sexta-feira, 23 de abril de 2010

O processo de Ensino-Aprendizagem: Uma Tarefa da Escola e da Família.



Texto de Simone Helen Drumond de Carcalho

Numa educação centralizada na formação do caráter moral das pessoas, é evidente que a família desempenha um papel muito importante, os pais são os principais responsáveis pela educação dos seus filhos. Como linhas paralelas, a família e a escola devem andar juntas.

A escola unindo-se a instituição familiar exerce o seu papel na formação desses indivíduos, oferecendo com mais qualidade seu trabalho pedagógico. A família por sua vez é um conjunto de pessoas que se unem pelo desejo de estarem juntas, de se complementarem. Por tanto as duas são uma via de mão dupla que buscam formar pessoas para a vida.

O acesso à educação formal e informal são tarefas das duas, que trabalhando juntas poderão ter mais sucesso. No momento em que as duas andarem juntas, muito dos problemas enfrentados pela escola poderão ser superados.

Para isso é necessário que os pais participem do cotidiano escolar de seus filhos, os mesmo tenham comprometimento com a escola gerando assim no educando a certeza de que estão sendo amparados. Dessa maneira o educando passa a valorizar cada vez mais a escola e o seu professor, pois sabe que é importante para seus pais seu sucesso educacional. A escola por sua vez necessita do amparo da família, para reunir os pais de seus alunos, estimulando e aproveitando as iniciativas dos pais em favor da educação.

A escola reconheceu que necessita da ajuda e compreensão dos pais para a difícil tarefa de educar, e os pais estão cada vez mais tentando participar da melhor maneira possível. A escola de hoje procura conquistar o apoio da comunidade, considerando sua atuação uma manobra que só traz benefícios. Ao mesmo tempo a família deve mudar a imagem que possui de escola, apenas um ambiente formal, onde deixam os filhos e voltam mais tarde para buscá-los. Assim, como a escola mudou, os pais necessitam mudar também, procurando conhecer melhor os seus colaboradores, os professores, os outros pais e assim ajudar na tarefa de busca por melhores condições para o ensino.

As reuniões de pais realizadas apenas para falar da nota e do comportamento pode ser uma das diversas maneiras que a escola pode usar para pedir a colaboração dos pais na tarefa de ensinar. Muitos pais têm receio de ajudar os filhos nos deveres de casa por não terem tido acesso à escola em idade adequada e hoje ficam envergonhados e preferem não ajudar, esquecendo-se que todo conhecimento é valido.

A partir do momento que o educando perceber que os pais têm interesse em suas atividades escolares os mesmos buscaram recursos para melhorar essa interação entre pais e filhos. É muito importante para a escola um trabalho inovador, a instituição não deve se contentar com os projetos iguais realizados ano após ano, as mesmas práticas sem objetivos nenhum apenas para formalizar ou complementar a grade curricular devem ser banidas da escola.

O aperfeiçoamento em seus métodos e projetos são uma das maneiras de resgatar os alunos para o interesse em conhecer outras maneiras de realizações. Algumas escolas e professores realizam anualmente projetos repetidos e cansativos apenas por obrigatoriedade, esquecendo-se que seus objetivos são educacionais. Os pais por notarem essa falta de comprometimento das escolas com relação ao seu próprio trabalho pedagógico acabam desvalorizando o mesmo e não incentivam os filhos a participarem.

Projetos, excursões, eventos devem ser bem vindos pela família e realizados com dedicação por parte das escolas, os mesmos tem propósitos de incentivar a educação e a cultura, proporcionando aos educandos momentos prazerosos de aprendizagem. Dessa maneira torna-se mais valorizado o trabalho da escola, do corpo do docente, da gestão e dos pais.

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