Fantoches de papel.

Está é uma atividade simples que envolve bastante criatividade e aprendizado.

Ficha de planejamento semanal/diário.

Criei este modelo para facilitar o planejamento dos educadores, ele apesar de ser simples e completo e criativo. Os educadores tem a possibilidade de criar e recriar sobre este contexto.

Estudando a letrinha Cc de forma divertida por Simone Helen Drumond.

Está atividade pode ser adaptada para qualquer estudo das letrinhas do alfabeto. Não esqueça de contar-me como ficou sua atividade. Envie suas idéias por e-mail para mostrarmos aqui no blog simone_drumond@hotmail.com ou post diretamente sua opinião. Abraços! Simone Helen Drumond - Manaus - Amazonas

Diversos modelos de planejamentos para sua escola

Outros modelos posso enviar por e-mail simone_drumond@hotmail.com ou veja pesquisa GOOGLE SIMONE HELEN DRUMOND DE CARVALHO

Os dentinhos

MOSTRANDO OS DENTINHOS


Sua boca é uma linda casinha por isso precisa ser bem cuidada, e os seus moradores dentinhos devem está sempre limpinhos e pelo menos quatro vezes ao dia, devem ser bem escovados.

Existe um bichinho levado que vive louco prá neles morar, e se os dentinhos se descuidam ele chega de mansinho sem sequer se apresentar, é o bichinho da cárie que vive querendo ver seu dentinho feio ficar.

A cárie é cruel e malvada, faz doer o seu dentinho deixando ele todo feinho se não for bem escovado.
Esse bichinho malvado, está nos doces mais gostosos que você adora comer, e se o dentinho com preguiça
de se lavar esquecer, o bichinho da cárie aproveita e nele vai se esconder.

Por isso meus amiguinhos se querem dentinhos bonitos ter, e se quiserem ter um sorriso legal, cuide bem da sua boquinha e toda vez que comer use logo o creme dental!

Modelo de fantoche para sua turma brincar, criar e recriar. Não esqueça de contar-me os resultados neste blog ou por e-mail simone_drumond@hotmail.com

FICHA DESCRITIVA DO DESEMPENHO DO ALUNO - 1º SEMESTRE


Formação Pessoal e Social

Período de Adaptação – adaptou-se bem ao contexto escolar desta série, aos novos coleguinhas e a professora.

Aspectos relacionados ao emocional – é uma criança que demonstra compreender os limites de convivência em grupo. Revela-se amável, amistosa e gentil.

Convivência - consegue conviver com todos de forma harmoniosa. Dentro de sua limitação cognitiva, gosta de ajudar os colegas nas atividades que compreende e sente-se bastante importante em ajudar. De acordo com sua maturação revela ter consistência do que é certo e errado nas situações cotidianas da classe.

Participação – dentro de seus limites procura esclarecer dúvidas, expor sua opinião, ouvir os colegas e realizar suas atividades.

Aspectos relacionados à atenção e concentração - nas atividades que exigem concentração, tem revelado um bom desempenho.

Responsabilidade – sua pouca maturação e falta de amplitude em seus conhecimentos: pessoais, sociais e de mundo não permitem que a criança cumpra as atividades proposta no Ensino Infantil de forma eficaz.

Conhecimento de Mundo

Aspectos relacionados à aprendizagem - com relação à leitura e a escrita vem desenvolvendo-se de forma lenta, porém estudiosos como Wallon, Piaget, Gardner, Paulo Freire, Emilia Ferreiro e Lev Vygotsky nos revelam que o estimulo familiar e escolar caminhando juntos em prol do progresso infantil, logo bons resultados podem ser alcançados em todo contexto da proposta pedagógica escolar do 2º período.

Rodas de conversas e socialização – é uma criança participativa, gosta de reportar novidades que ampliam os conhecimentos infantis dos colegas. Parabéns!

O lúdico na construção da aprendizagem - participa deste contexto com boa destreza e alegria.

Rodas de histórias e faz de conta – sua participação é muito boa, o que contribui para o desenvolvimento do seu imaginário infantil. Suas produções orais são boas.

Música e movimento – gosta de ouvir, cantar e dançar as músicas do cotidiano escolar e do nosso folclore. As brincadeiras de roda ampliam seus laços de amizade e fraternidade infantil.

Aspecto psicomotor - neste aspecto foram realizadas atividades diversificadas, e sua criança respondeu bem aos estímulos.

Sugestões de trabalho familiar - proporcionar um acompanhamento das atividades diárias escolares de forma que possa promover uma amplitude do conhecimento infantil de sua criança. Procurar a escola sempre que possível, para sanar qualquer dúvida acerca do contexto escolar. Quando não tiver tempo para acompanhar os deveres escolares que vão para casa, delegue este acompanhamento das atividades escolares a uma professora de reforço ou a um membro de sua família comprometido com o progresso do desenvolvimento escolar.

Considerações finais do 1º semestre:

Nesta Instituição Educacional, a formação da criança é valorizada não apenas visando a aquisição de conhecimento, mais o SABER SER - uma pessoa melhor.

Pais, vocês tem um tesouro de valor muito raro, por favor, continuem lapidando esta criança maravilhosa com boa educação de valores e princípios éticos, para que no futuro vocês possam colher bons frutos de amor, sabedoria e sucesso profissional.

Outros modelos escreva-me: simone_drumond@hotmail.com

FICHA DESCRITIVA DO DESEMPENHO DOS ALUNOS por Simone Helen Drumond - Modelo 1

FICHA DESCRITIVA DO DESEMPENHO DOS ALUNOS  - 1º SEMESTRE

Formação Pessoal e Social

Período de Adaptação – devido à sala apresentar um ambiente harmonioso com inventivos visuais e lúdicos, os alunos adaptaram-se bem ao contexto escolar desta série, aos novos coleguinhas e a professora. A rotina diária de acolhida promoveu esta adaptação harmoniosa, pois logo após serem recebidas com muita atenção, as crianças circulam pela sala e escolhem em que canto brincar e com quem. No jogo de faz de conta, a professora interage com elas e estimula a brincadeira: "Ah, vocês estão cozinhando? O que vão preparar? Está com uma cara ótima! Dá um pouco pra sua amiga". A comunicação, oral e gestual, é constante. O eixo Exploração dos Objetos e Brincadeiras baseia-se na idéia de que brincando a criança desenvolve a capacidade de imaginar, se insere na cultura e na sociedade e aprende a viver em grupo. Sozinha só ou com os amigos, promove a exploração dos recursos de exploração do conhecimento de mundo que a criança possui. Amplia sua percepção sobre os coleguinhas (e sobre si mesma), organiza o pensamento e trabalhar com afetos e sentimentos. Isso tudo ocorre num grau ainda maior quando o brincar envolve o chamado faz de conta.

Evasão escolar e adaptação - Neste contexto somente o aluno ........................... não consegui adaptar-se ao contexto da nova série. Freqüentou a turma até maio de 2010. A família contribuiu para a não adaptação, pois não estabeleceu limites sobre os desejos do aluno. No contexto familiar quem manda é o pequeno Felipe. Nosso papel enquanto Instituição Educacional foi de orientar amistosamente a família sobre o que é certo e errado nesta caminhada infantil do Felipe.

Transferência de escola – no 1º semestre tivemos a transferência do aluno  .........................................., para outro CMEI do Japiim, a família do aluno precisou mudar-se para próximo a feira do Japiim. ............................. é um aluno que possui um grande potencial de aprendizagem, sempre muito esforçado cumpria todas as atividades lúdicas e pedagógicas com bastante êxito. Parabéns pela excelente criança que ele é!

Aspectos relacionados ao emocional – são crianças que demonstram compreender os limites de convivência em grupo. Revelam-se amáveis, amistosas e gentis.

Convivência - conseguem conviver de forma harmoniosa. Dentro de suas limitações cognitivas, gostam de ajudar os colegas nas atividades que compreendem e sentem-se bastante importantes em ajudar. De acordo com maturação de cada um revelam ter consistência do que é certo e errado nas situações cotidianas da classe.

Participação – dentro de seus limites procuram esclarecer dúvidas, expor suam opiniões, ouvirem os colegas e realizam suas atividades. São crianças bastante participativas!

Aspectos relacionados à atenção e concentração - nas atividades que exigem concentração, as crianças têm revelado um bom desempenho. Não são crianças agitadas. Sabem exatamente os momentos certos de ludicidade e de aprendizagem simbólica. Como as crianças aprendem com por meio deste aspecto: por meio do jogo simbólico, a criança passa a dar diferentes significados a um único objeto. "Um pedaço de pau pode ser uma bengala ou uma boneca que se embala. O faz de conta é o primeiro contato da criança com as regras e com o papel de cada um, aprendizado fundamental para a vida em sociedade. A imaginação tem ainda uma função importante na regulação das próprias emoções e das ações. A imaginação é um jeito de concretizar um pensamento sem a necessidade da ação.

Responsabilidade – são crianças esforçadas, que gostam de estudar. As famílias são participativas e preocupadas com o desenvolvimento de suas crianças. Os aspectos que contribuem para a responsabilidade coletiva do 2º período é o fato dos pequenos recebem cuidados e atenção em casa e na escola possuírem um espaço para explorar, brincar e se conhecer. Em sala, têm à disposição brinquedos e materiais que incentivam a expressão artística e estimulam a imaginação. Mesmo sem saber ler, manuseiam livros. Sempre estão cantando cantigas de roda e seguindo a coreografia. Essas atividades compõem os conteúdos desse nível da Educação Básica. O termo é recente nessa etapa do ensino, mas tem se difundido graças às descobertas sobre a evolução cognitiva e emocional das crianças. "Todas essas experiências que fazem parte da rotina são organizadas em um currículo de forma a proporcionar o desenvolvimento de habilidades, como os movimentos e a aprendizagem de aspectos culturais, como o hábito da leitura". O conhecimento, nessa fase, se dá basicamente por meio da ação, da interação com os colegas e os adultos, da brincadeira, da imaginação e do faz de conta. "Não se trata, portanto, de escolarizar as crianças tão cedo, mas de apoiá-las em seu desenvolvimento". E são estes fatores que levam os pais e educandos a terem responsabilidades sobre o contexto escolar.

Conhecimento de Mundo

Aspectos relacionados à aprendizagem - com relação à leitura e a escrita que estão estabelecidas para está série, os alunos vem desenvolvendo-se de forma harmoniosa. A sala é heterogênea neste aspecto, o que é muito bom, pois a ajuda mutua tem sido muito positiva. Estudiosos como Wallon, Piaget, Gardner, Paulo Freire, Emilia Ferreiro e Lev Vygotsky nos revelam que o estimulo familiar e escolar caminhando juntos em prol do progresso infantil, logo bons resultados podem ser alcançados em todo contexto da proposta pedagógica escolar do 2º período C.

A brincadeira e o faz de conta são meios também de desenvolver a linguagem. Imaginando, a criança se comunica, constrói histórias e expressa vontades. "Ao se relacionar com os colegas, coloca-se no lugar do outro, reforçando sua identidade".

De acordo com o médico e psicanalista inglês Donald Winnicott (1896-1971), a liberdade que o brincar proporciona é fundamental para o desenvolvimento da criança por levá-la a conciliar o mundo objetivo e a imaginação. É dele também a idéia de relação entre a ausência de brincadeiras na infância e os problemas emocionais.

Linguagem Oral e Comunicação do 2º período são trabalhadas questões relativas aos meios de expressão. As crianças que vivem num ambiente rico em interações aprendem a demonstrar desejos, sentimentos e necessidades. O processo se inicia com gestos, palavras, convivências e se intensifica nas situações coletivas do ambiente escolar. O mesmo ocorre com a escrita: para atribuir sentido a essa prática, os pequenos têm de tomar contato com ela.

Rodas de conversas e socialização – são crianças participativas, gostam de reportar novidades que ampliam os conhecimentos infantis dos colegas. Parabéns a todos os alunos!

O lúdico na construção da aprendizagem - participam deste contexto com boa destreza e alegria.

Rodas de histórias e faz de conta – neste contexto a participação de todos é muito boa, o que contribui para o desenvolvimento do imaginário infantil. As produções orais são excelentes!

Música e movimento – gostam de ouvir, cantar e dançar as músicas do cotidiano escolar e do nosso folclore. As brincadeiras de roda ampliam seus laços de amizade e fraternidade infantil. Isso por que desde antes do nascimento, as crianças estão imersas num mundo repleto de sons e são capazes de reagir a eles. Quando nascem, conseguem distinguir a voz humana e, nos primeiros meses de vida, se encantam com músicas associadas a gestos.

A linguagem musical está presente em todos os momentos da vida e atua como um elo entre as gerações de uma mesma família e entre membros da comunidade. "Fornecer um repertório amplo de ritmos e sons é garantir o acesso à cultura". Cantar cantigas, dançar em roda, acompanhar a música com palmas e saber o nome e os sons de vários instrumentos são alguns dos conteúdos trabalhados no 2º período. As crianças costumam descobrir fontes sonoras surpreendentes ao bater, sacudir ou empurrar objetos à sua volta, assim como quando utilizam instrumentos sonoros simples.

O trabalho com ritmos tem uma importante relação com atividades de movimento. As músicas são ainda uma ferramenta para a aquisição da linguagem verbal.

Para o cientista norte-americano Howard Gardner, o ser humano é dotado de múltiplas inteligências, dentre elas a musical e a físico-cinestésica. O que nos leva a desenvolver capacidades inatas por meio da Educação que recebemos e as oportunidades que encontramos. Por isso, é papel da escola trabalhar com os sons, a música e a dança - fontes de conexão cultural.

Aspecto psicomotor - neste aspecto foram realizadas atividades diversificadas, e as criança responderam bem aos estímulos. Corre, pular, rodar, andar sobre linhas, subir, descer, entrar, sair, correr de um pé, abaixar, andar sobre formas geométricas, letras e números. Estes desafios corporais trata de parte importante da experiência humana e da cultura. O movimento pode ser visto como um meio de expressão e está relacionado à significação de si, do outro e do mundo. O sentido que os alunos atribuem a si próprios, como pessoas independentes está fortemente ligado ao desenvolvimento da capacidade de controlar suas ações motoras, de manipular objetos e de se deslocar.

Como as crianças aprendem com isso? Quando as crianças têm espaço e liberdade para se movimentar, aprendem a medir sua força e seus limites. Elas se exercitam até que o domínio da ação as impele ao próximo desafio, como se dissessem: "Já sei andar bem. Vou ver como corro". Todo desenvolvimento motor, se dá por meio de brincadeiras simples. É nesta fase que a criança constrói uma representação do próprio corpo, dos seus segmentos e de suas possibilidades e limitações. Esse esquema corporal é criado com base em experiências cognitivas, verbais, motoras ou relacionadas a sensações. Os conceitos de organização espacial também se formam nessa fase por meio do contato com as expressões que os adultos usam para indicar a localização da criança (dentro, fora etc.). Com o tempo, elas são interiorizados e dão início à construção das idéias sobre o espaço e o tempo (em cima, embaixo, amanhã, depois etc.).

O movimento e a fala dos educadores são responsáveis ainda pela aquisição das noções de duração, sucessão e ritmo.

O movimento, por si só, é uma das primeiras conquistas da criança rumo à autonomia e à formação da identidade. Já as experiências relativas ao espaço e ao tempo garantem que ela se aproxime de noções de Matemática e de conceitos-chave para a exploração do ambiente.

Segundo as idéias do psicólogo e filósofo francês Henri Wallon (1879-1962), o movimento é a base da comunicação dos pequenos. A motricidade, portanto, tem um caráter pedagógico tanto pela qualidade do gesto como por sua representação.

Sugestões de trabalho familiar - proporcionar um acompanhamento das atividades diárias escolares de forma que possa continuar promovendo uma amplitude do conhecimento infantil de sua criança. Procurar a escola sempre que possível, para sanar qualquer dúvida acerca do contexto escolar. Quando não tiver tempo para acompanhar os deveres escolares que vão para casa, delegue este acompanhamento das atividades escolares a um membro de sua família comprometido com o progresso do desenvolvimento escolar.

15 Coisas Simples que qualquer Pai ou responsável pode fazer para ajudar seus filhos a aprenderem:

1. Escute-os e preste mais atenção aos seus problemas ou probleminhas e converse com sua criança a respeito dele.

2. Leia com sua criança história infantis, embalagens e seus deveres escolares.

3. Conte-lhes histórias da família.

4. Limite seu tempo de ver televisão, vídeo game ou no computador.

5. Tenha sempre livros e outros materiais de leitura espalhados pela casa.

6. Ajude sua criança nas atividades, NUNCA faça os deveres por ela, assim estás atrasando seu desenvolvimento escolar.

7. Motive sua criança a ser independente.

8. Compartilhe suas histórias, poemas e canções favoritas com sua criança, mas atenção a qualidade das musicas.

9. Leve-os à Biblioteca da cidade.

10. Leve-os aos Museus e lugares históricos, sempre que possível;

11. Discuta as novidades do dia ou o que achar que é mais interessante com sua criança.

12. Explore as coisas junto com eles e aprenda sobre plantas, animais, história e geografia infantil, etc.;

13. Ache um lugar sossegado para eles estudarem e ajude-as com suas atividades escolares;

14. Faça sempre uma revisão de leitura e escrita nas suas tarefas de casa pelo menos uma vez na semana;

15. Mantenha sempre contato com a professora de sua criança.

Considerações finais do 1º semestre:

Nesta Instituição Educacional, a formação da criança é valorizada não apenas visando a aquisição de conhecimento, mais o SABER SER - uma pessoa melhor.

Pais, vocês tem um tesouro de valor muito raro, por favor, continuem lapidando esta criança maravilhosa com boa educação de valores e princípios éticos, para que no futuro vocês possam colher bons frutos de amor, sabedoria e sucesso profissional.

Mais dicas de relatórios e parecer envie-me um e-mail simone_drumond@hotmail.com

Atividades para Semana da Pátria


1- UMA BANDEIRA DO BRASIL – Em tamanho da folha de papel pardo, pedir que a criança pique papeis coloridos para colar na bandeira .Outra opção seria imprimir com as mãozinhas das crianças preenchendo as lacunas da bandeira formando um lindo colorido,sempre respeitando as cores oficiais da bandeira.


2- MARCHA SOLDADO – Combinar um passeio pequeno ( pois nessa fase eles cansam com facilidade e sua concentração é pequena)cantando músicas infantis como MARCHA SOLDADO, SOU UM SOLDADINHO, SOLDADINHOS DO REI.

• Marcha Soldado> Marcha soldado/cabeça de papel/se não marchar direito/ vai preso pro quartel/o quartel pegou fogo/ a polícia deu sinal/ acode,acode, acode, a Bandeira Nacional.

• Sou um Soldadinho> Sou um soldadinho/eu já sei marchar/ ao toque da corneta e do tambor/Vou a minha escola/quero aprender/talvez uma dia a Pátria eu venha a defender (bis).

• Soldadinho do Rei >somos todos soldadinhos/da rainha e do rei/somos todos amiguinhos/da rainha e do rei/quer na paz ou quer na guerra/nós lutamos com paixão/viva o rei! viva a rainha/ que estão sempre com a razão!/ ra ta plan plan plan plan plan/ra ta plan plan plan plan plan/o clarim só toca assim:ta tara ta ta tara ta tara tarata…ta tara ta ta tara ta tara tarata…(veja o vídeo em Porchat vídeos da apresentação ).

Essa atividade pode ser valorizada com enfeites feito em crepom e cartolina como chapéu de soldado,bandeiras,fitas coloridas com a cor da bandeira nacional.Para a criança o visual é muito importante, e enfeites tornam o momento muito especial.

3- FANTASIAS – Usar fantasias de rei e rainha, soldados,explorando a história ou mesmo mostrando o que realmente aconteceu com uma pequena dramatização do momento do FICO tornará mais próximo o fato da independencia.

4-História – Contar pequenas histórias sobre a Independencia do Brasil,de forma a aproximar a imaginação à fatos históricos.

5-Pintura – com os dedos ou mesmo com molde vasado da Bandeira.

6- labirinto – Fazer pequenos riscos com giz no chão e pedir que o REI faça o caminho para encontrar a Bandeira ou mesmo sua espada.A criança deverá fazer o caminho sobre a linha correta ( que poderão ter diversas cores)até encontrar a saída e consequentemente a bandeira.Ela poderá pegar a bandeira que deverá estar lá e agitar gritando VIVA O BRASIL!.

7- Colagem- da mesma forma que a bandeira é possível pedir que a criança faça bolinhas de crepom coloridas e cole na bandeira formando o todo, sempre respeitando as cores oficiais.Deve-se explicar o significado de cada cor da bandeira.

8- Canto em roda: em círculo escolher uma criança e dizer: soldadinho,soldadinho, quem é que vai ajudar a salvar a bandeira ? – a criança deverá escolher ou apontar um outro coleguinha e dizer: vamos salvar a bandeira e o Brasil! essa criança deverá apontar mais coleguinha que irá repetir:soldadinho,soldadinho…diga uma cor da bandeira! e este que responder a cor se acertar repete o que primeiro disse até que termine o círculo.Quem ficar com a bandeira por ultimo levanta e puxa os demais para uma marcha batendo os pézinhos e cantando.

9-Espadinha: Fazer a espadinha com jornal – uma folha grande dividida ao meio,enrolar começando pela ponta até formar uma vara que dobrado em uma ponta fará a alça da espada.Prenda com durex e boa diversão.

Oração pela Pátria


"Vem, habita em nossa terra,

Com teu Filho Mãe de Deus,

que seguindo vossos passos

ela encontre a paz de Deus.

por Maria a Cristo unida,

Pátria,

tu serás remida!"



Mãe Três Vezes Admirável,

nos ensina a lutar,

contra todos os inimigos

o teu reino propagar.

Seja em ti o mundo inteiro,

renovado em amor

E fiel incenso oferte a teu Filho,

o Senhor.