quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Formas Geométricas no Maternal



Conteúdo: AS FORMAS GEOMÉTRICAS


A escola precisa se dar conta que através do lúdico as crianças têm chances de crescerem e se adaptarem ao mundo coletivo.

O lúdico deve ser considerado como parte integrante da vida dos seres humanos, principalmente das crianças, não só no aspecto de divertimento, mas também no aspecto de adquirir conhecimento.

Toda escola deve ser séria, mas o fato de apresentar-se séria não quer dizer que ela deva ser rigorosa e castradora, mas que ela consiga penetrar no mundo infantil para a partir daí, poder desempenhar a sua real função de formadora afetivo-intelectual. Para tanto, é necessário que a mesma busque valorizar a seriedade na busca do conhecimento, resgatando o lúdico, o prazer do estudo, sem, contudo reduzir a aprendizagem ao que é apenas prazeroso em si mesmo.

OBS. Está é uma aula simples que todo (a) professor (a) ministra no seu cotidiano escolar.
 
HISTÓRIA DO QUADRADO
 
Era uma vez uma Quadradinha, era bonita, simpática e muito quadradinha.

Certo dia, a Quadradinha pensou em casar e começou logo, a procurar um noivo.

Primeiro, apareceu o fortalhaço do Triângulo. Estava convencido de que era o tipo ideal para a Quadradinha, mas ela não quis. E ele foi-se embora, muito triste.

A seguir, foi o Círculo. Era gordinho e muito tímido. A Quadradinha teve muita pena dele, quando também lhe disse que não o queria.

E lá apareceu o... Quadrado! Era bonito, simpático... E muito Quadrado! O ideal para alguém, como a Quadradinha.

Casaram logo no dia seguinte...

Tiveram muitos filhos quadrados e quadradinhos e...foram felizes para sempre!

6 comentários:

  1. Acredito que não se estimula mas facilitamos a aprendizagem e acredito que o que fazes são atividades que devem estar presentes em todos os CEMEI pois afinal é pra ensino infantil que dá aula e como professora é seu dever preparar uma aula com ludicidade e muita criatividade

    ResponderExcluir
  2. Isso é verdade, porém não são todas as educadoras que usan sua criatividade no seu cotidiano escolar. Dever, obrigação e amor ao que faz percebo que estão presente no trabalho desta educadora chamada Simone Helen Drumond. Mauro Gama de Souza - Mestre em Educação do Rio de Janeiro.

    Obs. Sou mestre há 15 anos e sei a diferença de um dever, obrigação e carisma na profissão. Parabéns Simone pelo su trabalho.

    ResponderExcluir
  3. Mauro Gama de Souza - Mestre em Educação do Rio de Janeiro. Sou mestre há 15 anos e sei a diferença de um dever, obrigação e carisma na profissão. Parabéns Simone pelo su trabalho.

    ResponderExcluir
  4. Simone essa pessoa que disse ser nosso dever dá uma aula ludica num CMEI, são sabe que muitas vezes as condições de trabalho são precárias. Vejo que sua sala de aula é patrocinada por você mesma. Afinal, uma escola de ensino público não é dotada de todos esses materiais que possuis nas imagens. Carmem Camargo - Minas Gerais

    ResponderExcluir
  5. Simone continue com seu trabalho, pois ele tem me dado boas idéias. Fernanda Moura - RJ

    ResponderExcluir
  6. AMEI SEU BLOG!!!PARABÉNS!!

    ResponderExcluir