABORDAR?


















Avaliação Diagnóstica a partir do estudo de um tema ou conteúdo