sexta-feira, 29 de junho de 2018

Um novo olhar para a educação Infantil de Manaus norteada pela BNCC: linguagem, interações, jogos, brinquedos e brincadeiras no processo de ensino e desenvolvimento de habilidades na educação integral.


AtividadeO monta e desmonta do xilofone
Campo de Experiência: Corpo, gestos e movimentos
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: Demonstrar valorização das características de seu corpo, nas diversas atividades das quais participa e em momentos de cuidado de si e do outro

Compreender que um dos instrumentos mais interessantes para crianças que estão começando a aprender música é o xilofone, porque facilita a percepção de diferentes sons. E ele tem uma vantagem adicional quando é daqueles modelos que podem ser desmontados. Quando pedimos que as crianças tirassem as notas e tornem a montar o xilofone, elas seguem dois critérios: o do som e o do tamanho de cada uma das placas e ao fazerem a seriação do menor para o maior, as crianças descobrirão que as peças menores geram sons mais agudos, enquanto os sons graves são produzidos pelas peças maiores. Este é mais um passo no sentido de trabalhar sons graves e agudos com suas crianças. É um grande avanço nessa idade a criança conseguir seriar objetos de aparência idêntica e produtores de sons diferentes. Esta seqüência de exercícios, serve para mostrar que o som pode ser grave ou agudo, forte ou fraco, rápido ou lento. E dá o primeiro passo rumo à escrita musical; Combinação de Linguagens Visual / escrita / falada; Oportunidade de auto-organização; Expressão musical.

Nenhum comentário:

Postar um comentário