Para ensinar a ler e escrever, cabe nos pais e educadores nos adequar-mos à realidade de nossos filhos e alunos, respeitando o tempo de cada um, atentando para os casos daqueles que apresentam determinado tipo de limitação - o que não significa que os pais ou professores devam tratá-los de maneira diferente.
Devemos sim, reavaliar com freqüência se os textos utilizados se adaptam aos objetivos da aula, da matéria e do que ele propõe para filhos e alunos e, principalmente, no que contribui para o crescimento dos mesmos.
O que pais e os educadores devem saber é que para facilitar a compreensão da leitura, o leitor experiente se utiliza de uma série de habilidades, ativando em sua mente várias ações – seleção e antecipação de informações, inferência, levantamento de hipóteses.
Essas habilidades denominam-se estratégias de leitura, e são entendidas como "suspeitas inteligentes, embora arriscadas, sobre o caminho mais adequado que devemos seguir" ou ainda, como procedimentos de caráter elevado, que envolvem a presença de objetivos a serem realizados, o planejamento das ações que se desencadeiam para atingi-los, assim como sua avaliação e possível mudança.
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