Interdisciplinaridade – cores, formas, números, letras, identidade, autonomia, movimento, música, artes, linguagem oral, linguagem escrita, natureza e sociedade.
Leia sobre todo o contexto desta aula com balões, em http://simonehelendrumond.ning.com/ Grupo SEMED da cidade de MANAUS/AM: Como com este simples balão é possível interdisciplinar tantos conteúdos?
Ao se cantar uma canção, remetemos ao que Piaget (1923) descreveu como linguagem egocêntrica, na qual as crianças conversam, com um pequeno interesse para um destinatário. Elas simplesmente apreciam ouvi-las repetir. Pode ser que a necessidade pela linguagem egocêntrica realmente nunca nos deixe e é preenchida particularmente pela música. Krashen (1985) sugere que esta repetição involuntária pode ser a manifestação do “processo de aquisição da língua de Chomsky”. Parece que nosso cérebro tem uma condição natural a repetir o que ouvimos em nosso ambiente para nos habilitar à compreensão. As canções podem fortemente ativar o mecanismo de repetição do processo de aquisição da língua. Certamente deve acontecer isso com as crianças, que aprendem canções quase sem esforço.
ResponderExcluirAs canções, em geral, também usam uma simples linguagem conversacional, com bastante repetição, que é justamente o que muitos professores de línguas procuram em textos simples. O fato de elas serem afetivas faz delas, muitas vezes, mais motivantes que outros textos. Embora geralmente simples, algumas canções podem ser bastante complexas sintática, lexical e poeticamente, e podem ser analisadas da mesma maneira que outros aspectos literários.