DISCIPLINA: ENSINO RELIGIOSO
OBJETIVOS GERAIS
Os objetivos dos capítulos é refletir com os alunos o seu processo de desenvolvimento. Ele não pretende ser um instrumento completo muito cercear sua criatividade e a própria dinâmica da vida à qual devemos estar atentos, se quisermos falar a partir da vida e para a vida.
CONTEÚDOS E CONCEITOS
1º TRIMESTRE
Capítulo 1
• Eu me desenvolvo e evoluo em família.
• Vamos fazer!
• Infância
• Você sabia?
• Carlos Drummond.
• Robson Crusoé.
• Ampliando meus conhecimentos.
• Quem divide multiplica.
• Para fazer com calma, em casa.
• Registrando a minha pesquisa.
• Registrando a pesquisa feita por meus colegas.
Capítulo 2
• Eu me desenvolvo e evoluo, aprendendo a fazer escolhas.
• Conversando, a gente se entende
• Vamos fazer?
• Ampliando meus conhecimentos.
• Canção para alegrar o nosso coração.
• Valsinha do Zaqueu.
• Brincando, também se aprende.
• Para fazer com calma, em casa.
Capítulo 3
• Eu me desenvolvo e evoluo, ampliando meus conhecimentos.
• Voltando à vossa conversa inicial;
• Vamos dar mais um exemplo que pode ajudar;
• Uma canção para alegrar o nosso coração;
• A sementinha;
• Sendo repórter;
• Para fazer com calma, em casa
PROJETO - Painel - Ampliando meus conhecimentos.
2º TRIMESTRE
Capítulo 4
• Assumindo a cidadania.
• Iniciando a conversa;
• Indo mais longe;
• Agora, é com você;
• Conversando, agente se entende;
• Continuando a conversa;
• Trabalho em grupos;
• Ampliando meus conhecimentos;
• Atividades;
• Avaliando a aprendizagem.
Capítulo 5
• Na escola posso fazer amigos.
• Trabalhando em grupo;
• Indo mais longe;
• Brincando também se aprende;
• Uma história verdadeira;
• Para refletir individualmente.
Capítulo 6
• O Brasil e sua gente.
• Agora, é com a dupla;
• Agora, é com você;
• Conversando, a gente se entende;
• Agora, é com você;
• Refletindo sobre o que já aprendemos;
• A história da luta das cores;
• Agora, é com você;
• Avaliando.
PROJETO - Danças Folclóricas de nossa região
3º TRIMESTRE
Capítulo 7
• As crenças dos povos indígenas.
• Iniciando a conversa;
• Parque Nacional do Xingu;
• Um pouco das crenças dos povos indígenas;
• Você sabia?
• Avaliando o que você aprendeu.
Capítulo 8.
• As crenças trazidas pelos portugueses.
• Iniciando a conversa;
• Entendendo o nome;
• Trabalho em grupos;
• Brincando, também se aprende;
• Você sabia?
• Avaliando o que você aprendeu.
Capítulo 9
• As crenças que vieram na áfrica.
• Agora é com você;
• Brincando, também se aprende;
• Avaliando sua aprendizagem.
PROJETOS - Feira Cultural Interdisciplinar (Todas as disciplinas do 3º Ano)
METODOLOGIA GERAL
• Confabulações sobre o valor da linguagem artística para identificação da nossa identidade no mundo e na arte.
• Diálogos e debates na turma.
• Regras para o bom funcionamento das aulas na disciplina - diálogos e debates.
• Conhecimento da organização e funcionamento dos cadernos da disciplina de arte.
• Leitura pelo professor e alunos do contexto artístico que compõem o livro da série e comentário dos mesmos, para relacionar os conteúdos do livro com as vivências dos alunos.
• Leitura de textos, imagens, reproduções e construções artísticas produzidas pelos alunos.
• Observação e descrição de idéias artísticas.
• Exercícios afins.
• Seleção de informação essencial: enciclopédias, dicionário, livros, revistas e pesquisas na Internet.
• Leitura e exploração (vocabular, ideológica e gramatical) dos textos e imagens artísticas.
• Distinção das características próprias dos textos que envolvem as atividades do livro de arte, lendo-os e escrevendo-os: conto popular, descritivo, em diálogo, carta, postal, biografia, etc.
• Ficha de leitura e de atividades artísticas.
• Revisão de conhecimentos, através de questionários, fichas de trabalho, exercícios, avaliações, etc.
• Descrição oral e escrita de episódios vividos ou imaginados.
• Participação construtiva em trabalhos de grupo e projetos.
• Aula expositiva.
• Música e dramatização.
• Atendimento individual
• Projeção em data show
• Estudo dirigido.
• Leitura em grupo.
• Projeção em filmes.
• Exercício oral.
• Jogos e Recreação.
• Confecção de cartazes ou painel.
• Dinâmicas e argüições.
AVALIAÇÃO
A avaliação acontece no processo diário de ensino e aprendizagem. Cada atividade, pesquisas, apresentações realizadas pelos alunos tem como objetivo específico a aquisição de determinado conhecimento adquirido. Neste sentido serão utilizados os seguintes recursos avaliativos:
• Diagnóstico – leitura, compreensão dos textos lidos, expressão oral, expressão escrita e domínio do conhecimento explicita da Língua.
• Auto avaliação.
• Todos os indicadores apresentados no dispositivo de avaliação do regimento da escola, através da observação, avaliação escrita, resolução de exercícios, fichas de trabalho (individuais e em grupo).
• Comportamento - Aspectos sócio-afetivos (participação, assiduidade, etc...)
• Pesquisas (individuais e grupo).
• Participação e responsabilidade.
• Portfólio.
• Elaboração de fichas de critérios de avaliações.
• Avaliação escrita.
• Atividades cênicas.
• Pesquisa.
• Auto – avaliação.
• Observação direta.
• Exposições.
• Atividades do livro e caderno de arte.
• Trabalhos realizados em casa.
• Apresentações de trabalhos e atividades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário