Formação Pessoal e Social
Período de Adaptação – devido à sala apresentar um ambiente harmonioso com inventivos visuais e lúdicos, os alunos adaptaram-se bem ao contexto escolar desta série, aos novos coleguinhas e a professora. A rotina diária de acolhida promoveu esta adaptação harmoniosa, pois logo após serem recebidas com muita atenção, as crianças circulam pela sala e escolhem em que canto brincar e com quem. No jogo de faz de conta, a professora interage com elas e estimula a brincadeira: "Ah, vocês estão cozinhando? O que vão preparar? Está com uma cara ótima! Dá um pouco pra sua amiga". A comunicação, oral e gestual, é constante. O eixo Exploração dos Objetos e Brincadeiras baseia-se na idéia de que brincando a criança desenvolve a capacidade de imaginar, se insere na cultura e na sociedade e aprende a viver em grupo. Sozinha só ou com os amigos, promove a exploração dos recursos de exploração do conhecimento de mundo que a criança possui. Amplia sua percepção sobre os coleguinhas (e sobre si mesma), organiza o pensamento e trabalhar com afetos e sentimentos. Isso tudo ocorre num grau ainda maior quando o brincar envolve o chamado faz de conta.
Evasão escolar e adaptação - Neste contexto somente o aluno ........................... não consegui adaptar-se ao contexto da nova série. Freqüentou a turma até maio de 2010. A família contribuiu para a não adaptação, pois não estabeleceu limites sobre os desejos do aluno. No contexto familiar quem manda é o pequeno Felipe. Nosso papel enquanto Instituição Educacional foi de orientar amistosamente a família sobre o que é certo e errado nesta caminhada infantil do Felipe.
Transferência de escola – no 1º semestre tivemos a transferência do aluno .........................................., para outro CMEI do Japiim, a família do aluno precisou mudar-se para próximo a feira do Japiim. ............................. é um aluno que possui um grande potencial de aprendizagem, sempre muito esforçado cumpria todas as atividades lúdicas e pedagógicas com bastante êxito. Parabéns pela excelente criança que ele é!
Aspectos relacionados ao emocional – são crianças que demonstram compreender os limites de convivência em grupo. Revelam-se amáveis, amistosas e gentis.
Convivência - conseguem conviver de forma harmoniosa. Dentro de suas limitações cognitivas, gostam de ajudar os colegas nas atividades que compreendem e sentem-se bastante importantes em ajudar. De acordo com maturação de cada um revelam ter consistência do que é certo e errado nas situações cotidianas da classe.
Participação – dentro de seus limites procuram esclarecer dúvidas, expor suam opiniões, ouvirem os colegas e realizam suas atividades. São crianças bastante participativas!
Aspectos relacionados à atenção e concentração - nas atividades que exigem concentração, as crianças têm revelado um bom desempenho. Não são crianças agitadas. Sabem exatamente os momentos certos de ludicidade e de aprendizagem simbólica. Como as crianças aprendem com por meio deste aspecto: por meio do jogo simbólico, a criança passa a dar diferentes significados a um único objeto. "Um pedaço de pau pode ser uma bengala ou uma boneca que se embala. O faz de conta é o primeiro contato da criança com as regras e com o papel de cada um, aprendizado fundamental para a vida em sociedade. A imaginação tem ainda uma função importante na regulação das próprias emoções e das ações. A imaginação é um jeito de concretizar um pensamento sem a necessidade da ação.
Responsabilidade – são crianças esforçadas, que gostam de estudar. As famílias são participativas e preocupadas com o desenvolvimento de suas crianças. Os aspectos que contribuem para a responsabilidade coletiva do 2º período é o fato dos pequenos recebem cuidados e atenção em casa e na escola possuírem um espaço para explorar, brincar e se conhecer. Em sala, têm à disposição brinquedos e materiais que incentivam a expressão artística e estimulam a imaginação. Mesmo sem saber ler, manuseiam livros. Sempre estão cantando cantigas de roda e seguindo a coreografia. Essas atividades compõem os conteúdos desse nível da Educação Básica. O termo é recente nessa etapa do ensino, mas tem se difundido graças às descobertas sobre a evolução cognitiva e emocional das crianças. "Todas essas experiências que fazem parte da rotina são organizadas em um currículo de forma a proporcionar o desenvolvimento de habilidades, como os movimentos e a aprendizagem de aspectos culturais, como o hábito da leitura". O conhecimento, nessa fase, se dá basicamente por meio da ação, da interação com os colegas e os adultos, da brincadeira, da imaginação e do faz de conta. "Não se trata, portanto, de escolarizar as crianças tão cedo, mas de apoiá-las em seu desenvolvimento". E são estes fatores que levam os pais e educandos a terem responsabilidades sobre o contexto escolar.
Conhecimento de Mundo
Aspectos relacionados à aprendizagem - com relação à leitura e a escrita que estão estabelecidas para está série, os alunos vem desenvolvendo-se de forma harmoniosa. A sala é heterogênea neste aspecto, o que é muito bom, pois a ajuda mutua tem sido muito positiva. Estudiosos como Wallon, Piaget, Gardner, Paulo Freire, Emilia Ferreiro e Lev Vygotsky nos revelam que o estimulo familiar e escolar caminhando juntos em prol do progresso infantil, logo bons resultados podem ser alcançados em todo contexto da proposta pedagógica escolar do 2º período C.
A brincadeira e o faz de conta são meios também de desenvolver a linguagem. Imaginando, a criança se comunica, constrói histórias e expressa vontades. "Ao se relacionar com os colegas, coloca-se no lugar do outro, reforçando sua identidade".
De acordo com o médico e psicanalista inglês Donald Winnicott (1896-1971), a liberdade que o brincar proporciona é fundamental para o desenvolvimento da criança por levá-la a conciliar o mundo objetivo e a imaginação. É dele também a idéia de relação entre a ausência de brincadeiras na infância e os problemas emocionais.
Linguagem Oral e Comunicação do 2º período são trabalhadas questões relativas aos meios de expressão. As crianças que vivem num ambiente rico em interações aprendem a demonstrar desejos, sentimentos e necessidades. O processo se inicia com gestos, palavras, convivências e se intensifica nas situações coletivas do ambiente escolar. O mesmo ocorre com a escrita: para atribuir sentido a essa prática, os pequenos têm de tomar contato com ela.
Rodas de conversas e socialização – são crianças participativas, gostam de reportar novidades que ampliam os conhecimentos infantis dos colegas. Parabéns a todos os alunos!
O lúdico na construção da aprendizagem - participam deste contexto com boa destreza e alegria.
Rodas de histórias e faz de conta – neste contexto a participação de todos é muito boa, o que contribui para o desenvolvimento do imaginário infantil. As produções orais são excelentes!
Música e movimento – gostam de ouvir, cantar e dançar as músicas do cotidiano escolar e do nosso folclore. As brincadeiras de roda ampliam seus laços de amizade e fraternidade infantil. Isso por que desde antes do nascimento, as crianças estão imersas num mundo repleto de sons e são capazes de reagir a eles. Quando nascem, conseguem distinguir a voz humana e, nos primeiros meses de vida, se encantam com músicas associadas a gestos.
A linguagem musical está presente em todos os momentos da vida e atua como um elo entre as gerações de uma mesma família e entre membros da comunidade. "Fornecer um repertório amplo de ritmos e sons é garantir o acesso à cultura". Cantar cantigas, dançar em roda, acompanhar a música com palmas e saber o nome e os sons de vários instrumentos são alguns dos conteúdos trabalhados no 2º período. As crianças costumam descobrir fontes sonoras surpreendentes ao bater, sacudir ou empurrar objetos à sua volta, assim como quando utilizam instrumentos sonoros simples.
O trabalho com ritmos tem uma importante relação com atividades de movimento. As músicas são ainda uma ferramenta para a aquisição da linguagem verbal.
Para o cientista norte-americano Howard Gardner, o ser humano é dotado de múltiplas inteligências, dentre elas a musical e a físico-cinestésica. O que nos leva a desenvolver capacidades inatas por meio da Educação que recebemos e as oportunidades que encontramos. Por isso, é papel da escola trabalhar com os sons, a música e a dança - fontes de conexão cultural.
Aspecto psicomotor - neste aspecto foram realizadas atividades diversificadas, e as criança responderam bem aos estímulos. Corre, pular, rodar, andar sobre linhas, subir, descer, entrar, sair, correr de um pé, abaixar, andar sobre formas geométricas, letras e números. Estes desafios corporais trata de parte importante da experiência humana e da cultura. O movimento pode ser visto como um meio de expressão e está relacionado à significação de si, do outro e do mundo. O sentido que os alunos atribuem a si próprios, como pessoas independentes está fortemente ligado ao desenvolvimento da capacidade de controlar suas ações motoras, de manipular objetos e de se deslocar.
Como as crianças aprendem com isso? Quando as crianças têm espaço e liberdade para se movimentar, aprendem a medir sua força e seus limites. Elas se exercitam até que o domínio da ação as impele ao próximo desafio, como se dissessem: "Já sei andar bem. Vou ver como corro". Todo desenvolvimento motor, se dá por meio de brincadeiras simples. É nesta fase que a criança constrói uma representação do próprio corpo, dos seus segmentos e de suas possibilidades e limitações. Esse esquema corporal é criado com base em experiências cognitivas, verbais, motoras ou relacionadas a sensações. Os conceitos de organização espacial também se formam nessa fase por meio do contato com as expressões que os adultos usam para indicar a localização da criança (dentro, fora etc.). Com o tempo, elas são interiorizados e dão início à construção das idéias sobre o espaço e o tempo (em cima, embaixo, amanhã, depois etc.).
O movimento e a fala dos educadores são responsáveis ainda pela aquisição das noções de duração, sucessão e ritmo.
O movimento, por si só, é uma das primeiras conquistas da criança rumo à autonomia e à formação da identidade. Já as experiências relativas ao espaço e ao tempo garantem que ela se aproxime de noções de Matemática e de conceitos-chave para a exploração do ambiente.
Segundo as idéias do psicólogo e filósofo francês Henri Wallon (1879-1962), o movimento é a base da comunicação dos pequenos. A motricidade, portanto, tem um caráter pedagógico tanto pela qualidade do gesto como por sua representação.
Sugestões de trabalho familiar - proporcionar um acompanhamento das atividades diárias escolares de forma que possa continuar promovendo uma amplitude do conhecimento infantil de sua criança. Procurar a escola sempre que possível, para sanar qualquer dúvida acerca do contexto escolar. Quando não tiver tempo para acompanhar os deveres escolares que vão para casa, delegue este acompanhamento das atividades escolares a um membro de sua família comprometido com o progresso do desenvolvimento escolar.
15 Coisas Simples que qualquer Pai ou responsável pode fazer para ajudar seus filhos a aprenderem:
1. Escute-os e preste mais atenção aos seus problemas ou probleminhas e converse com sua criança a respeito dele.
2. Leia com sua criança história infantis, embalagens e seus deveres escolares.
3. Conte-lhes histórias da família.
4. Limite seu tempo de ver televisão, vídeo game ou no computador.
5. Tenha sempre livros e outros materiais de leitura espalhados pela casa.
6. Ajude sua criança nas atividades, NUNCA faça os deveres por ela, assim estás atrasando seu desenvolvimento escolar.
7. Motive sua criança a ser independente.
8. Compartilhe suas histórias, poemas e canções favoritas com sua criança, mas atenção a qualidade das musicas.
9. Leve-os à Biblioteca da cidade.
10. Leve-os aos Museus e lugares históricos, sempre que possível;
11. Discuta as novidades do dia ou o que achar que é mais interessante com sua criança.
12. Explore as coisas junto com eles e aprenda sobre plantas, animais, história e geografia infantil, etc.;
13. Ache um lugar sossegado para eles estudarem e ajude-as com suas atividades escolares;
14. Faça sempre uma revisão de leitura e escrita nas suas tarefas de casa pelo menos uma vez na semana;
15. Mantenha sempre contato com a professora de sua criança.
Considerações finais do 1º semestre:
Nesta Instituição Educacional, a formação da criança é valorizada não apenas visando a aquisição de conhecimento, mais o SABER SER - uma pessoa melhor.
Pais, vocês tem um tesouro de valor muito raro, por favor, continuem lapidando esta criança maravilhosa com boa educação de valores e princípios éticos, para que no futuro vocês possam colher bons frutos de amor, sabedoria e sucesso profissional.
obrigada estava precisando de uma ficha assim parabens vc mim ajudou muito
ResponderExcluirgostaria de uma ficha do aluno do primeiro ano do ensino fundamental que entrou no treceiro bimestre. sou professora e estou com dificuldade de falar soubre este aluno
ResponderExcluirpor favor dar pra vc mandar ainda hoje obriobrigada
ResponderExcluiramei sua ficha e uma boa sugestao pois tudo que fazemos tem que ser registrado.parabens pelo seu trabalho..
ResponderExcluirÓtimo!!! Você me ajudou bastante!!!! Gostei muito de seu blog! Abraços, Professora Any
ResponderExcluiramei suas sugestoes e gostaria se possivel for receber outros modelos de fichas para alunos do 1º e 5º ano,pois atuo com essas duas turmas.
ResponderExcluirAmei!
ResponderExcluirVocê me ajudou muito com esse modelo de ficha!
Sou professora há pouco tempo e ainda tenho muitas dúvidas em relação a isso.
Muito obrigada.Abraços,
Ana
Parabéns por todos os modelos de fichas. Vc poderia dá um curso sobre este contexto? Vamos entrar em contato no seu e-mail e telefone.
ResponderExcluirOlá, parabéns, os modelos das fichas são ótimas, estarei sempre passando por aqui para olhar as novidades. Sou coordenadora de uma creche de crianças de zero á 06 anos, achei muito interessante o seu blogg. Gostaria de saber se poderia me mandar por e-mail os modelos das fichas, pois tentarei implantá-as aqui. Obrigada, aguardo retorno.
ResponderExcluirbetthfortunato@hotmail.com
ou
egfortunato@pocosdecaldas.mg.gov.br
Olá Simone, como vai? Quero te agradecer pelo selinho, já está no meu blog, ok? Amei seu blog, muita informação relevante para nós professores. vou compartilhar ele no Facebook. Beijos e mais sucesso.
ResponderExcluirSimone,hoje por acaso achei seu blog.Parabéns é uma ferramenta excelente. Pena que naão consegui imprimir alguns modelos de planejamentos.
ResponderExcluirQue deus continue te iluminado.Muita LUZ para você!!!!
Gostaria de modelos de diagnósticos para quarto e quinto ano do ensino fundamental.
ResponderExcluirNossa, estou encantada com esta pagina, me ajudou muito, obrigada!
ResponderExcluirboa noite Simone ,gostaria de saber se você poderia enviar para o meu e-mail modelos de relatorios para maternal 2 ! obrigada beth.ferrari@yahoo.com.br
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOi Simone, adorei seu blog....vc tem um olhar maravilhos sobre os pequeninos....PARABÉNS...continue assim bjs
ExcluirParabéns pelo seu blog!!!Sou nova na Instituição e estava um pouco perdida de como começar e qual linguagem usar nas fichas, mas vc me deu uma direção!!!Obrigada mesmo!
ResponderExcluirOlá Simone! prabens pelo seu blog.
ResponderExcluirSou professor de educação básica no Distrito Federal, e atualmente estou atuando em Classe Especial com alunos autistas. Estou adorando. Gostaria de saber se você pode me enviar algumas atividades para que eu poso trabalhar com meus alunos via e-mail
roqueqoliveira@yahoo.com.br
Um abraço.
Seu blog é muito bom.
simone estou começando o trabalho com um altista ,e vi que seu blog podera nos ajudar muito,que DEUS continue te iluminando.
ResponderExcluirGrandes coisa. Escrevo melhor. Luane . Rio de janeirp
ResponderExcluirParabéns pelo seu trabalho Simone! Sou especialista do 6º ao 9º ano e gostaria de pedir algumas sugestões criativas de projetos de leitura , intervenção dentre outros...
ResponderExcluiremail:gisela12366@hotmail.com
parabéns pelo seu trabalho e organizaçao do blog. excelente ferramenta. gostaria de saber se você poderia enviar para o meu e-mail leandra.educ@hotmail.com modelos de relatorios para maternal ! obrigada
ResponderExcluirParabéns pela orientação .Trabalho com o maternal ll crianças que vão completando três anos até o final do ano.Aqui o relatório avaliativo é feito em forma de texto.Você pode por gentileza enviar para o meu e-mail
ResponderExcluirmariacruzcometti@hotmail.com modelo de relatório do terceiro trimestre ? Obrigada.
abriu meus horizontes obrigada.
ResponderExcluirOla adorei a sua ficha ..parabéns pelo trabalho lindo ao qual nos compatilha..trabalho com pré 2 e muitas vezes vc me mostra caminhos ...Obrigada beijos
ResponderExcluirOi adorei o seu blog..Parabéns!!!!!
ResponderExcluirAdorei! Parabéns!!!
ResponderExcluirADOREI
ResponderExcluirObrigada Simone, as atividades que você posta e envia para meu e-mail é muito bem vindo, sou muita grata pela dedicação e empenho.
ResponderExcluirOLÁ ESTOU COMEÇANDO COM MINHA ESCOLINHA AGORA E SEU BLOG ESTA SENDO DE GRANDE AJUDA.TRABALHO COM MATERNAL DE 1 A 4 ANOS.
ResponderExcluirAOBRIGADA!!
muito bom.
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