TEMÁTICA: A importância da leitura nas relações de essência e convivência para o progresso das comunidades da Zona Leste de Manaus.
MODALIDADE DE ENSINO: Ensino fundamental
PROFESSOR ESTAGIÁRIO (A): Simone Helen Drumond de Carvalho
INTRODUÇÃO
Sabendo que os alunos têm pouco contato com a leitura em seu ambiente familiar e apresentam, na escola, dificuldades de aprendizagem decorrentes dessa carência, faz-se então necessária a realização de um trabalho que desperte o gosto e o hábito da leitura, condição indispensável ao desenvolvimento social e à realização individual de cada educando. Por meio da leitura podemos contribuir para a emancipação do sujeito, tornando-o um cidadão mais consciente, com uma visão mais ampla do mundo, e ajudando-o na transformação de si e da realidade em que vive.
OBJETIVO GERAL
Promover a leitura, despertando nos alunos o prazer e o hábito de ler, levando-os a perceberem que apesar da escola possuir um papel importante na formação de leitores e escritores, não é o único espaço no qual ocorre o encontro com a leitura, e que a leitura escolarizada está muito longe de esgotar todas as possibilidades do ato leitor.
JUSTIFICATIVA
Sendo a leitura a chave que nos permite entrar em contato com outros mundos, ampliar horizontes, desenvolver a compreensão e a comunicação, e sabendo quão distantes estamos de garantir o acesso de todos os membros da comunidade escolar a essas estruturas, que esse projeto busca através de um trabalho conjunto, participativo e comprometido em ajudar a comunidade escolar a desenvolver o gosto pela leitura e pela produção de texto, possibilitando que estes se tornem leitores e escritores reflexivos e críticos participando de forma ativa na sociedade em que se encontram inseridos.
Língua Portuguesa
Conteúdos:
• Literatura - A Menina Sofia
Objetivos:
• Ampliar o vocabulário através da leitura e do diálogo.
• Perceber o valor da leitura no seu cotidiano e para o seu desenvolvimento intelectual e social.
• Desenvolver as habilidades básicas de leitura e interpretação.
Atividades:
• Exploração do vocabulário oral.
• Destaque das palavras-chave.
• Reconstrução do código lingüístico.
• Produção, leitura e interpretação de textos e suas funções.
• Textos instrucionais, informativos, narrativos.
• Reescrita coletiva de textos.
Ensino da Filosofia
Conteúdos:
• Relações de essência e convivência, meio ambiente e a comunidade de cada um.
Objetivos:
• Proporcionar uma reflexão sobre as atitudes humanas com o meio ambiente e a comunidade dos educando.
Atividades:
• Jogral reflexivo.
• Conversa informal sobre o tema proposto.
• Produção de mural
• Jogo do saco surpresa.
Matemática
Conteúdos:
• Adição
• Subtração
• Multiplicação
• Sistema monetário
• Medida de tempo
• Classes de milhar
Objetivos:
• Proporcionar atividades em que o aluno possa interpretar os dados matemáticos.
• Ampliar a compreensão, através do raciocínio lógico.
• Propor situações problemas referentes os dados matemáticos em contexto.
Atividades:
• Realização de pesquisas envolvendo dados matemáticos da adição, subtração, multiplicação, sistema monetário nacional, medida de tempo e classe de milhar.
• Exercitando o raciocínio Lógico através de atividades no caderno de jogos interdisciplinares.
• Por meio da leitura e de atividades lúdicas envolvendo jogos interdisciplinares os alunos irão refletir para desenvolver o contexto, para responderem as questões nos jogos e no caderno interdisciplinar de atividades.
Geografia
Conteúdos:
• A boa convivência promove o progresso em uma comunidade.
Objetivos:
• Compreender que a boa convivência promove o progresso em uma comunidade.
Atividades:
• Conversa informal, relacionando o contexto literário e o progresso de uma comunidade.
• Jogo do saco surpresa.
• Produção de fase
História
Conteúdos:
• A destruição ou preservação do ambiente depende da boa convivência.
Objetivos:
• Reconhecer por meio do contexto literário A MENINA SOFIA que fazemos parte do meio ambiente e de um mundo social, no qual precisamos manter a boa convivência para vivermos em harmonia.
Atividades:
• Conversa formal, mediando saberes sobre as questões ambientais e sociais que envolvem conflitos, como os do enredo da literatura.
• Relatos de experiências.
• Atividades interdisciplinares no caderno de jogos.
• Jogo do saco surpresa.
• Destaque das palavras chaves
Ciências Naturais e Sociais
Conteúdos:
• O Meio Ambiente Natural e Social nas relações de essência e convivência.
Objetivos:
• Perceber a importância da relação de essência e convivência no ambiente natural e social dos educandos.
Atividades:
• Questionar como funciona o meio ambiente natural e social nas relações de essência e convivência, onde os alunos vivem.
• Jogo do saco surpresa
• Slide mediando os saberes acerca do tema, interdisciplinando com o contexto em estudo.
Ensino das Artes
Conteúdos:
• Artes plásticas com o tema: A COMUNIDADE FELICIDADE:
Desenho
Pintura
Dobradura
Objetivos:
• Revelar por meio do desenho, pintura e dobradura, a importância do progresso de uma comunidade.
Atividades:
• Por meio do desenho, pintura e dobradura e dramatização, promover a expressão oral coesa dos educandos.
• Conversa informal sobre o tema proposto.
• Dramatização e leitura de textos.
Ensino Religioso
Conteúdos:
• Deus, o meio ambiente, as comunidades e as relações de boa convivência.
Objetivos:
• Refletir que os bons valores são perspectivas de Deus para o progresso do meio ambiente e das comunidades.
• Atividades:
• Dinâmicas com musicas: “ Deus ama a todas as comunidades” e “As boas relações são obras de Deus”.
• Conversa informal
• Músicas: “Deus ama a todas as comunidades” e “As boas relações são obras de Deus”.
• Jogo do saco surpresa.
Educação Física
Conteúdos:
• Corrida de literária e matemática
Objetivos:
• Despertar a criticidade a partir do jogo.
Atividades:
• Dinâmicas e jogos de percurso.
• Atividades lúdicas no espaço de entrada da escola.
AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada através da observação, da participação individual e coletiva, tendo como proposta o interesse, a interação e a mediação entre teoria e prática.
REFERÊNCIAS
ZIBERMAN, R. e SILVA, E. T. (Orgs.) Leitura: perspectivas interdisciplinares. São Paulo: Ática, 1988.
PLATÃO, F., FIORIN J. L. Lições de Texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 1997.
Nenhum comentário:
Postar um comentário