terça-feira, 21 de agosto de 2018

CHAPEUZINHO VERMELHO - Simone Helen Drumond Ischkanian PNAIC - SEMED - UFAM - CEFORT


CAMPO DE EXPERIÊNCIA: Oralidade e escrita.  

Simone Helen Drumond Ischkanian 
PNAIC - SEMED - UFAM - CEFORT

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO NA HISTÓRIA DE CHAPEUZINHO VERMELHO:

·   Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos, histórias e outras formas de expressão;  

·   Recontar fatos e informações ouvidas para produção de cartazes, tendo o/a professor (a) como escriba; 

·   Criar narrativas de acontecimentos, criação de enredos e recontos.

·   Vivenciar oportunidades para compreender a fala dos adultos e das crianças;

·   Promover brincadeiras cantadas, poemas e canções, criando rimas, aliterações e ritmos; 

·   Escolher e folhear livros, procurando orientar-se por temas e ilustrações e tentando identificar palavras conhecidas; 

·   Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, os personagens e a estrutura da história; 

·   Recontar histórias ouvidas para produção de reconto escrito, tendo o/a professor (a) como escriba; 

·   Produzir suas próprias histórias orais e escritas (escrita espontânea), em situações com função social significativa; 

·   Perceber por meio das brincadeiras, diferentes discursos e usos sociais da língua (falada e escrita);
·   Brincar com as palavras (cantigas, parlendas, quadrinhas);

·   Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, reconhecendo a estratégias de observação gráfica e de leitura;

·   Identificar gêneros textuais mais freqüentes, recorrendo a estratégias de configuração gráfica do portador e do texto e ilustrações nas páginas;  

·   Promover experiências com momentos de narrativas literárias (contação de histórias, cantigas, parlendas etc.) e momentos de conversas em grupo (rodinha de novidades);

·   Oportunizar momentos para desenvolver o comportamento leitor;

·   Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea; 

·   Promover a experimentação gráfica de marcas – desenho/pintura – para ampliar as narrativas e despertar hipóteses para a escrita;

·   Dialogar com as crianças sobre a elaboração de hipóteses e explicações para situações-problema.

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