terça-feira, 21 de agosto de 2018

CHAPEUZINHO VERMELHO - Simone Helen Drumond Ischkanian PNAIC - SEMED - UFAM - CEFORT











CAMPO DE EXPERIÊNCIA: Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.   

 Simone Helen Drumond Ischkanian 

PNAIC - SEMED - UFAM - CEFORT

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO NA HISTÓRIA DE CHAPEUZINHO VERMELHO: 

·    Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades; 

·    Observar os padrões, irregularidades e permanências; noções de espaço e tempo; percepção de transformações, causas e conseqüências nos espaços;

·    Explorar as características dos objetos e materiais: odor, sabor, sonoridade, forma, peso, tamanho, posição, plasticidade etc;

·    Vivenciar e pesquisar as transformações e fenômenos naturais (clima, tempo, relevo), físicos e químicos;

·    Promover a elaboração de hipóteses e oportunidades para testar os espaços, os tempos, as quantidades, as relações e transformações;

·    Observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ações sobre eles, em experimentos envolvendo fenômenos naturais e artificiais; 

·    Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua preservação;

·    Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes;  

·    Promover a experimentação de conceitos relacionados à quantidade, peso, tamanho, forma e posição;

·    Classificar objetos e figuras, de acordo com suas semelhanças e diferenças; 

·    Resolver situações-problema, reformulando questões, levantando hipóteses, organizando dados, testando possibilidades de solução; 

·    Promover oportunidades para criar estratégias para classificar, ordenar, relacionar, transferir e transvasar;

·    Relatar fatos importantes sobre seu nascimento e desenvolvimento, a história dos seus familiares e da sua comunidade; 

·    Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência; 

·    Relação direta e experiências com a natureza (flora e fauna) e seus ciclos de vida, diversidade, relações entre os seres vivos, os elementos (água, ar, terra e fogo), respeito e conservação;

Expressar medidas (peso, altura, etc.), construindo gráficos, básicos de uma informação mediada no ambiente escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário