quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Um novo olhar a concepção de criança na Educação Infantil



As atividades do projeto “Um novo olhar a concepção de criança na Educação Infantil de Manaus norteada pela BNCC: linguagens, interações, letramento, jogos, brinquedos e brincadeiras.”, partem do pressuposto da aprendizagem da criança  em consonância com os aspectos experimentais, uma vez que a introdução de linguagens, interações, letramento, jogos, brinquedos e brincadeiras  no cotidiano educacional é muito importante devido à influência que os mesmos exercem frente ao desenvolvimento da criança, pois quando elas estão envolvidas emocionalmente na ação, torna-se mais fácil e dinâmico o processo de ensino-aprendizagem. 

O objetivo é demonstrar a inserção das linguagens, interações, letramento, jogos, brinquedos e brincadeiras na construção do processo de aprendizagem na educação infantil, este contexto é uma proposta educacional prática de vivência escolar transformadora, a partir do olhar da nova BNCC para nossas escolas municipais de Manaus. As linguagens, interações, letramento, jogos, brinquedos e brincadeiras na educação infantil é o exercício do aprender, através do desenvolvimento de atividades fundamentadas no desenvolvimento global da criança, a partir dos aspectos experimentais da BNCC e do DCNEI. 

O desenvolvimento e formação da criança na educação infantil e seu consequente significativo aprendizado por meio das linguagens, interações, letramento, jogos, brinquedos e brincadeiras, ocorrem quando a criança participa ativamente de sua aprendizagem, seja discutindo as regras das brincadeiras ou propondo soluções para resolvê-los. É de extrema importância que os educadores proponham desafios e incentivem a participação coletiva infantil nas atividades. 

A intervenção dos educadores é um fator primordial no processo do ensino e aprendizagem, além da interação social. “Um novo olhar a concepção de criança na Educação Infantil de Manaus norteada pela BNCC: linguagens, interações, letramento, jogos, brinquedos e brincadeiras.”, são aspectos indispensáveis para o desenvolvimento do conhecimento na educação infantil e os educadores são mediadores fundamentais nesse processo, uma vez que educar significa propiciar situações de cuidado, brincadeiras e aprendizagem orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, e o acesso, pelas crianças aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário