sábado, 14 de março de 2015

A TURMINHA DANDO OS PRIMEIROS PASSOS NOS CONTEÚDOS DE DIVISÃO

VAMOS BRINCAR DE DIVIDIR!










CLICK PARA BRINCAR E APRENDER!





VÍDEO AULA SOBRE DIVISÃO

VAMOS CANTAR AS TABUADAS!


 







 







BERNARDO SUPERANDO O CONTEXTO QUE ENVOLVEM O TDAH E A EDUCAÇÃO. 

ESSA CRIANÇA É UMA ESTRELINHA QUE NASCEU PARA BRILHAR E TENHO CERTEZA QUE ELE VAI TRANSCENDER A CADA DIA!

Aprender divisão é mais que dividir

 Não basta ensinar o algoritmo. 

 A garotada precisa analisar os termos da operação, inclusive o resto. Muitas vezes, ele faz parte da resposta.

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Conta de divisão. Ilustrações: Andréa Branco

Você sabe que as crianças lidam com a divisão no dia a dia desde a Educação Infantil. Por exemplo: para distribuir 6 balas para 3 colegas de maneira que todos ganhem a mesma quantidade, elas usam estratégias como desenhar os doces e os amigos e traçar linhas, contar nos dedos, montar tabelas para relacionar os dados ou fazer somas sucessivas.

As dificuldades com a operação começam quando aparece a conta armada - a estrutura dela não revela de modo claro outras operações utilizadas durante o processo: a multiplicação e a subtração. É preciso, então, ir além do algoritmo. Ao considerar os modos de resolução dos estudantes e apresentar questões que envolvem mais que a resolução dos cálculos, a turma é desafiada a explorar a quantidade global envolvida e não somente o valor posicional dos números.

Para trabalhar com a garotada de 4º e 5º anos, duas atividades são essenciais: o estudo das relações entre os termos da divisão e a análise do resto.

Confira como cada uma delas deve ser encaminhada.

Estudo das relações entre os termos

Proposta que vai além de mostrar aos alunos que o quociente multiplicado pelo divisor e somado ao resto equivale ao dividendo (q x d + r = D).

O objetivo é apresentar problemas como o do quadro na página seguinte. Eles foram resolvidos por alunos do 5º ano da Escola Projeto Vida, na capital paulista.

A tarefa solicitada não é calcular, mas analisar os valores para que a relação entre eles faça sentido. "As crianças podem começar testando diversos números e conferir a validade deles montando a conta, para depois sistematizar o aprendizado.

O objetivo, nesse caso, é compreender que, para achar o dividendo, é necessário conhecer o quociente, mas, como não há restrições ao valor dele, é possível usar qualquer número inteiro positivo - e, portanto, as soluções são infinitas (D = 45 x 0 + 12, D = 45 x 1 + 12, D = 45 x 2 + 12 etc.).

Outro exemplo: "Proponha uma conta de dividir em que o divisor é 5 e o quociente é 12. Existe apenas uma? Ou mais?" Para responder, os alunos precisam levar em conta que o resto só pode assumir os valores 0, 1, 2, 3 e 4, pois tem de ser menor que o divisor. Levando isso em conta, as possibilidades são cinco (D = 5 x 12 + 0 = 60; D = 5 x 12 + 1 = 61; D = 5 x 12 + 2 = 62; D = 5 x 12 + 3 = 63, D = 5 x 12 + 4 = 64).

Estudo das relações entre os termos. Ilustrações: Andréa Branco

FONTE: http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/aprender-divisao-mais-dividir-679990.shtml

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