PROJETO DE ENSINO E APRENDIZAGEM – PLANO DE AULA
TEMÁTICA: Como aprender a ler e escrever no Ensino Fundamental?
MODALIDADE DE ENSINO: Ensino Fundamental
ATIVIDADES PERMANENTES
PROFESSORA ESTAGIÁRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS:
Simone Helen Drumond de Carvalho
Como aprender a ler e escrever no Ensino Fundamental? Com o objetivo de tentar responder a esta questões, alguns educadores recorreram ao conceito de leitura de mundo, cunhado por Paulo Freire em 1959 e com isso desenvolveram uma noção alternativa à de alfabetização, e que permitia explicar o fenômeno indicado acima.
Este conceito chamava-se "letramento" (literacy em inglês), e dizia respeito ao quanto o indivíduo sabia utilizar-se das práticas sociais presentes na forma do código lingüístico.
O processo de letramento para estes teóricos se daria de modo contínuo e progressivo, somente terminando com o fim da vida do sujeito. Com isto, foi dada uma verdadeira reviravolta no âmbito das teorias de aprendizado da leitura e da escrita.
Esta teoria influenciou toda uma geração de educadores que vieram propor que, mais importante do que o conhecimento do código da língua está a capacidade de entender o significado das coisas do mundo social e cultural (a famosa leitura de mundo preconizada por Paulo Freire). Com isto, foi estabelecida uma separação (e uma tentativa de hierarquização) entre os dois processos, o de alfabetização e o de "letramento".
Neste sentido, cabe afirmar que, na atualidade tais teorias e conceitos têm sido revistos e caminhamos para uma associação entre os pressupostos das teorias de alfabetização e de memorização do código lingüístico com as teorias que propõe o letramento como forma de levar ao aprendizado da língua.
Na atualidade ensaia-se uma perspectiva na qual quando falamos de Educação temos em conta que o professor conduz o educando ao processo de letramento, através das atividades de leitura e escrita presentes na alfabetização, e que, quando alfabetizamos adultos partimos da experiência de vida e do letramento que o indivíduo possui em direção ao domínio do código da língua.
Disciplina: Língua Portuguesa
Conteúdo: Para aprender a ler e escrever no EJA
Objetivos
- Estabelecer correspondência entre a pauta sonora e a pauta escrita do texto
- Refletir sobre o funcionamento do sistema alfabético de escrita
- Refletir sobre a língua escrita e a língua falada
Série: Ensino do Ensino Fundamental
Tempo estimado: Duas aulas ou conforme a necessidade do professor.
Material necessário: Cópias do refrão da música "Mulher Rendeira", de Zé do Norte, e cópias da letra completa (ou de uma outra canção que todos os alunos da turma saibam cantar o refrão). Se for possível, providencie uma versão da própria música para ser ouvida na sala de aula.
Desenvolvimento
1ª etapa – Data ...../...../.....
Inicie uma conversa com a turma sobre a música "Mulher Rendeira". Quem conhece o refrão? Para que os leitores não convencionais participem da atividade e aprendam com ela, é imprescindível que todos conheçam de memória o refrão da canção que será trabalhada.
Convide-os a cantar:
"Olê, mulher rendeira
Olê, mulher rendá
Tu me ensina a fazer renda
Que eu te ensino a namorar".
2ª etapa - Data ...../...../.....
Distribua uma cópia do refrão para cada um dos alunos. Puxe novamente a cantoria, pedindo que os jovens e os adultos acompanhem com o dedo cada palavra cantada. Em seguida, problematize: onde está escrita a palavra "renda"? Como vocês descobriram? Com que letra começa? Faça essa e outras questões que os façam refletir sobre a escrita das palavras.
3ª etapa - Data ...../...../.....
Peça para que encontrem e circulem a palavra "mulher", mas não escreva na lousa a palavra. Deixe que os alunos busquem suas próprias estratégias para cumprir a tarefa. Pergunte em que linha está a palavra "mulher". Uns dirão na primeira, outros dirão na segunda e outros ainda dirão que ela aparece nas duas linhas. Confirme esta informação e peça para que todos encontrem a palavra "mulher" nas duas primeiras linhas.
Agora, peça para que expliquem como encontraram a palavra solicitada. Peça sempre que justifiquem as escolhas ("Por que você acha que é esta a palavra?"), pois essa intervenção convida os alunos a explicitarem o procedimento adotado para descobrir o que estava escrito. Em geral, os alunos adultos (e também as crianças) em fase inicial da alfabetização podem identificar o que está escrito por meio de índices gráficos, como o tamanho da palavra, a letra inicial ou final.
4ª etapa - Data ...../...../.....
Volte à palavra "mulher" e pergunte aos alunos se eles já ouviram pessoas falando esta palavra de outras formas, como "muié" ou "mulé".
Discuta com eles sobre as diferenças entre a língua falada e a língua escrita.
5ª etapa - Data ...../...../.....
Distribua as cópias da letra completa. Se for possível, ouça a canção e convide os alunos a cantar. Caso contrário, leia a letra em voz alta e peça para que eles acompanhem a leitura, tentando ajustar o falado ao escrito.
Conclua a atividade conversando sobre o tema tratado na canção.
Avaliação
Registre suas observações sobre a participação dos alunos: quais foram às pistas utilizadas para ler?
Recorreram a palavras ou partes de palavras conhecidas, como por exemplo, o nome dos colegas da classe?
Como justificaram as escolhas?
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