sexta-feira, 4 de junho de 2010

Movimento na Educação Infantil por Simone Helen Drumond de Carvalho

São atividades com valor exploratório, pois são realizadas para explorar e exercitar os movimentos do próprio corpo, seu ritmo, sua cadencia e seu desembaraço, bem como os efeitos que sua ação pode produzir.


1 . Andar


 livremente, batendo palmas.



 para frente.


 de costas.


 com as mãos na cabeça ou na cintura.


 na ponta dos pés.


 encostando um pé à frente do outro.


 sobre diferentes tipos de linha traçados no chão: reta, curva etc.


 seguindo o contorno de figuras geométricas traçadas no chão com giz (quadrado, triângulo, círculo etc.).


 com as pernas abertas, sobre uma corda esticada no chão.


 procurando seguir determinado ritmo, que poderá variar do mais lento ao mais rápido (utilizar recursos como palmas, batidas de pé, coquinho etc., para marcar o ritmo).


 aos pares ou trios, de mãos dadas, seguindo um estímulo auditivo (uma música, por exemplo) ; cessando o estímulo, as duplas ou trios param. Repetir várias vezes.


2. Correr


 com as mãos na cintura ou na cabeça.


 rolando uma bola.


 chutando uma pedrinha ou um saquinho de areia.


 num pé só (como um saci).


 e parar bruscamente, a um sinal combinado.


 seguindo ritmo marcado por tambor, palmas etc.


 sobre uma linha traçada no chão.


 pisando sobre formas desenhadas no chão com giz (círculos etc.).


 desviando de obstáculos colocados no chão.


 em duplas de mãos dadas com o colega.


 ao lado do colega, sem lhe dar as mãos.


 estando atrás do colega, sem no entanto tocá-lo.


 em duplas ou trios, um atrás do outro, segurando no ombro do colega que está à sua frente.


 Corrida dos patos: correr de cócoras, com as mãos sobre o joelho e os braços flexionados, como se Corrida de gigantes: correr na ponta dos pés, com os braços levantados.


 Corrida do pé à frente: colocar um pé à frente do outro, o mais depressa possível.


 Corrida do transporte: correr em duplas, segurando o mesmo objeto (um banquinho, um balde etc.).


 Corrida do copo: correr, segurando um copo de plástico que contenha um pouco de água, procurando não derramá-la.


3. Levantar (o corpo, partes do corpo ou objetos)


 Deitados ou sentados, a um sinal combinado, levantar o corpo do chão ou da cadeira.


 Elevar os braços pelos lados (como se fossem asas), levantando-os e abaixando-os; até o alto da cabeça , bater palmas


 Deitados de costas, com pernas e braços estendidos,elevar os braços, movimentando-os para trás, para frente, para um lado e para outro.


 De costas para uma mesa, braços para trás, tentar apanhar um objeto que se encontre sobre ela. Levantá-lo, atrás do corpo, até a altura permitida pela mobilidade de seu braço; recolocá-lo em cima da mesa.


 Observação: o objeto deve ser inquebrável e flexível, de maneira a facilitar sua apreensão, como, por exemplo, objetos de espuma ou bonecas de pano.


 Levantar com os pés saquinhos de areia, feijão, ou milho.


 Em duplas, tentar levantar com a testa uma bola grande, que está sobre a mesa;


4. Transportar (puxando, carregando, empurrando, removendo, afastando, esvaziando, lançando, rolando)


 Carregar, de um local a outro previamente combinado, com o auxílio das mãos, um objeto (cadeirinha, banquinho, brinquedo).


 Puxar, até um local combinado, objetos mais pesados como, por exemplo, saquinhos com pedrinhas etc.


 Transportar no braço, sem o auxílio das mãos, roupa, caderno, jornal, uma folha de papel etc., até um local combinado.


 Transportar, com o auxílio do pé, objetos que possam se acomodar sobre ele, tais como: borracha, retalhos de tecido, saquinhos de areia, feijão, milho, alpiste etc.


 Transportar pequenos objetos a um local combinado, empurrando-os vagarosamente com os pés.


 Transportar na cabeça pequenos objetos (borracha, caderno, uma folha de papel etc.), até um local combinado.


 Empurrar uma bola com os calcanhares, levando-a de um lado para outro com leves impulsos.


 Passar água ou areia de um baldinho para outro, utilizando-se de copinhos etc.


 Em trio, transportar um colega sentado em uma cadeirinha; sentado sobre os braços de dois participantes (brincadeira de cadeirinha).


 Em fila, passar a bola do primeiro ao último participante (por cima da cabeça, por entre as pernas,pelo lado).


5. Saltar (pular)


 no mesmo lugar, com os dois pés juntos.


 com os dois pés juntos, para frente, para trás e para os lados.


 no mesmo lugar, com um pé só; revezar os pés.


 pular corda,


 Pular amarelinha sem pedra.


 com os dois pés(um pé só) juntos, sobre um bastão colocado no chão, para frente, para trás e para os lados.


 com as pemas abertas, sobre um bastão ou pequenos objetos colocados no chão (por exemplo: saquinhos de areia).


 de cima de um bloco (tijolo de construção) para frente, para trás, para um lado e para outro.


 Em duplas ou trios, lado a lado, e de mãos dadas, pular no mesmo lugar.


 Em duplas, frente .a frente, pular no mesmo lugar com as mãos no ombro do companheiro.


 Em duplas ou trios, pular no mesmo lugar, lado a lado, e abraçados pela cintura.


 Em duplas ou trios, um atrás do outro e com as mãos no ombro do colega da frente, saltar seguidamente até chegar a um determinado ponto; girar o corpo, dando meia-volta, colocar novamente uma das mãos no ombro do colega da frente e reiniciar o percurso.


 Em duplas e de mãos dadas, saltar uma corda parada.


6. Marchar


 Marcar passos no local, elevar ao máximo uma perna, depois a outra, acompanhando um estímulo sonoro (batidas com coquinho, palmas etc.); batendo forte só um dos pés.


 Marcar passos no mesmo lugar e, a um sinal combinado, mudar de posição (dando meia-volta, por exemplo); continuar marcando passo; movimentando os membros inferiores e superiores.


 Marchar de forma mais rápida, de acordo com um estímulo sonoro (batida de tambor, coquinho etc.).


 Marcha cadenciada com paradas bruscas: marchar enquanto durar um estímulo sonoro e parar imediatamente quando ele cessar; retomar a marcha logo que ele se reinicie.


 Marcha cadenciada com mudança de direção: marchar numa direção; a um sinal combinado, marchar


 em sentido contrário.


 Em duplas ou trios, marchar lado a lado, de acordo com um ritmo marcado por tambor, coquinho, palmas etc.,



7. Galopar


 livremente, montados num cabo de vassoura.


 em ritmo acelerado, com paradas repentinas,marcadas por um sinal combinado (palmas, apito etc.).



8. Lançar e pegar


 Lançar objetos (bolas etc.) a grandes distâncias, sem alvo definido; tendo em vista um alvo mais limitado (uma parede, por exemplo).


 Lançar uma bola de meia, tentando alcançar um alvo desenhado na parede e bem acima da altura dos participantes.


 Lançar uma bola de meia dentro de uma caixa de papelão, sapato etc.


 Jogar a bola na parede e tornar a pegá-la.


 Jogar a bola no chão e tornar a pegá-la.


 Jogar a bola para o alto e tornar a pegá-la.


 Jogar a bola no chão e rebatê-la.


 Brincar de encestar bolas.


 Em pares, lançar de um para o outro, uma bola ou um saquinho com areia, grãos etc.


 Dispostos em círculo, jogar a bola uns para os outros.


 Lançar uma bola para o alto e bater palmas uma ou mais vezes, antes de pegá-la novamente.



9. Chutar

 Dar pontapés em saquinhos de areia.


 Chutar bola.


 Chutar pedrinhas.


10. Atividades dígito-manuais


 Fazer movimentos de jogar beijos com a mão.


 Movimentar os pulsos para os lados, fazendo um gesto de adeus.


 Movimentar os pulsos, como um limpador de pára-brisas.


 Movimentar os pulsos para frente e para trás.


 Abrir e fechar as mãos, ora com as palmas voltada para baixo, ora para cima.


 Agarrar partes do próprio corpo (braço, dedos, coxa perna, tornozelo).


 Agarrar saquinhos de areia, amassá-los, bater com as mãos e os dedos e jogá-los de uma mão para outra


 Com a palma da mão sobre a mesa, levantar e abaixar cada dedo.


 Separar e aproximar os dedos, como um leque (fazer em diversas posições).


 Movimentar o polegar para frente e para trás.


 Girar o polegar.


 Girar cada um dos dedos separadamente.


 Tocar, com o polegar da mesma mão a ponta de todos os dedos sucessivamente; fazer o exercício ora


 com uma mão, ora com outra.


 Com as palmas das mãos unidas, separar e aproximar os dedos de uma mão aos dedos da outra mão, sem separar as palmas.


 Movimentar o indicador e o dedo médio no plano vertical, como se fossem um homem andando.


 Movimentar o indicador e o dedo médio no plano horizontal, como uma tesoura.


 Fazer movimentos de pinça com todos os dedos juntos.


 Fazer movimentos de pinça com o indicador e o dedo médio.


 Girar pequenas argolas com os dedos.


 Com a ponta dos dedos, levantar alguns fios do próprio cabelo.


11. Coordenação visomotora


 Sobrepor objetos: colocar os objetos uns sobre os outros (cubos de madeira etc.).


 Encaixar objetos: colocar, por exemplo, copos de papel de diferentes tamanhos um dentro do outro.


 Fincar palitos sobre base de isopor.


 Colocar pregadores de roupa em volta da borda de uma caixa de sapatos.


 Perfurar retalhos de plástico com palitos.


 Enfiar contas, macarrão ou canudinhos cortados, fazendo colares, pulseiras etc.


 Picar e repicar papel, palitos, gravetos etc., com os dedos.


 Cortar com tesoura: papel, barbante, diferentes fios e tecidos.


 Alinhavar


12. Explorar sons e movimentos e acompanhar ritmos lentos e rápidos


 Provocar sons com o próprio corpo: soprar, estalar a língua, estalar os dedos, bater os pés no chão, bater um pé no outro, bater palmas, bater as mãos no próprio corpo ou em objetos etc.


 Provocar ruídos com materiais disponíveis no momento: lápis, caneta, caderno, giz, cadeira (batendo,


 esfregando, puxando, arrastando etc.).


 Manipular objetos que provocam ruídos, batendo, sacudindo, raspando, amassando, apertando. Utilizar objetos tais como: latinhas contendo pedrinhas ou grãos, reco-reco, língua-de-sogra, folha de papel etc.


 Bater palmas ao som de uma canção; parar assim que ela termine.


 Dançar e parar sucessivamente, seguindo um estímulo sonoro (músicas e cantos).


 Variação: dançar seguindo ritmos lentos e rápidos.


 Acompanhar estruturas rítmicas simples, movimentando as mãos e os dedos: batendo palmas; estalando os dedos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário