Sejam Bem Vindos!

Inspirado nos blogs educacionais existentes na NET, este é dedicado a educação. Nele é possível encontrar atividades, avaliações, textos pedagógicos de todos os niveis, planejamentos, livros, slides, dicas de filmes, músicas e todo contexto educacional que é desenvolvido no Ensino Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e nos cursos de Pedagógia.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

PLANEJAMENTO - CIÊNCIAS GEOGRAFICAS



DISCIPLINA: Ciências Geográficas

OBJETIVO GERAL: Conhecer o mundo atual em sua diversidade, dando significado e estimulando a reflexão sobre as diferentes ações sociais e culturais, suas origens, a dinâmica da sociedade e suas formas de organizar e ocupar o espaço, os conflitos gerados e os processos naturais que estão atuando e interagindo com os processos históricos e sociais, transformando o mundo e criando marcas que possibilitam identificar os diferentes lugares e paisagens, relacionando os processos naturais e as questões socioambientais, mais especificamente a questão das mudanças climáticas e do aquecimento global, os processos que atuam e interferem nas condições climáticas, as transformações decorrentes das interações com as sociedades humanas e alguns de seus principais efeitos em escala geográfica local, regional e mundial.

CONTEÚDOS E CONCEITOS: Conteúdos geográficos tendo como referência os eixos temáticos propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs): a Geografia como uma possibilidade de leitura e compreensão do mundo; a modernização capitalista e a redefinição nas relações espaciais; o papel do Estado, os grupos sociais e a sociedade urbano-industrial brasileira; e a evolução das tecnologias e as novas territorialidades em redes.

1° TRIMESTRE – Unidade I: Espaço mundial, Brasil e as questões ambientais
• A dinâmica atmosférica e as mudanças climáticas;
• Mudanças climáticas: efeitos no espaço mundial;
• As transformações no ambiente e o clima;
• Aquecimento do planeta;

METODOLOGIA GERAL: Aula expositiva, dialogada e participativa com a utilização do livro didático, resolução de exercícios como a leitura e interpretação de textos didáticos, mapas, fotos, imagens de satélite, gráficos, charges e esquemas, a fim de descrever, localizar e comparar informações, permitindo a produção de textos e as representações dos espaços geográficos. Elaboração de questionamentos e indagações, roda de conversa e debates para levantamento de hipóteses, pesquisas em diferentes fontes (jornais, revistas, internet e outros), projeção de vídeos e realização de atividades em grupo, dupla ou individual para exposições de idéia de forma oral e escrita.

AVALIAÇÃO: Atividades do livro didático, prova escrita e trabalhos avaliativos: produção de overlay, folder e charges, exposições orais e escritas e atividade extraclasse.

PLANEJAMENTO - CIÊNCIAS GEOGRAFICA



DISCIPLINA: Ciências Geográficas

OBJETIVOS GERAIS: Conhecer o mundo atual em sua diversidade, reforçando os conceitos básicos desenvolvidos nos anos anteriores, ou seja, os conceitos de paisagem, lugar, região e território, bem como desenvolver a análise crítica a cerca do mundo globalizado e a relação com o espaço vivido, buscando que os alunos continuem explorando seu espaço mais próximo de vivência; percebendo diversidades, relações, interferências, permanências, transformações; e ampliando o conhecimento sobre outros lugares de sua cidade, de seu estado, das regiões, de nosso país e do mundo.

CONTEÚDOS E CONCEITOS: Conteúdos geográficos tendo como referência os eixos temáticos propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs): a Geografia como uma possibilidade de leitura e compreensão do mundo; Brasil: um mesmo território e muitos cenários geográficos; a modernização capitalista e a redefinição nas relações espaciais; o papel do Estado, os grupos sociais e a sociedade urbano-industrial brasileira; e a evolução das tecnologias e as novas territorialidades em redes.

1° TRIMESTRE – Unidade I: Tecnologias, sociedade e espaço
• Tecnologias;
• Meios de comunicação;
• Avanço tecnológico;
• Sistemas de comunicação e informação;
• Redes de informação, comunicação e transporte;
• Fusos horários;
• Sistemas de transporte.

METODOLOGIA GERAL: Aula expositiva, dialogada e participativa com a utilização do livro didático, resolução de exercícios como a leitura e interpretação de textos didáticos, mapas, tabelas, fotos, imagens de satélite, gráficos e charges, a fim de descrever, localizar e comparar informações, permitindo a produção de textos e as representações dos espaços geográficos. Elaboração de questionamentos, indagações e entrevistas, roda de conversa e debates para levantamento de hipóteses. Utilização de pesquisas em diferentes fontes (jornais, revistas, internet e outros) e realização de atividades em grupo, dupla ou individual para exposições de idéia de forma oral e escrita.

AVALIAÇÃO: Atividades do livro didático, prova escrita e trabalhos avaliativos: pesquisa científica, seminários, entrevistas, painel de sequência visual, exposições orais e escritas.

PROJETO:
• Semana dos Povos Indígenas.

2° TRIMESTRE – Unidade II: Espaços e sociedades no começo do século XXI: um mundo de transformações
• Globalização;
• Fluxos no território (pessoas, mercadorias, capitais, informações e ideias);
• Migrações internas e externas (imigração e emigração);
• Espaço e cotidiano;
• Megacidades e cidades globais;
• Multinacionais e transnacionais
• Centros e periferias;
• Blocos econômicos: o Mercosul, a China e a economia global.

METODOLOGIA GERAL: Aula expositiva, dialogada e participativa com a utilização do livro didático, resolução de exercícios como a leitura e interpretação de textos didáticos, mapas, tabelas, fotos, imagens, gráficos e propagandas, a fim de descrever, localizar e comparar informações, permitindo a produção de textos e as representações dos espaços geográficos. Roda de conversa e debates para levantamento de hipóteses, trabalhos em grupo, dupla ou individual para exposições de idéia de forma oral e escrita. Utilização dos recursos tecnológicos no laboratório de informática e mini auditório com projeção de vídeos para auxiliar o desenvolvimento das atividades propostas.

AVALIAÇÃO: Atividades do livro didático, prova escrita e trabalhos avaliativos: Produção de texto crítico e entrevistas.

PLANEJAMENTO - CIÊNCIAS GEOGRÁFICAS



DISCIPLINA: Ciências Geográficas

OBJETIVOS GERAIS:
• Fazer a leitura do mundo atual a partir da percepção da diversidade: espacial, cultural, religiosa étnica, presentes no cotidiano, associando conhecimentos já adquiridos aos estudados em sala de aula, utilizando-os como formas de intervenção na sociedade.
• Conhecer o mundo atual em sua diversidade, focando de forma mais específica as categorias de Território e de Região, pretendendo que os alunos continuem explorando seu espaço mais próximo de vivência; percebendo diversidades, relações, interferências, permanências, transformações; e ampliando o conhecimento sobre outros lugares de sua cidade, de seu estado, das regiões, de nosso país e do mundo.

CONTEÚDOS E CONCEITOS: Conteúdos geográficos tendo como referência os eixos temáticos propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs): a Geografia como uma possibilidade de leitura e compreensão do mundo; Brasil: um mesmo território e muitos cenários geográficos; a modernização capitalista e a redefinição nas relações espaciais; e o papel do Estado, os grupos sociais e a sociedade urbano-industrial brasileira.

1° TRIMESTRE – Unidade I: Diversidades no Brasil e no mundo
• Diversidade mundial e regional;
• Coordenadas geográficas – localização e posição dos lugares;
• Dados populacionais e condições de vida no mundo;
• Globalização;
• Hábitos alimentares;
• Desigualdades sociais;
• Elementos naturais e paisagem;
• Florestas;
• Regiões brasileiras.

METODOLOGIA GERAL: Aula expositiva, dialogada e participativa com a utilização do livro didático, resolução de exercícios como a leitura e interpretação de textos didáticos, mapas, tabelas, fotos, imagens de satélites, gráficos e músicas, a fim de descrever, localizar e comparar informações, permitindo a produção de textos e as representações dos espaços geográficos. Utilização de pesquisas em diferentes fontes (jornais, revistas, internet e outros), trabalhos em grupo e produção de painéis para exposições de idéia de forma oral e escrita. Utilização dos recursos tecnológicos no laboratório de informática e mini auditório com projeção de vídeos para auxiliar o desenvolvimento das atividades propostas.

AVALIAÇÃO: Atividades do livro didático, prova escrita e trabalhos avaliativos: pesquisa científica, seminários, produção de gráfico, overlay e painel, exposições orais e escritas e atividade extraclasse.

PROJETO:
• Semana dos Povos Indígenas.
• Visita ao Bosque da Ciência – Estudo de campo para atividade de sensibilização e de preservação ambiental (fauna e flora amazônica)

PLANEJAMENTO - Ciências Geográficas



OBJETIVOS GERAIS:
• Desenvolver a capacidade de construir habilidades de leitura e escrita nas diferentes linguagens geográficas, possibilitando a realização de diferentes leituras sobre o espaço geográfico e sobre os diversos grupos sociais que habitam nosso País, identificando os modos de vida diferenciados que possuem identidades e que se interrelacionam; que existem diferentes formas de viver, pensar e representar esses espaços geográficos;
• Permitir o conhecimento das relações entre sociedade e natureza, compreendendo muitos dos processos que ocorrem nela ou que são criados pelos diferentes grupos sociais, percebendo a interferência sobre o espaço geográfico da cidade, do campo, do lugar onde vivemos ou nos relacionamos e assim construir conhecimentos a respeito das categorias da paisagem urbana e paisagem rural;
• Adquirir conhecimento sobre a linguagem cartográfica, a fim de interpretar, localizar e representar documentos e fenômenos estudados pela geografia.

CONTEÚDOS E CONCEITOS: Conteúdos geográficos tendo como referência os eixos temáticos propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs): A Geografia como uma possibilidade de leitura e compreensão do mundo; Brasil: um mesmo território e muitos cenários geográficos; e o campo e a cidade como formações socioespaciais.

1° TRIMESTRE – Unidade I: Os jovens, as cidades e o campo
• Cidades: modos de vida, lembranças, caracterização e pontos de referência;
• A organização das cidades: atividades, moradias e vias de circulação;
• Cidades e metrópoles;
• Campo: modos de vida, lembranças e caracterização;
• A organização do campo: atividades e moradia;
• Agrupamento humano no campo: povoado, vila, aldeia, remanescentes de quilombos.

METODOLOGIA GERAL: Aula expositiva, dialogada e participativa com a utilização do livro didático, resolução de exercícios como a leitura e interpretação de croquis, mapas, plantas, charges, tabelas, fotos, imagens de satélites e gráficos, a fim de descrever, localizar e comparar informações, permitindo a produção de textos e as representações dos espaços geográficos. Utilização de pesquisas em diferentes fontes (jornais, revistas, internet e outros), produção de painel de poesias e imagens. Utilização dos recursos tecnológicos no laboratório de informática e mini auditório com projeção de vídeos para auxiliar o desenvolvimento das atividades propostas. As atividades cartográficas propiciam um trabalho interdisciplinar com matemática, pois o aluno poderá analisar, comparar, resolver e registrar dados apresentados nos mapas e gráficos.

AVALIAÇÃO: Atividades do livro didático, prova escrita e trabalhos avaliativos: produção textual, confecção de maquete, painel e overlay e atividade extraclasse.

PROJETO:
• Semana dos Povos Indígenas.

2° TRIMESTRE – Unidade II: Campo e Cidades: Espaços que se relacionam e se transformam
• Relação Campo x Cidades – espaços que se relacionam;
• Modos de vida, produção camponesa e assentamento rural;
• Manifestações culturais no campo e nas cidades;
• Transformações urbanas e do campo;
• Região do Pantanal, Rio Nilo e Rio Paraguai;
• Transformações nas paisagens.

METODOLOGIA GERAL: Aula expositiva, dialogada e participativa com a utilização do livro didático, resolução de exercícios como a leitura e interpretação de textos informativos, poesias, mapas, tabelas, gráficos, fotos e imagens, a fim de descrever, localizar e comparar informações, permitindo a produção de textos e as representações dos espaços geográficos. Pesquisas em diferentes fontes (jornais, revistas, internet e outros), utilização dos recursos tecnológicos no mini auditório com projeção de vídeos para auxiliar o desenvolvimento das atividades propostas.

AVALIAÇÃO: Atividades do livro didático, prova escrita e trabalhos avaliativos: produção textual, pesquisa científica e exposição de forma oral e escrita.

PROJETO:
• JOCEST – Jogos internos do Centro Educacional Santa Teresinha.

3° TRIMESTRE – Unidade III: As sociedades, a Natureza e as paisagens
• Relação sociedade, paisagem e clima;
• Região do semi-árido brasileiro;
• A natureza e a formação das paisagens;
• A origem da Terra e dos seres vivos;
• Representações e memórias das paisagens.

METODOLOGIA GERAL: Aula expositiva, dialogada e participativa com a utilização do livro didático, resolução de exercícios como a leitura e interpretação de textos informativos, mapas, tabelas, gráficos, fotos e imagens, a fim de descrever, localizar e comparar informações, permitindo a produção de textos e as representações dos espaços geográficos. Pesquisas em diferentes fontes (jornais, revistas, internet e outros), utilização dos recursos tecnológicos no mini auditório com projeção de vídeos para auxiliar o desenvolvimento das atividades propostas.

AVALIAÇÃO: Atividades do livro didático, prova escrita e trabalhos avaliativos: produção textual, pesquisa científica, exposição oral e escrita.

PROJETO:
• Semana Cultural – Socialização dos projetos e trabalhos realizados durante o ano letivo das áreas de ciências humanas e linguagens e códigos.

AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA



) Há milhares de anos, os seres humanos ao redor do mundo já pintavam e gravavam imagens nas paredes de grutas, rochas ou a céu aberto. Esses trabalhos são conhecidos como?   (0,5)
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

2º) Os pesquisadores da China e dos Estados Unidos descobriram o que pode ser evidências mais antigas de escritas do mundo. Tendo em vista essa descoberta. Onde nasceu a escrita?  (1,0)
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

3º)  Coloque V (verdadeira) e F (falso).

a)      (   ) As pinturas rupestres não tem nenhuma importância fundamental nas representações dos seres humanos. (0,5)
b)      (         ) As imagens pintadas tinham grades significados na mitologia grega; (0,5)

c)      (         ) Há 40 mil anos os seres humanos começavam a representar a vida; (0,5)

d)     (     ) Por meio das pinturas rupestres, os seres humanos começavam a expressar sentimentos, anseios e preocupações. (0,5)
            
) “Assim como acontece hoje, principalmente nas grandes cidades, nossos antepassados criaram símbolos que transmitiram ideias a membros do seu grupo, de outros que viveram na mesma época e de outra geração”.
Tendo em vista a frase a cima:  As pinturas rupestres teve uma grande importância no (a): (0,5)

a) procura melhor da caça e fertilidade;

b) proteção dos caçadores da época;

c) Imagem de animais e plantas;

d) desenvolvimento cultural dos nossos ancestrais.

5º) As pinturas mais antigas datam, aproximadamente, de 25 mil anos e foram encontradas na Europa, em especial na Espanha, sul da Itália e França. Mas para executar as pinturas. O que os nossos ancestrais usavam para desenhar nas cavernas, rochas?      (1,0)
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

6º) A chegada do ser humano à América tem gerado várias hipóteses, uma delas, e a mais aceita, foi a travessia através do Estreito de Bering. Relate como ocorreu essa travessia. ? (1,0)
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

7º) No Paleolítico (Idade da Pedra Lascada) destacou-se a arte rupestre. Qual das alternativas abaixo explica o que era a arte rupestre? (0,5)

A) A arte rupestre era composta por representações gráficas (desenhos, símbolos, sinais) feitas em paredes de cavernas ou pedras pelos homens do período Paleolítico.
B) Tipo de arte feita na Pré-história que se baseava na pintura de quadros e escultura em madeira.
C) Pinturas feitas com sangue de animais nas paredes das primeiras igrejas, que surgiram neste período.
D) Estilo artístico desenvolvido na Pré-História onde os artistas podiam expor suas obras de arte em pequenos museus e galerias de arte.

8º) No Brasil, até meados de 1998 haviam sido catalogados cerca de 800 sítios arqueológicos com pintura rupestre. Cite 2 (dois) de alguns dos mais importantes encontrados no Brasil? (0,5)
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.