sexta-feira, 2 de abril de 2021

Avaliação Educacional: um Estudo das Perspectivas Tradicional e Construtivista na Visão Docente (página 5)

Compreendemos que na sociedade, em que vivemos, a cada dia, o volume de notícias e conhecimentos, transmitidos por diversos meios, gera inovações tecnológicas; e hoje, ensinar não é uma atividade tão simples, diante das profundas modificações, que ocorrem na sociedade, como mudanças políticas, econômicas, sociais e culturais.

A educação deve se tornar mais dinâmica e atrativa; devemos educar nosso aluno para viver nesta sociedade, em permanente evolução. Contemplar a avaliação da aprendizagem, como componente do processo de ensino, talvez, seja diagnóstica e processual, enfatize a vitória e não a reprovação, que utilize recursos de coleta de dados variados e que envolva todos os profissionais do processo educativo; devemos quebrar o paradigma da avaliação, que reprova, pune e exclui.

Apesar de todo o esforço dos estudiosos e do êxito de alguns propósitos, em aperfeiçoar o processo de avaliação, o cenário nas escolas permanece o mesmo. Não é fácil constatar que a preocupação continua sendo: verificar a matéria aprendida, o sucesso ou fracasso do aluno em certas disciplinas.

Como elemento fundamental do planejamento de ensino, a avaliação deveria estar diretamente, ligada aos objetivos educacionais, ou seja, será que estamos analisando os aspectos comportamentais do educando, com cuidado?

Infelizmente constatamos que ainda há muita improvisação nos meios e técnicas de avaliação; que faltam clareza e definição precisa dos objetivos educacionais; que o preparo técnico dos professores continua deficiente; que procedimentos indevidos são aplicados, sem falar na avaliação superficial, feita por comodismo. Quantos problemas e dificuldades educacionais poderiam ser prevenidos ou corrigidos, se fossem bem desenvolvidas as práticas de avaliação.

A partir da análise dos dados apurados para esta pesquisa, consideramos que transformar as práticas avaliativas é possível, e que as mudanças necessárias para esta ação pedagógica requerem novas concepções de todos os envolvidos no processo educativo.



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