domingo, 10 de abril de 2011

Livros: Ler e brincar (3 volumes)

Livro: Ler e brincar: atividades de leitura literária através da sonoridade na poesia

As atividades do livro eletrônico "Ler e brincar: atividades de leitura

literária através da sonoridade na poesia" foram fundadas na concepção de

arte de Roman Ingarden e na descrição das estruturas da mente do psicólogo

cognitivista Howard Gardner. Assim, desenvolve-se sobre um modelo de

abordagem do texto poético que contempla a estrutura da obra literária e a

inteligência lingüística. Os estratos do texto possuem correspondência com

os níveis de linguagem de que se vale o poeta como expressão maior dessa

inteligência. O livro tira partido do fato de que, na leitura do texto

literário mediado pelo computador, o leitor aciona essa interação, porque a

tecnologia possibilita, através do hipertexto, a concretização dos sentidos

na linguagem virtual.


No livro, o poema "A Boneca", de Olavo Bilac, é explorado através do som. As

atividades propõem que seus usuários justaponham suas leituras do poema a

diversas formas sonoras (diferentes ritmos e gêneros de música). Dessa

forma, o jogo permite que os usuários tomem consciência dos significados e

das qualidades do poema que permitem esses significados.


Ler e brincar: atividades de leitura literária com jogos de construção narrativa

"Ler e brincar: atividades de leitura literária com jogos de construção

narrativa" desenvolve-se através da metalinguagem, uma vez que conta uma

história cujo tema é a arte de tecer histórias. Os exercícios enfatizam os

elementos essenciais da narrativa - tempo, espaço, personagem -, bem como

sua própria estrutura, de modo a permitir que a criança, após internalizar

esse conteúdo, seja estimulada a criar suas histórias.

Em "Ler e brincar: atividades de leitura literária com jogos de construção

narrativa", a narrativa é apresentada em forma de hipertexto, ou seja, com o

objetivo de ser percebida de forma não linear pelo leitor. No livro em que

foram baseadas as atividades, o narrador conta a história de Tecelina, que

tece sua vida através de um emaranhado criado a partir da vida de seus

parentes e amigos. Valendo-se dessa metáfora, o jogo permite que o leitor

percorra um caminho diferente a cada leitura. Além da navegação por essa

história, ainda são apresentadas atividades que trabalham conceitos

fundamentais da narrativa, como o tempo, o espaço e a construção das ações

das personagens e suas ações.


Ler e brincar: atividades leitoras diante do livro literário

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