OBJETIVO GERAL: Aprofundar o conceito de lugar, paisagem e identidade, utilizando a rua da escola com referência e iniciando o desenvolvimento da noção de região.
Leitura, interpretação e produção de mapas, croquis, maquetes e legendas.
CONTEÚDOS E CONCEITOS DO 1° TRIMESTRE
UNIDADE I – QUE CAMINHO É ESSE?
• Capítulo 1 – Ruas diferentes
• Lugar;
• Ruas;
• Ver ou observar.
• Capítulo 2 – O que há na rua?
• Observando a rua ao redor da escola: construções recentes e antigas, objetos vistos nas ruas, conservação das ruas, pessoas e movimentação nas ruas, barulhos, sons e cheiros;
• Conceito de espaço público e espaço privado;
• Mapeando da rua da escola;
• A história da formação da rua da escola.
METODOLOGIA GERAL:
• Aulas expositivas;
• Leitura coletiva e individual de texto;
• Leitura de imagens;
• Produção de texto;
• Registro de informações;
• Discussão e reflexão de temas e textos;
• Levantamento de hipóteses;
• Confecção de desenhos, pinturas, recortes e colagens;
• Elaboração de questionamentos, indagações, entrevistas e participação em palestras;
• Confecção de cartazes;
• Pesquisa em livros e sites;
• Desenvolvimento de experiências; análise de gráficos e tabelas;
• Filmes; roda de conversa;
• Brincadeiras e jogos
• Realização de atividades escritas individualmente, em dupla ou em grupos.
AVALIAÇÃO:
• Através de observações diárias dos aspectos cognitivos, sócio-emocional e motor (convívio, participação e responsabilidade);
• Seminários;
• Trabalhos;
• Avaliações Trimestrais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário