domingo, 28 de novembro de 2010

ALFABETIZAÇÃO DO DISLÉXICO


O disléxico precisa olhar atentamente, ouvir atentamente, atentar aos movimentos da mão quando escreve e prestar atenção aos movimentos da boca quando fala. Assim sendo, a criança disléxica associará a forma escrita de uma letra tanto com seu som como com os movimentos FALAR-OUVIR-LER-ESCREVER, são atividades da linguagem. FALAR E OUVIR, são atividades com fundamentos biológicos.

O método mais adequado tem sido o fonético e montagem de ”manuais” de alfabetização apropriada a criança disléxica.

A criança aprende a usar a linguagem falada mas isto depende do:

v meio ambiente compreensivo, estimulador e paciente.

v trato vocal.

v organização do cérebro.

v sensibilidade perceptual para falar os sons.

O sucesso na reeducação de um disléxico está baseado numa terapia multisensorial (aprender pelo uso de todos os sentidos), combinando sempre a visão, a audição e o tato para ajudá-lo a ler e soletrar corretamente as palavras.

ESTRATÉGIAS QUE AJUDAM:

Uso freqüente de material concreto:

v Relógio digital.

v Calculadora.

v Gravador.

v Confecção do próprio material para alfabetização, como desenhar, montar uma cartilha.

v Uso de gravuras, fotografias.(a imagem é essencial para sua aprendizagem).

v Material Curisineire / Material Dourado.

v Folhas quadriculadas para matemática.

v Máscara para leitura de texto.

v Letras com várias texturas.

v Evitar dizer que ela é lenta, preguiçosa ou compará-la aos outros alunos da classe .

v Ela não deve ser forçada a ler em voz alta em classe a menos que demonstre desejo em fazê-lo.

v Suas habilidades devem ser julgadas mais em sua respostas orais do que nas escritas.

v Sempre que possível , a criança deve ser encorajada a repetir o que foi lhe dito para fazer, isto inclui mensagens. Sua própria voz é de muita ajuda para melhorar a memória.

v Revisões devem ser freqüentes e importantes

v Copiar do quadro é sempre um problema, tente evitar isso, ou dê-lhe mais tempo para fazê-lo.

v Demonstre paciência, compreensão e amizade durante todo o tempo, principalmente quando você estiver ensinando a alunos que possam ser considerados disléxicos.

v Ensine-a quando for ler palavras longas, a separá-las com uma linha a lápis.

v Dê-lhes menos dever de casa e avalie a necessidade e aproveitamento desta tarefa

v Não risque de vermelho seus erros ou coloque lembretes tipo: estude! precisa estudar mais! precisa melhorar !

v Procure não dar suas notas em voz alta para toda classe, isso a humilha e a faz infeliz.

v Não a force a modificar sua escrita, ela sempre acha sua letra horrível e não gosta de vê-la no papel. A modulação da caligrafia é um processo longo.

v Procure não reforçar sentimentos que minimizam sua auto-estima.

v Dê-lhes um tempo maior para realizar as avaliações escritas. Uma tarefa em que a criança não-disléxica leva 20 minutos para realizar, a disléxica pode levar duas horas.

v Usar sempre uma linguagem clara e simples nas avaliações orais e principalmente nas escritas.

v Uma língua estrangeira é muito difícil para eles, faça suas avaliações sempre em termos de trabalhos e pesquisas.

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