terça-feira, 21 de agosto de 2018

CHAPEUZINHO VERMELHO - Simone Helen Drumond Ischkanian PNAIC - SEMED - UFAM - CEFORT





CAMPO DE EXPERIÊNCIA:  
O eu, o outro e o nós.
 
 Simone Helen Drumond Ischkanian 
PNAIC - SEMED - UFAM - CEFORT

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO NA HISTÓRIA DE CHAPEUZINHO VERMELHO: 

·   Demonstrar empatia pelos outros, percebendo no enredo da historia que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir;  

·   Perceber o próprio corpo, seus limites, habilidades e singularidades;

·   Reconhecer e valorizar a própria cultura na história, por meio do contato com a cultura local e as culturas de outros povos;

·   Vivenciar na história por meio de brincadeiras e jogos de faz de conta a diversidade e a inclusão;

·   Expressar sentimentos, desejos e necessidades, em diálogos no enredo da história; 

·   Perceber o efeito das próprias ações e empatia, nas atitudes dos personagens da história;

·   Participar de diálogos e brincadeiras que envolvam a curiosidade, pesquisa envolvimento em desafios e soluções de problemas;

·   Comunicar suas ideias e pensamentos, no brincar e nos cuidados de si, do outro e do ambiente;

·   Ampliar as relações interpessoais desenvolvendo atitudes de participação e colaboração em situações de dramatizações, canções e construção de jogos de seqüência didática;

·   Demonstrar em jogos de quebra-cabeça, jogos da velha, jogos da amarelinha, empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir; 

·   Atuar de maneira independente, através do teatro de fantoches, expressando capacidades pessoais e dos personagens da história, reconhecendo assim, suas conquistas e limitações;

·   Promover atividades psicomotoras, de passeios imaginários por trechos da história, para ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação;  

·   Comunicar suas ideias e sentimentos com desenvoltura, nos momentos de rodinha e diálogos sobre as propostas de trabalho; 

·   Adotar hábitos de autocuidado, valorizando atitudes positivas no enredo da história; 

·   Compreender os sentidos e atitudes na história que demonstrem a necessidade das regras no convívio social, nas brincadeiras e nos jogos com outras crianças; 

·   Manifestar oposição a qualquer forma de discriminação e atitudes negativas na história;

·   Promover brincadeiras, individuais e em grupo, através de circuitos psicomotores que retratem o enredo da história.

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