sexta-feira, 29 de junho de 2018

Um novo olhar para a educação Infantil de Manaus norteada pela BNCC: linguagem, interações, jogos, brinquedos e brincadeiras no processo de ensino e desenvolvimento de habilidades na educação integral.


Atividade - O lugar certo dos graves e agudos
Campo de Experiência: Corpo, gestos e movimentos
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: Demonstrar controle e adequação do uso de seu
corpo em momentos de cuidado, brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.

Promover diálogos informativos e perspectivas educacionais para que a turma colocar a lata com o som mais grave debaixo da mesa, a com o som médio sobre a mesa e a que for mais aguda em cima da cadeira. Em seguida, usando bolinhas de fita crepe, associe cada linha na lousa ao som de uma lata, colocando o som mais grave na linha de baixo, o médio na linha do meio e o agudo na linha alta. Desta forma, eles estarão dando o primeiro passo para entender o que é registro sonoro: a passagem do som para sua forma escrita. Use as latinhas para trabalhar outros conceitos importantes na música. Sacudindo uma delas de maneira forte ou fraca, você mostra a diferença de intensidade do som; agitando rápida ou vagarosamente, trabalha-se a noção do andamento. Crianças nesta idade costumam confundir os dois conceitos e uma pulsação rápida tende a ser compreendida como forte. Mostre a eles como um som pode ser fraco (na intensidade) e rápido (no andamento) ou forte e lento. Latinhas na mão será a vez deles testarem. Atividades com sucata; Mundo físico e social; Folclore, objetos e fantasias; Falada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário