Infantil
O Daniel mostra-se um pouco tímido em expressar-se verbalmente. Estamos desenvolvendo atividades como: questionamentos, elogios quando relata algumas idéias, brincadeiras de faz-de-conta, músicas; enfim, para que o Daniel possa agir com mais autonomia na hora de relatar suas opiniões, descobertas e conquistas.
Percebemos que o Daniel reconhece todas as letras do alfabeto e consegue fazer o traçado de forma maiúscula correto.
Quando é necessário fazer uso da escrita espontânea em seus registros diários, o aluno sente-se confiante, pois sabe que pode escrever. Ele conta os pedaços sonoros, isto é, as sílabas, e coloca um símbolo (letra) para cada pedaço.
Está começando a acrescentar letras em algumas sílabas.
Ex.: GELADEIRA
“GLADIRA”.
“CSA” – CASA
Consegue perceber a correspondência entre grafema e fonema, isto é, reconhece que existe relação entre o som e a escrita.
Está construindo seu código lingüístico.
Em relação ao lógico-matemático, reconhece os numerais de 0 a 10 e faz correspondência entre escrita e quantidade.
Gosta muito dos momentos em que a brincadeira está presente. E neste momento que mais se realiza, demonstrando suas emoções.
Todas as vezes que estamos desenvolvendo atividades lúdicas no pátio como: jogos, danças, enfim, sempre diz que quer ficar mais para “brincar mais”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário