segunda-feira, 28 de novembro de 2022

27/11/2022 Oficina de ANDRAGOGIA


27/11/2022 Oficina de ANDRAGOGIA.

Andragogizar ainda é um verbo difícil de explicar, até pelo fato de se tornar um neologismo, portanto algo a se (re)estudar. 

A andragogia demonstra que o ato de responder é tão importante quanto o de querer aprender, para significar caminhadas. 

Se no ensinar, o complicar faz parte na elaboração, a andragogia permite que possamos descomplicar as formas de aprender e ensinar.

O facilitador/mediador/formador pode ajudar na solução, mas o bonito desta vida e construir conhecimentos, a partir de sua forma de aprender. Já não cabe no século XXI uma educação recoberta de gesso ou tão linear.

A proposta é caminhar (sempre juntos) então o processo de ensinar quanto o de aprender aflora com infinitos conhecimentos. 

Em resumo , o tipo de ensino, a abordagem e, principalmente, a faixa etária devem ser constantemente avaliados e reformulados, conforme à demanda.

Caminhar é preciso!

Os novos rumos são transcendentes para aquele/aquela que busca ANDRAGOGbIZAR com as novas formas de aprender e ensinar.

O mundo está em constante transformação e o ser humano, nasceu para transcender, efetivamente ser sujeito histórico de ocorrências positivas.

Pense nisso!
Afinal ANDRAGOGIZAR vai muito além do que os olhos podem vê.

Iniciei hoje o desafio, para uma nova postura educacional.

Briefing e Debriefing na caminhada, afinal a ANDRAGOGIA nos permite viajar e desvendar por mundos desconhecidos.

Simone Helen Drumond Ischkanian 🌷🌷🌷





















 

quinta-feira, 24 de novembro de 2022

Fibromialgia + comorbidades


Gratidão Deus por tudo de bom e maravilhoso que o Senhor proporciona para minha. 🦋

Por tudo devemos dá graças ao Senhor, dê-se a graça de um novo nascimento. Ainda que tudo permaneça como está, permita-se a proeza de inventar um novo. Porque tudo se renova e se transforma quando modificamos o jeito como olhamos para o mundo.

Simone Helen Drumond Ischkanian 🌷

Congresso de Licitações e Contratos.



Dia 24/11/2022 

Foram 4 dias aprendendo de forma significativa com profissionais do Brasil de inestimável valor da Escola Mineira de Direito.✍️

Alunos de Direito IAMES participantes:

✍️Simone Helen Drumond Ischkanian

✍️Gabriel Nascimento de Carvalho

✍️Ricardo Fonseca da Silva


3º CONGRESSO BRASILEIRO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS DA EMD.





 

Fato, facto ou história???


Por que é que a maioria das escadas dos castelos medievais foram construídas para serem extremamente estreitas e em espiral no sentido dos ponteiros do relógio?

Como os castelos medievais foram construídos principalmente como fortificações, as escadas foram projetadas para tornar extremamente difícil a subida dos combatentes inimigos!

Como a maioria dos soldados era destra, precisariam de contornar cada curva da parede interna antes de tentar atacar, expondo-se, inevitavelmente, no processo. 

A escada em espiral no sentido horário também permitiu que os defensores usassem a parede interna como um escudo parcial e permitisse facilmente que balançassem a sua arma sem serem impedidos pela curvatura da parede externa.

As escadas também foram intencionalmente mal iluminadas e construídas para serem irregulares, tornando ainda mais difícil a vida aos atacantes em ganhar qualquer tipo de equilíbrio ou impulso durante a luta para capturar o castelo!

"Em seu blog All Things Medieval, Will Kalif explica que as próprias escadas individuais forneciam outra vantagem útil para os protetores do reino. Como os degraus individuais não foram todos projetados com as mesmas especificações, tornavam-se escadas muito mais irregulares do que as que vemos hoje. Isso não impediria os defensores, que se acostumaram com as inconsistências das escadas em seu castelo natal, mas poderia definitivamente tropeçar nos atacantes. Além disso, descer um lance de escadas é sempre menos trabalhoso do que subir".

Pense nisso e complemente o fato, facto e história 

Simone Helen Drumond Ischkanian 🌷🌷





COLAR em processos avaliativos é prejudicial.


Quem não cola não saí da escola! Já ouviu esse ditado? 

Pois é, saí SIM, porém para quem COLA a vida dá o troco na carreira pessoal.

Se a EDUCAÇÃO muitas vezes, fosse dinâmica, atrativa, participativa e alinhada a realidade do educando, tudo seria diferente. 

Planejar é importante!

Cumprir o planejado é fundamental!

O processo de ensino e aprendizagem é definido como um sistema de trocas de informações entre docentes e alunos, que deve ser pautado na objetividade daquilo que há necessidade que o aluno aprenda. No processo é importante saber se o aluno aprender. 

Passar horas e horas explicando montantes de conteúdos em slides prejudica o processo ensino e aprendizagem e não efetiva as formas de aprender.

Paulo Freire enfatiza que ambos, professores e alunos, são transformados no processo da ação educativa e aprendem ao mesmo tempo em que ensinam, sendo que o reconhecimento dos contextos e histórias de vida neste diálogo se desdobra em ação emancipadora. Neste sentido o conteúdo é eficaz, não havendo a necessidade de COLAR nas provas.

Quando decidimos aprender algo novo ou simplesmente evoluir nos estudos, é muito comum nos perguntarmos qual a melhor maneira de se fazer isso. Uma vez decidido o destino final, precisamos definir e planejar o caminho. Também é preciso ter algum conhecimento sobre os obstáculos que surgem e compreender as próprias limitações.

Ao refletir brevemente sobre como alguém de sucesso chegou lá, a resposta mais comum e imediata é simplesmente achar que se torna melhor quem estuda mais, e os melhores só são os melhores porque se dedicaram mais. Ou seja, basta deixar a preguiça de lado e aumentar a dedicação. Alguns preferem atribuir a causa ao talento, dizendo que Mozart era muito talentoso, menosprezando o esforço. No fundo, todos reconhecem a importância do esforço e do estudo.

Mas será que é apenas isso? Os melhores estudam mais? Um grande músico só está lá por ter estudado mais? Um atleta só chegou às olimpíadas por ter praticado mais? Só passam no vestibular os alunos que ficaram mais horas debruçados em livros? É comum ouvir sobre o número mágico das 10 mil horas — adquire-se a maestria depois desse tanto de prática. Alguns falam das 20 mil horas. Então, basta estudar esse tanto em alguns anos e pronto, certo?

Acreditar apenas nisso é deixar de lado uma série de considerações sobre o próprio funcionamento da mente e do corpo. É importante termos mais detalhes sobre o que acontece nessas supostas 10 mil horas de dedicação.

Um corredor que exagera em seus treinos possui grandes chances de se lesionar, assim como uma longa sessão de estudos na véspera da prova pode ter efeitos negativos a longo prazo. Da mesma forma que o corpo precisa de um determinado estímulo de treino para ficar mais forte, o cérebro tem uma dose certa de informações para registrar e conseguir guardá-las na memória.

A COLA acontece normalmente quando o professor cobra na avaliação um conteúdo que não explicou ou cobra de um forma que não explicou. Nesses casos, normalmente, o professor já é famoso entre os alunos por fazer isso. Logo, todos os alunos costumam considerar a cola como o único meio viável para conseguir a nota. Mas, isso não é normal, prejudica a educação e o futuro pessoal, social e profissional.

A questão é saber se colar faz bem ou mal. Os benefícios imediatos como notas boas ou trabalhos completos à princípio servem como um argumento favorável à cola, mas rapidamente chegamos à conclusão que o meio utilizado para chegar até eles é duvidoso e imoral.

Quem considera a cola como um recurso válido, na verdade está procurando ajuda com “muletas”, que no final terão efeito negativo. Não se pode considerar a cola como um artifício que será usado nos momentos de sufoco.

Por tanto, creio que quando os alunos COLAM, existe a necessidade da Instituição e dos professores reavaliarem a caminhada. 

COLAR demais não é NORMAL. Assim como cobrar nas avaliações o que não foi devidamente ensinado, é algo que foge os patamares que contextualizam a educação.

Eu sou contra a COLA, o bonito desta vida é aprender, reaprender para promover encontros e desencontros para novos reencontros pessoais. Assim a vida aflora, a caminhada profissional é menos árdua e sinceramente, o mundo fica bem melhor!

Põe a mão na consciência e pense no seu futuro com holística e evite CALAR a facilidade prejudica o intelecto.

Segue firme no estudo que todo teu esforço sem COLAR, vai ser recompensado.

Simone Helen Drumond Ischkanian 🌷

A cola banaliza o processo educacional inteiro. É um auto-engano, pois prejudica única e exclusivamente o colão (LEITE, 2022).

Referência do texto abaixo: Aline Lenz Souza. 

Uma coisa ficou gravado na minha mente e não esqueço, uma vez uma professora pediu para a turma preparar uma cola, sim ela pediu para que lesse-mos o conteúdo que cairia na prova e resumisse para caber em uma folha e depois deveríamos escrever cada vez com a letra menor até que coubesse na palma da mão. Todos que seguiram a dica da professora sabiam todo o conteúdo e tiraram as melhores notas pois se dedicaram lendo, resumindo e copiaram tantas vezes que memorisaram todo o conteúdo. Cada pessoa aprende de forma diferente mas todos precisam de dedicação e esforço (SOUZA, 2022).

Souza apresenta uma técnica positiva da questão. Neste sentido a professora estabeleceu os objetivos da "dinâmica" de estudo. 

terça-feira, 22 de novembro de 2022

Artigos publicados 😍😍😍



 😍Graças a Deus mais artigos publicados em livros😍

Educação, tecnologia e inclusão: desafios antigos e contemporâneos. 

Schreiben, 2022. 

EISBN: 978-65-5440-053-4 DOI: 10.29327/5107431

O seu milagre diário é a vida🌷


🌷Um dos milagres mais lindos é podermos acordar todos os dias e recebermos de Deus o maior de Seus presentes à vida!

🌷Pense nisso e agradeça seu milagre diário.

Simone Helen Drumond Ischkanian 🌷🌷

Projete o bem em seu cotidiano😍


😍Que a força do bem nos proteja, nos guie e, sobretudo, mantenha intacta a nossa capacidade de acreditar no próximo e se encantar com tudo aquilo que ainda pode florescer diante de todos nós. Ivete dos Santos - GEJO e Associação Amor a Caridade 😍










 

segunda-feira, 21 de novembro de 2022

1º CONGRESSO BRASILEIRO DE INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA 21/10/2022 - Acadêmicos de Direito #IAMES participantes: Simone Helen Drumond Ischkanian e Gabriel Nascimento de Carvalho.

1º CONGRESSO BRASILEIRO DE INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

21/10/2022 - Acadêmicos de Direito #IAMES participantes: Simone Helen Drumond Ischkanian e Gabriel Nascimento de Carvalho.




 

O livramento é uma benção 😍😍


Deus é bondoso e misericordioso, graças a sua infinita bondade, Ele nos livra de tudo que não é bom! Simone Helen Drumond Ischkanian 🌷

Respeito😍


Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Nelson Mandela 

Em tempos de intolerância, urge a necessidade de ensinar a amar o próximo. Simone Helen Drumond Ischkanian