quinta-feira, 15 de abril de 2021

MÉTODO DE PORTFÓLIOS EDUCACIONAIS INCLUSÃO - AUTISMO E EDUCAÇÃO


Baseando nas legislações, métodos e técnicas vigentes para pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo ou Transtorno Global do Desenvolvimento, esta pesquisa teve como objeto revelar que o método de Portfólios Educacionais do “Projeto: Autismo e Educação” é uma estratégia facilitadora do processo de ensino e aprendizagem das pessoas autistas. O objetivo geral foi o de explorar os efeitos do método de Portfólio como incentivo à criatividade das habilidades e suas contribuições para a criação de alternativas práticas de promoção da inclusão em Educação. Os objetivos específicos foram investigar, por meio de acompanhamento pedagógico, em Espaços Educacionais das zonas Oeste e Sul de Manaus, como a inclusão de alunos autistas ocorre; Elaborar um programa experimental, com bases nos métodos e técnicas reconhecidas para autistas, denominado Método de Portfólios “Projeto: Autismo e Educação”, para o desenvolvimento do processo criativo, cognitivo e das habilidades dos alunos autistas, a partir dos dados expostos pelos educandos que freqüentam esses Espaços Educacionais; Aplicar, em caráter exploratório, o programa experimental do método de portfólios para viabilizar possibilidades gradativas no desenvolvimento das habilidades dos alunos com Transtorno do Espectro do Autismo; Propor, a partir dos resultados obtidos, alternativas curriculares práticas à formação inicial e continuada para a inclusão em educação de alunos autistas. De natureza quantitativa, este estudo foi desenvolvido com sujeitos que integram as comunidades educativas de Espaços Educacionais das zonas Oeste e Sul de Manaus. Os dados foram recolhidos por meio de um questionário construído especificamente para esse efeito. A formação especifica e as experiências de trabalho com alunos com Transtorno do Espectro do Autismo, por meio do Método de Portfólios Educacionais do “Projeto: Autismo e Educação” revelaram que o autista pode desenvolver-se nas questões educacionais quando o método empregado lhe oferece possibilidades de um currículo adaptado, no qual contemple perspectivas relacionadas aos métodos e técnicas especificas para pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo. A partir dos resultados positivos e que permearam o “Projeto: Autismo e Educação”, em caráter experimental de formação continuada sobre Educação e Autismo, pais, terapeutas, mediadores e educadores do Brasil, que tomaram conhecimento do projeto a partir dos envolvidos, pediram que os portfólios fossem disponibilizados e, assim, houve a elaboração de um webfolio em um blog, para captação de informações e material didático para autistas, além de cursos EAD na plataforma Buzzero.com Cursos Online, onde o referencial teórico-metodológico utilizado para a estruturação teve como base evidenciar que o conhecimento, a criatividade e a produção escrita são incentivadas quando se utiliza os portfólios como instrumento na aprendizagem de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo.

 Palavras-Chave: Autismo, Método Portfólio, Formação Docente, Inclusão, Família

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