sexta-feira, 29 de junho de 2018

Tema: Música, Sons, Ritmos e Instrumentos Musicais, para um novo olhar para a educação Infantil de Manaus norteada pela BNCC: linguagem, interações, jogos, brinquedos e brincadeiras no processo de ensino e desenvolvimento de habilidades na educação integral.
























Caixa de historia - Visita ao papai urso
Campo de Experiência: Oralidade e Escrita
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e de leitura.

Hora da história utilizado a caixa de contação da história “Visita ao papai urso”, levar as crianças para o pátio da escola, todos deverão sentar  em círculo, a professora então iniciará a conotação da história “Visita ao papai urso”. Era uma vez, um ursinho que foi visitar seu papai urso, ele morava lá do outro lado da floresta. O ursinho começou a andar, andar... (todos deverão estar sentados e batendo as mãos nas pernas, as batidas devem ser lentas para quando o ursinho andar devagar e aceleradas para quando ele andar rápido. Repetir esse movimento toda vez que o ursinho andar).

Andando na floresta o ursinho encontrou um rio ( fazer barulho da água), e o que ele fez? – Ele nadou, nadou, quando de repente olhou para o lado e viu um jacaré, assustado ele começou a nadar rápido , rápido, cada vez mais rápido( gesticular o nado), até chegou do outro lado todo molhado e começou a se sacudir até enxugar.

E o ursinho continuou andando, andando, andando, até que chegou a um milharal, começou a atravessar ( esfregar as mãos umas nas outras fazendo barulho), atravessou e então começou a se coçar todo, coçou, coçou até passou ( coçar todo o corpo).

O ursinho continuou andando, andando, andando pela floresta, aí ele viu uma ponte enorme que teria que atravessar, o ursinho ficou com medo, mas de repente ele ouviu o barulho de uma onçaaa, ele atravessou a ponte correndo. - vamos correr? Corre, corre, corre... (bater no peito com o punho cerrado para fazer o barulho dos passos na ponte).

Do outro lado da ponte ele avistou uma árvore, e subiu (gesticular com as mãos como se estivesse subindo na árvore). Olhou para ver se a onça tinha ido embora (fazer gestos de olhar para baixo). Já foi? Jáaa, então desceu (movimentos).

Como já estava cansando foi andando bem devagar, de repente ele avistou uma enorme montanha e ficou pensando no que fazer para chegar do outro lado, teve a ideia de voar, voou voou voou, só que apareceu um enorme gavião e ele voou cada vez mais rápido, ( movimentos de voo), chegou do outro lado e começou a descer.

Ele continuou andando ansioso para chegar do outro lado, olhou para ver se já avistava a casa do papai urso. Quando avistou a casa do papai começou a correr, correu,correu,correu até chegou.
Chegando na casa bateu na porta Toc, Toc,(bater na cadeira ou mesa), o papai urso abriu a porta( fazer barulho da porta abrindo), e o ursinho deu lhe um grande abraço e então eles fecharam a porta (novamente barulho da porta), e nós? ficamos do lado de fora. Até a volta do ursinho para a casa da mamãe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário