terça-feira, 12 de outubro de 2010

A importância da leitura nas relações de essência e convivência para o progresso das comunidades da Zona Leste de Manaus.

TEMÁTICA: A importância da leitura nas relações de essência e convivência para o progresso das comunidades da Zona Leste de Manaus.


MODALIDADE DE ENSINO: Ensino fundamental

PROFESSOR ESTAGIÁRIO (A): Simone Helen Drumond de Carvalho

INTRODUÇÃO

Sabendo que os alunos têm pouco contato com a leitura em seu ambiente familiar e apresentam, na escola, dificuldades de aprendizagem decorrentes dessa carência, faz-se então necessária a realização de um trabalho que desperte o gosto e o hábito da leitura, condição indispensável ao desenvolvimento social e à realização individual de cada educando. Por meio da leitura podemos contribuir para a emancipação do sujeito, tornando-o um cidadão mais consciente, com uma visão mais ampla do mundo, e ajudando-o na transformação de si e da realidade em que vive.

OBJETIVO GERAL

Promover a leitura, despertando nos alunos o prazer e o hábito de ler, levando-os a perceberem que apesar da escola possuir um papel importante na formação de leitores e escritores, não é o único espaço no qual ocorre o encontro com a leitura, e que a leitura escolarizada está muito longe de esgotar todas as possibilidades do ato leitor.

JUSTIFICATIVA

Sendo a leitura a chave que nos permite entrar em contato com outros mundos, ampliar horizontes, desenvolver a compreensão e a comunicação, e sabendo quão distantes estamos de garantir o acesso de todos os membros da comunidade escolar a essas estruturas, que esse projeto busca através de um trabalho conjunto, participativo e comprometido em ajudar a comunidade escolar a desenvolver o gosto pela leitura e pela produção de texto, possibilitando que estes se tornem leitores e escritores reflexivos e críticos participando de forma ativa na sociedade em que se encontram inseridos.

Língua Portuguesa

Conteúdos:

• Literatura - A Menina Sofia

Objetivos:

• Ampliar o vocabulário através da leitura e do diálogo.

• Perceber o valor da leitura no seu cotidiano e para o seu desenvolvimento intelectual e social.

• Desenvolver as habilidades básicas de leitura e interpretação.

Atividades:

• Exploração do vocabulário oral.

• Destaque das palavras-chave.

• Reconstrução do código lingüístico.

• Produção, leitura e interpretação de textos e suas funções.

• Textos instrucionais, informativos, narrativos.

• Reescrita coletiva de textos.

Ensino da Filosofia

Conteúdos:

• Relações de essência e convivência, meio ambiente e a comunidade de cada um.

Objetivos:

• Proporcionar uma reflexão sobre as atitudes humanas com o meio ambiente e a comunidade dos educando.

Atividades:

• Jogral reflexivo.

• Conversa informal sobre o tema proposto.

• Produção de mural

• Jogo do saco surpresa.

Matemática

Conteúdos:

• Adição

• Subtração

• Multiplicação

• Sistema monetário

• Medida de tempo

• Classes de milhar

Objetivos:

• Proporcionar atividades em que o aluno possa interpretar os dados matemáticos.

• Ampliar a compreensão, através do raciocínio lógico.

• Propor situações problemas referentes os dados matemáticos em contexto.

Atividades:

• Realização de pesquisas envolvendo dados matemáticos da adição, subtração, multiplicação, sistema monetário nacional, medida de tempo e classe de milhar.

• Exercitando o raciocínio Lógico através de atividades no caderno de jogos interdisciplinares.

• Por meio da leitura e de atividades lúdicas envolvendo jogos interdisciplinares os alunos irão refletir para desenvolver o contexto, para responderem as questões nos jogos e no caderno interdisciplinar de atividades.

Geografia

Conteúdos:

• A boa convivência promove o progresso em uma comunidade.

Objetivos:

• Compreender que a boa convivência promove o progresso em uma comunidade.

Atividades:

• Conversa informal, relacionando o contexto literário e o progresso de uma comunidade.

• Jogo do saco surpresa.

• Produção de fase

História

Conteúdos:

• A destruição ou preservação do ambiente depende da boa convivência.

Objetivos:

• Reconhecer por meio do contexto literário A MENINA SOFIA que fazemos parte do meio ambiente e de um mundo social, no qual precisamos manter a boa convivência para vivermos em harmonia.

Atividades:

• Conversa formal, mediando saberes sobre as questões ambientais e sociais que envolvem conflitos, como os do enredo da literatura.

• Relatos de experiências.

• Atividades interdisciplinares no caderno de jogos.

• Jogo do saco surpresa.

• Destaque das palavras chaves

Ciências Naturais e Sociais

Conteúdos:

• O Meio Ambiente Natural e Social nas relações de essência e convivência.

Objetivos:

• Perceber a importância da relação de essência e convivência no ambiente natural e social dos educandos.

Atividades:

• Questionar como funciona o meio ambiente natural e social nas relações de essência e convivência, onde os alunos vivem.

• Jogo do saco surpresa

• Slide mediando os saberes acerca do tema, interdisciplinando com o contexto em estudo.

Ensino das Artes

Conteúdos:

• Artes plásticas com o tema: A COMUNIDADE FELICIDADE:

 Desenho

 Pintura

 Dobradura

Objetivos:

• Revelar por meio do desenho, pintura e dobradura, a importância do progresso de uma comunidade.

Atividades:

• Por meio do desenho, pintura e dobradura e dramatização, promover a expressão oral coesa dos educandos.

• Conversa informal sobre o tema proposto.

• Dramatização e leitura de textos.

Ensino Religioso

Conteúdos:

• Deus, o meio ambiente, as comunidades e as relações de boa convivência.

Objetivos:

• Refletir que os bons valores são perspectivas de Deus para o progresso do meio ambiente e das comunidades.

• Atividades:

• Dinâmicas com musicas: “ Deus ama a todas as comunidades” e “As boas relações são obras de Deus”.

• Conversa informal

• Músicas: “Deus ama a todas as comunidades” e “As boas relações são obras de Deus”.

• Jogo do saco surpresa.

Educação Física

Conteúdos:

• Corrida de literária e matemática

Objetivos:

• Despertar a criticidade a partir do jogo.

Atividades:

• Dinâmicas e jogos de percurso.

• Atividades lúdicas no espaço de entrada da escola.

AVALIAÇÃO

A avaliação será realizada através da observação, da participação individual e coletiva, tendo como proposta o interesse, a interação e a mediação entre teoria e prática.

REFERÊNCIAS

ZIBERMAN, R. e SILVA, E. T. (Orgs.) Leitura: perspectivas interdisciplinares. São Paulo: Ática, 1988.

PLATÃO, F., FIORIN J. L. Lições de Texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 1997.



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