segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Planejamento - VOLTA AS AULAS – Período de Adaptação - 2º Período

Tema: A escola, eu e outros
Professora: Simone Helen Drumond - simone_drumond@hotmail.com


Objetivo: Promover, através da ludicidade a familiarização da criança ao espaço escolar. Valendo-se das rotinas diárias para proporcionar um ambiente acolhedor, onde as amizades infantis sejam latentes e significativas em seus valores.

Conteúdos - Linguagem Oral e Escrita
Coordenação Visomotota

Grafismo
União de pontos
Desenhos, pinturas, recortes e colagens.
Labirinto
Dobraduras.
Vogais Aa, Ee, Ii, Oo, Uu
A escrita como forma de comunicação
Relatos de experiências
Histórias
Ampliação do vocabulário
Sons

Habilidades/Competências/Descritores:

Desenvolver a capacidade de expressar-se oralmente com a clareza necessária para ser compreendido.


Estimular o interesse pela descoberta do código escrito no meio em que vive.

Desenvolver a habilidade de identificar e traçar corretamente as letras.

Conhecer a escola como um ambiente onde todos têm algo a oferecer.

Despertar o gosto pela escola e pela freqüência as aulas.

Promover atividades lúdicas de conhecimento das dependências e pessoas que trabalham na escola.


Procedimento Metodológico

- Acolhida e apresentação da professora e dos alunos.


- Conhecendo a Sala de aula, a professora e os colegas.

- Confecção do crachá de identificação dos alunos.

- Atividades diversificadas: Modelagem com massinha.

- Jogos lúdicos e afetivos envolvendo os conteúdos propostos.

- Grafismo livre e grafismo envolvendo atividades de: união de pontos, desenho, pintura, recorte, colagem, labirintos, dobraduras e escrita das vogais.

- Desenho livre com giz de cera.

- Atividades de em classe com labirinto (andar sobre linhas retas, curvas e sinuosas)

- Aprendendo as músicas de rotina.

- Estimulo da linguagem oral e verificação dos conhecimentos prévios nas atividades diárias.

- Exploração do vocabulário e aspectos cognitivos, através dos diversos sons do ambiente e mecanicamente reproduzidos.

- Conhecendo a escola: o banheiro, o refeitório, funcionários, espaço escolar e a direção.



Conteúdos - Matemática
Coordenação motoraCarnaval

Números 0, 1 e 2
Grafismo
Contorno de figuras
Desenho
Pintura
Recorte e colagem
Labirinto

Habilidades/Competências/Descritores

Desenvolver na criança a capacidade de pensar logicamente,



Trabalhar problemas relacionados ao seu cotidiano para melhor entendimento do meio em que vive.

 
Procedimento Metodológico- Atividades gráficas envolvendo coordenação motora, números 0,1 e 2, contorno de figuras e labirintos.



- Desenhos livres e dirigidos, envolvendo número e quantidade.


- Contagem informal em todas as atividades diárias da escola.


- Relação número e quantidade nas atividades diárias


- Atividades de desenho, pintura, recorte e colagens envolvendo a matemática.



Conteúdos: Natureza e Sociedade


Escola
A origem do nome
Endereço e telefone
Descendência familiar

Habilidades/Competências/Descritores

Aprofundar as vivências relacionadas à família, à escola, ao grupo de amigos e colegas.


Levar a criança a incorporar normas de conduta social, costumes e convenções que fazem parte da cultura em que vive e que são exigidos no processo de adaptação do sujeito à sociedade a que pertence.


Procedimento Metodológico
- Conversa sobre a visita à Escola, sobre os funcionários e outros aspectos relevantes ao tema.


- Música: A minha escola, meu lanchinho, dona baratinha, borboletinha, meu jardim encantado, os dedinhos, pau n gato, meus amiguinhos, quem sou eu? Vai e volta amiguinho, a família feliz, Deus me ama, o amor de Deus entre outras.

- Atividades diversificadas: Desenho da Escola com giz de cera. Modelagem da letra inicial do nome e das pessoas que compõem a família de cada aluno.

- Conversa informal dos aspectos acerca do carnaval.

- Conhecendo o nome e a origem dos nomes, através de relatos dos pais.

- Conversa sobre as descendências da família.

- Pesquisa simples sobre o endereço dos alunos.


Conteúdos: Natureza
O corpo humano – as partes, os sentidos e a altura.

Habilidades/Competências/Descritores

Reconhecer as partes simples do corpo humano.


Saber cuidar do corpo humano

Perceber que o corpo humano infantil é frágil e que precisa de cuidados relevantes a higiene e saúde.

Reconhecer os períodos para o corpo humanos no decorrer das atividades, de modo que não se machuque.

Procedimento Metodológico
- Promover atividades lúdicas e gráficas de modo que os alunos possam: reconhecer as partes do corpo humano.


- Grafismo dos conhecer o conceito de saúde;

- Na rodinha promover, momentos de interações de aprendizagens para que os alunos possam conhecer a importância da prevenção de acidentes e de doenças.

Conteúdos: Formação Pessoal e Social e Identidade e Autonomia
Meu nome, seu nome


Habilidades/Competências/Descritores

Perceber a importância do reconhecimento do nome próprio.


Valorizar o significado do seu nome.

Saber por que os pais escolheram este nome.



Procedimento Metodológico
- Através das atividades gráficas, lúdicas e valendo-se dos cartazes da classe, promover o reconhecimento do nome por meio de estímulos constantes das atividades diárias.


- Construir ao longo do ano letivo o caderno com a escrita do nome dos alunos, através de diversos materiais artísticos.

- Produzir o álbum de fotos relacionando nome e pessoa.

Conteúdos: Movimento
Esquema corporal

Habilidades/Competências/Descritores


Reconhecimento progressivo de segmentos e elementos do próprio corpo por meio da exploração com os outros.


Percepção das sensações, limites potencialidades, sinais vitais e integridade do próprio corpo.

Procedimento Metodológico
 
- Andando ( de frente e de costas), batendo palmas, (com as mãos na cabeça, com as mãos na cintura, etc.).


-Saltando (uma corda em movimento, com os pés juntos, amarelinha).

-Correndo (com as mãos na cabeça, num pé só, em duplas de mãos dadas).

- Marchando (em fila, no mesmo lugar).

 
A avaliação será feita através de:


( x ) Observação
( x ) Registro das falas dos alunos sobre o que aprenderam sobre determinado conteúdo.
( x ) Participação
( x ) Freqüência
( x ) Interesse
( x ) Assimilação dos conteúdos
( x ) Organização
( x ) Progressão
( ) Colaboração
( x ) Auto expressão dos saberes, de acordo com sua maturação.
( ) Empenho
( x ) Desenvolvimento das atividades, com progresso de saberes de acordo com a maturação dos educandos.

( ) Outros ...............................................................................................................................................




4 comentários:

  1. gostei muito de seu blog, que vc tenha/ jaa tem sucesso nessa brilhante profissao.

    ResponderExcluir
  2. ADORAMOS SEU BLOG,CONTINUE QUE SEU SUCESSO SERA GRANDE.
    7 fevereiro de 2014.9;00

    ResponderExcluir
  3. gostei do seu modelo de lanejamento para ed.infantil,continue sempre assim com suas ideias brilhantes.
    7 de fevereiro de 2014 9;00

    ResponderExcluir
  4. GOSTEI MUITO DOS SEUS PROJETOS. oBRIGADA POR COMPARTILHAR SEU CONHECIMENTO.

    ResponderExcluir