segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Planejamento Anual 2º Período

Educação Infantil - 2º Período 2010

Professora: Simone Helen Drumond - http://simonehelendrumond.ning.com/

Linguagem Oral e Escrita

Objetivos:

1. Desenvolver a capacidade de expressar-se oralmente com a clareza necessária para ser compreendido.

2. Estimular o interesse pela descoberta do código escrito no meio em que vive.

3. Desenvolver a habilidade de identificar e traçar corretamente as letras e números.


Fevereiro

• Coordenação Visomotora

• Grafismos

• União de pontos

• Desenhos, Pinturas, Recorte e Colagem,

• Labirinto

• Dobraduras

• Vogais - A a, E e, I i, O o, U, u

• Recorte e Colagem

• A escrita como forma de comunicação

• Relatos de experiências

• Conversas

• Histórias

• Ampliação de Vocabulário

• Sons


Março

• Percepção visual

• Identificação de partes do todo

• Descobrir diferenças

• Localizar semelhanças

• Encontros vocálicos

• Revisão das vogais - a, e, i, o u.

• Recorte e Colagem

• A escrita como forma de comunicação

• Relatos de experiências

• Conversas

• Histórias

• Ampliação de Vocabulário

• Sons

• Encontro de vogais


Abril

• Recorte e Colagem

• A escrita como forma de comunicação

• Relatos de experiências

• Conversas

• Histórias

• Ampliação de Vocabulário

• Sons

• Desenhos

• Letras B - C - D


Maio

• Trabalhar com as consoantes

• Identificar e grafar as consoantes minúsculas e maiúsculas

• As letras F - G - H

• Recorte e Colagem

• A escrita como forma de comunicação

• Relatos de experiências

• Conversas

• Histórias

• Ampliação de Vocabulário

• Sons

• desenhos


Junho/Julho

• As letras J - K - L

• Recorte e Colagem

• A escrita como forma de comunicação

• Relatos de experiências

• Conversas

• Histórias

• Ampliação de Vocabulário

• Sons

• Desenhos


Agosto

• As Letras M - N - P

• Recorte e Colagem

• A escrita como forma de comunicação

• Relatos de experiências

• Conversas

• Histórias

• Ampliação de Vocabulário

• Sons

• desenhos

Setembro

• As letras Q - R - S

• Recorte e Colagem

• A escrita como forma de comunicação

• Relatos de experiências

• Conversas

• Histórias

• Ampliação de Vocabulário

• Sons

• Desenhos


Outubro

• As letras T - V - W

• Recorte e Colagem

• A escrita como forma de comunicação

• Relatos de experiências

• Conversas

• Histórias

• Ampliação de Vocabulário

• Sons

• Desenhos


Novembro

• As Letras X - Y - Z

• Recorte e Colagem

• A escrita como forma de comunicação

• Relatos de experiências

• Conversas

• Histórias

• Ampliação de Vocabulário

• Sons

• Desenhos

• Nome completo


Dezembro

• Nome completo de letra cursiva

• Revisão do alfabeto e famílias silabicas

• Recorte e Colagem

• A escrita como forma de comunicação

• Relatos de experiências

• Conversas

• Histórias

• Ampliação de Vocabulário

• Sons



Matemática

Objetivos:

1. Desenvolver na criança a capacidade de pensar logicamente;

2. Trabalhar problemas relacionados ao seu cotidiano para melhor entendimento do meio em que vive.


Fevereiro

• Coordenação motora

• Numerais de 0, 1 e 2

• Grafismo

• Contorno de figuras

• Desenho

• Pintura

• Recorte e Colagem

• Labirinto


Março

• Discriminação Visual

• Números 3, 4 e 5

• Forma e cor

• Igual/Diferente

• Camuflagem

• Complementação de figuras

• Detalhes de cena

• Relações e afinidades


Abril

• Orientação temporal

• Antes/depois

• Ontem/hoje/amanhã

• Dia/noite


Maio

• Orientação espacial

• atrás/na frente/no meio/entre

• aberto/fechado

• de frente/de costas

• em cima/embaixo

• em pé/deitado/sentado

• mais longe/mais perto

• mesma posição/posição diferente

• Números 6, 7, 8, 9 e 10


Junho/Julho

• Noções de geometria

• Linhas abertas e fechadas

• Números 11 e 12.

• Mesma forma

• Triângulo - Quadrado - Círculo


Agosto

• Relações de dimensão

• curto/comprido

• grande/pequeno/mesmo tamanho

• grosso/fino

• mais alto/mais baixo

• Revisão dos números de 0 a 12.


Setembro

• Seqüência e seriação - números

• Relações de massa e volume

• cheio/vazio

• leve/pesado

• Ontem/hoje/amanhã (revisar)


Outubro

• Relações de quantidade

• Mais/menos/ muito/pouco/nenhum

• Números 13, 14 e 15.


Novembro

• Noções de adição/subtração

• Noções de conjunto

• Números 15, 16, 17, 18, 19 e 20

• Par/ímpar


Dezembro

• Revisão de toda a matéria


Natureza e Sociedade

Objetivos:

1. Aprofundar as vivências relacionadas à família, à escola, ao grupo de amigos e colegas;

2. Levar a criança a incorporar normas de conduta social, costumes e convenções que fazem parte da cultura em que vive e que são exigidos no processo de adaptação do sujeito à sociedade a que pertence;

3. Organizar e sistematizar os conhecimentos relacionados com a natureza em transformação, aos seres vivos, à ecologia e à qualidade de vida (higiene e saúde).

SOCIEDADE

FEVEREIRO

Carnaval.

A origem do nome.

Endereço e Telefone

Descendência familiar.


MARÇO

O bairro e a origem da Escola.


ABRIL

Os tipos de casa e as localizações.

Quais os tipos de habitantes.

Dia do Índio e Descobrimento do Brasil

Páscoa


MAIO

As profissões.

O trabalho.

Dia das mães.


JUNHO/JULHO

Cidades e Regiões

Festa Junina


AGOSTO

Folclore

Dia dos Pais


SETEMBRO

Os meios de Transporte e o Trânsito.

Dia da Árvore

Primavera


OUTUBRO

Animais em extinção.

Dia das Crianças


NOVEMBRO

Proclamação da República e Dia da Bandeira

Meios de Comunicação


DEZEMBRO

Natal



NATUREZA


FEVEREIRO

O corpo humano - as partes, os sentidos, a altura


MARÇO

A nossa alimentação e as origens dos alimentos

De onde vem e onde compramos os produtos que consumimos


ABRIL

As estações do ano.

Os períodos do dia.

Os dias da semana.

Os meses do ano.


MAIO

Boas maneiras

Como nós devemos nos comportar e agir


JUNHO

Ecologia e Meio Ambiente

A reciclagem



AGOSTO

O Universo

O planeta Terra

Os planetas

As estrelas

O dia e a noite

O tempo: estações



SETEMBRO

Seres vivos

Seres não vivos



OUTUBRO

Animais

Animais que vivem na água

Animais que vivem no ar

Animais que vivem na terra

Animais com penas

Animais com pêlos

Alimentação dos animais

Onde vivem os animais

Animais domésticos, selvagens e noturnos



NOVEMBRO

Plantas

Partes das plantas

Cuidado com as plantas

Conservando o meio ambiente

O tamanho das plantas

Onde são encontradas

As plantas que trazem benefício ao homem

Do que precisam as plantas: água, luz e sol.


DEZEMBRO

Evite acidentes

Primeiros Socorros





Formação Pessoal e Social e Identidade e Autonomia

Objetivos:

1. Experimentar e utilizar os recursos de que dispõem para a satisfação de suas necessidades essenciais, expressando seus desejos, sentimentos, vontades e desagrados, e agindo com progressiva autonomia;

2. Ter uma imagem positiva de si, ampliando sua autoconfiança, identificando cada vez mais suas limitações e possibilidades, e agindo de acordo com elas;

3. Valorizar ações de cooperação e solidariedade, desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração e compartilhando suas vivências;

4. Brincar.


Fevereiro - Meu nome, seu nome

Março - Respeito às regras simples de convívio social

Abril - Independência

Maio - Interação - Cooperação - Valorização dos cuidados com os materiais de uso individual e coletivo.

Junho - Participação de meninos e meninas igualmente em brincadeiras de futebol, casinha, pular corda etc.

Agosto - Jogos e brincadeiras

Setembro - Iniciativa para resolver pequenos problemas do cotidiano.

Outubro - Respeito às características pessoais relacionadas ao gênero, etnia, peso, estatura, etc.

Novembro - Participação em situações que envolvam a combinação de algumas regras de convivência em grupo.

Dezembro - Procedimentos básicos de prevenção a acidentes e autocuidado.


Movimento

Objetivos:

1. Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo.

2. Ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando gestos e o ritmo corporal nas brincadeiras; jogos e demais situações.

3. Controlar gradualmente o próprio movimento, aperfeiçoando os seus recursos de deslocamento e ajustando suas habilidades motoras.



Conteúdos:

• Reconhecimento progressivo de segmentos e elementos do próprio corpo por meio da exploração com os outros.

• Percepção das sensações, limites potencialidades, sinais vitais e integridade do próprio corpo.

Participação em brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, etc.

• As músicas, danças, brincadeiras e jogos serão dados de acordo com o tema trabalhado no mês.

• Manipulação de materiais e brinquedos diversos para aperfeiçoamento de suas habilidades manuais.


Fevereiro

• Esquema corporal - andando ( de frente e de costas), batendo palmas, (com as mãos na cabeça, com as mãos na cintura, etc.); saltando (uma corda em movimento, com os pés juntos, amarelinha); correndo (com as mãos na cabeça, num pé só, em duplas de mãos dadas); marchando (em fila, no mesmo lugar).

Março

• Jogos imitativos - imitar a mamãe (varrendo a casa; passando roupa, o papai pintando a parede);- trabalhar a discriminação auditiva (provocar sons com o próprio corpo: soprar, estalar, bater os pés no chão).

Abril

• Brincadeiras ao ar livre: telefone sem fio, batata quente, macaquinho mandou, atravessando o rio, morto-vivo.

Maio

• Brincadeiras com bola: bola rolada, gira roda, queimada, alerta, vai e vem, túnel, futebol, basquete.

Junho

• Jogos e brincadeiras com sucatas e latas: perna de lata, andando com perna de latas, boliche, trilha de garrafas.

Agosto

• Brincadeiras Folclóricas: corrida do saci, Mia - o gato, duro ou mole, mãe da rua, a corrente que pega a gente, quebra corrente, passa anel.

Setembro

• Jogos e brincadeiras com raquetes: Pingue pongue, andar em linha reta ou zigue-zague, rebatendo a bola para o alto, rebatendo a bola na parede, em dupla com as raquetes rebatendo as bolas, rebater uma vez com a mão direita, outra com a esquerda.

Outubro

• Cantigas de roda: Sambalelê, nesta rua, cana verde, capelinha de melão, o cravo brigou com a rosa, Terezinha de Jesus, alecrim, atirei o pau no gato.

Novembro

• Jogos e brincadeiras com cordas: saltando as cordas, vai e vem com as cordas, corrida com corda, pula-pula com corda.

Dezembro

• Jogos e brincadeiras com arcos: pulando arcos no chão, rolar o arco, acertar as garrafas, jogar para o alto e pegar, brincando de volante, entrar dentro do arco, fazer bambolê, corrida dos arcos.

8 comentários:

  1. Parabéns por esse trabalho.,ele estar sendo de grande importância as novas educadoras ,estar sendo de grande ajuda,Deus abençoe com mais sabedoria. PAZ!
    Sem mais...MARI OLIVEIRA

    ResponderExcluir
  2. Seu trabalho nos ajuda muito e também nos dá insentivo para podermos melhorar o nosso desempenho. Parabéns pelo bom trabalho.
    Ana Paula

    ResponderExcluir
  3. AMEI ESTE PLANEJAMENTO. OBRIGADA!!! PROFESSORA VERONA COSTA

    ResponderExcluir
  4. Vc postou o planejamento que estava procurando. Valeu!!! Carla Teresa Dias

    ResponderExcluir
  5. foi o planejamento mais completo que eu ja vi .amei.eu estou terminando o curso de pedagogia, mas nao tenho experiencia nesta area, vou trabalhar com criancas de 5 anos pela manha, e com 3 e 4 anos a tarde,me mande novidades,parabens pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  6. mui obg. vc me ajudou bastant

    ResponderExcluir
  7. caracas !!! vc ta de mais em simone!!!

    ResponderExcluir
  8. Nossa saiba que você está ajudando muito os professores que não têm experiência. Continue assim assim, pois isso é admirável! PARABÉNS :)

    ResponderExcluir