sexta-feira, 31 de agosto de 2018

O FOLCLORE NAS OBRAS DE MONTEIRO LOBATO: LINGUAGENS, INTERAÇÕES, LETRAMENTO, JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS.




Escola Municipal Presidente Tancredo Neves.

O FOLCLORE NAS OBRAS DE MONTEIRO LOBATO: LINGUAGENS, INTERAÇÕES, LETRAMENTO, JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS.

Distrito Leste - Distrito Leste Semed
#SEMED #UFAM #CEFORT #DISTRITO_LESTE #PNAIC

Formadora: Adriana Guimas
Formadora: Simone Helen Drumond Ischkanian
Professora: Claudionora Torres da Silva.
Referencia: https://pt.slideshare.net/…/o-folclore-nas-obras-de-monteir…

Conhecer as obras de Monteiro Lobato é uma aventura no mundo da imaginação, uma vez que Monteiro Lobato significa literatura de qualidade e não ler sua obra significa abrir mão de livros que representam nossa própria identidade cultural. Trabalhar Monteiro Lobato, na Escola Municipal Presidente Tancredo é vivenciar um mundo rico em cultura, em um mundo mágico de personagens que encantam as nossas crianças, uma vez que o projeto formato POP, permitiu que elas pudessem criar, recriar, modificar, contar, recontar, ouvir, dramatizar e produzir histórias. As atividades desenvolvidas, na Escola Municipal Presidente Tancredo Neves propõem ampliar as oportunidades culturais na comunidade, através do acesso às obras literárias.

Com a proposta do PNAIC de trabalhar “Um novo olhar a concepção de criança na Educação Infantil de Manaus norteada pela BNCC: linguagens, interações, letramento, jogos, brinquedos e brincadeiras”. Nosso foco rumou para a formação de crianças críticas, e inventivas, uma vez que precisamos superar o modelo de escola que vive de atividades caracterizadas por repetições e padronizações.

Percebemos nas formações que o PNAIC projeta perspectivas coesas para o desenvolvendo das crianças, onde a curiosidade, a solidariedade e a afetividade se fazem presentes nas propostas de trabalho.

O projeto “O Folclore nas obras de Monteiro Lobato: Linguagens, Interações, Letramento, Jogos, Brinquedos e Brincadeiras”. É uma oportunidade para possibilitar uma visão mais abrangente do mundo em que a criança vive, para constituir crianças que experimentam as infinitas capacidades de criar, imaginar e transformar a realidade em que estão inseridos, vivendo situações em que assumam o papel de leitores, através das linguagens, interações, letramento, jogos, brinquedos e brincadeiras.











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