segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Ficha descritiva (modelo 6)

Aluno (a): ..................................................

MOVIMENTO

Foram propostos vários jogos espaciais que visaram desenvolver o sentido da lateralidade de conceitos como “esquerda”, “direita”, “em cima”, “em baixo”, “próximo, distante”. Através destes, o Danilo está ampliando o raciocínio espacial

Nas atividades de modelagem, arte, colagens, ele realiza-as com interesse e criatividade.

LINGUAGEM

Durante nossas conversas na roda, o Danilo mostra-se um pouco tímido ao expor suas idéias.

O contato com diferentes portadores de textos oportunizou o aparecimento de hipóteses para a aquisição do código lingüístico.

O Danilo vivenciou momentos de leituras e escritas feitas pela professora, sempre prestando atenção. Essa estratégia tem ajudado o aluno, pois está começando a perceber o valor sonoro das palavras.

Ex: PATO (PTO)

MOLA (OLA)

Dando continuidade a sua aprendizagem é importante que em casa, como está sendo realizado na escola, sejam realizadas exercícios, envolvendo leituras e escritas como:

- bingo de palavras;

- montar palavras com as letras móveis;

- escrita de palavras

- participação em leitura, na qual o adulto lê textos de diferentes gêneros, etc.

NATUREZA E SOCIEDADE

Durante este trimestre, o aluno esteve em contato com alguns temas, como: “Quem sou eu?”, “A escola e a sala de aula”, “Saúde e nutrição”. Os temas abordados criaram situações e forneceram informações que permitiram aumentar seus conhecimentos.

Demonstrou curiosidade ao passear pela escola. Reconheceu cada dependência da mesma e sua função, compreendeu que os espaços são organizados de acordo com as necessidades das próprias pessoas que trabalham e estudam na escola.

Ao realizar a atividade na apostila “Achados e perdidos”, comentou que as crianças estavam chorando porque não cuidaram dos seus materiais e que é muito importante cada um cuidar do seu para não perder.

MATEMÁTICA

Propiciamos ao aluno um ambiente de construção de descoberta, de busca, de discussão e de realização de atividades matemáticas.

Durante os registros das atividades da apostila, fez contagem oral, análise, explorou idéias de juntar, tirar, manipulou diferentes tipos de materiais, construir gráficos, adquiriu noções de tamanho (“maior, menor”), etc. Essas atividades propostas contribuíram para o pensar logicamente, a relacionar idéias e a realizar descobertas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário