O pensamento abstrato, racional e lógico e é inerente a capacidade humana de pensar, mas as formas e os usos que assumem são o produto da cultura. Não é a aprendizagem das habilidades de leitura e escrita que asseguram usos superiores da escrita, mas a produção de uma cultura escrita, da imprensa, a potencialização de determinados usos quando ela se associa as formas de pensamento científico, aos quais se atribui papel decisivo nas mudanças sociais e cognitivas da modernidade.
Não há vínculo causal entre escrita e pensamento. E o desenvolvimento das formas de pensamento científico, aos quais se associam certos usos da escrita que levariam as formas cognitivas mais avançadas, não penetram na mente dos indivíduos e nem são necessárias à aquisição das habilidades de leitura e escrita dos primeiros anos escolares.
Determinados usos da escrita, associados a formas de pensamento superiores, não são uma decorrência natural da aprendizagem da escrita, mas fruto de determinados processos sócio-históricos, culturais e políticos que propiciaram as condições sociais para que a escrita fosse empregada de determinadas formas, fazendo com que alguns desses usos tenham implicações sobre o desenvolvimento de certas formas de raciocínio
Abraços carinhosos e sucessos a todos sempre!
Simone Helen Drumond de Carvalho
Nenhum comentário:
Postar um comentário