quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO DOCENTE



ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO DOCENTE

Elementos do PTD:

1- Conteúdos Estruturantes e Específicos.
2- Justificativa ou objetivos
3- Encaminhamento Metodológico
4- Recursos Didáticos
5- Critérios de Avaliação
6- Referências

1 – CONTEÚDOS (O que vou ensinar?)

·        Estruturantes: Saberes de grande amplitude, conceitos ou práticas que identificam  e  organizam  os  diferentes  campos  de  estudo  das disciplinas  escolares,  sendo  fundamentais  para  a  compreensão  do objeto de estudo das áreas do conhecimento. Observar a tabela anexa às DCEs para identificar os conteúdos estruturantes de cada disciplina.

·        Específicos: Cabe ao professor selecionar esses conteúdos a partir dos materiais didáticos disponíveis, trabalhando-os de forma contextualizada e articulada aos conteúdos estruturantes e básicos das DCEs.

2 – JUSTIFICATIVA OU OBJETIVOS (Por que e  para que vou ensinar?)

l  Refere-se  às  intenções  educativas. Justifica a escolha dos conteúdos como opção política, educativa e formativa. Explicita qual a importância desses conteúdos para a formação do aluno.

3 - ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS (Como vou ensinar?)

l  Como fazer - procedimentos e estratégias para se chegar aos objetivos. Explicita a forma de encaminhamento das aulas, considerando o processo de ensino e aprendizagem dos educandos.

4 - RECURSOS DIDÁTICOS (Com o que vou ensinar?)

l  Explicita quais recursos poderão ser utilizados no decorrer das aulas: filmes, internet, músicas, documentários, revistas, jornais, livros, entre outros.


5 - CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO / RECUPERAÇÃO  / INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO (Como vou avaliar? Quais as principais aquisições os alunos precisam demonstrar?)

l  Seleção de instrumentos e definição de critérios que estabelecem os propósitos e a dimensão do que se avalia. Os critérios refletem de que maneira vai se avaliar; são as formas previamente estabelecidas para se avaliar um conteúdo. Para cada conteúdo específico é preciso ter claro o que se deseja ensinar e, portanto, avaliar. Recomenda-se que a avaliação seja contínua e cumulativa. A recuperação de estudos deverá ser paralela, contemplando o que preceitua o Projeto Político Pedagógico e o Regimento Escolar de cada estabelecimento de ensino.

l  Explicitar quais instrumentos serão utilizados: provas escritas e orais, seminários, simulados, sínteses, debates, pesquisas, etc.

6 – REFERÊNCIAS (O que estudei, consultei para elaborar meu plano?)

l  As referências mostram quais obras fundamentam a práxis do professor. Para tanto, é importante que se busque referências além do livro didático para a construção do Plano de Trabalho Docente: livros, sites, revistas, etc.


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