domingo, 31 de outubro de 2010

Série: 5º ANO DO FUNDAMENTAL.

Disciplina: ENSINO RELIGIOSO

Série: 5º ANO DO FUNDAMENTAL.

P L A N O    D E   C U R S O

OBJETIVO GERAL:
Despertar para a experiência da Transcendência e do Transcendente, que, articulados a outras experiências pessoais e religiosas, orientar na busca de um significado para a existência humana.

ÁREA DE CONHECIMENTO:

Os assuntos contidos nesta série, irão fazer com que os alunos pensem sobre a questão do bem e do mal, presente na vida de todos os seres humanos. A seguir, comentarão sobre dois sentimentos que prejudicam o ser humano: a inveja e a soberba.

Mais adiante, veremos dois valores que transformados em virtude, ajudam o ser humano a desenvolver o que de melhor existe nele: a responsabilidade e a generosidade.

Estudaremos três tipos de religião: O BUDISMO, O JUDAÍSMO E A DOUTRINA ESPÍRITA.

RELAÇÃO DE CONTEÚDOS:

1º TRIMESTRE:

- O ser humano e a presença do bem e do mal em sua vida – ( conceitos de: bem, mal, liberdade, inveja, orgulho e virtudes).

- O ser humano e a liberdade de escolha – ( saber distinguir o certo do errado, o bem do mal; desenvolver o senso crítico e o respeito ás diferentes opiniões).

- O bem e a construção da solidariedade.

- Conseqüências de atitudes soberbas.

- Virtudes nas religiões – (generosidade e responsabilidade).


2º TRIMESTRE:

- “O BUDISMO” – (uma tradição religiosa que incentiva o cultivo de virtudes).

- O Caminho Óctuplo e a busca do bem – (caminho com oito práticas para serem cultivadas no dia-a-dia).

- Conceitos básicos da Doutrina Espírita como reencarnação e livre arbítrio.

- As religiões como diversidade cultural – ( BUDISMO, ESPIRITISMO, JUDAÍSMO, ISLAMISMO E CRISTIANISMO).

3º TRIMESTRE:

- “O Decálogo” – ( dez palavras em que o povo judeu acreditava e que foram dadas por DEUS a Moisés.

- ISLAMISMO e seus ensinamentos – ( cristãos e muçulmanos).

- O CRISTIANISMO na busca do bem.

- JESUS e sua proposta de um mundo novo – ( as características e a proposta de vida de JESUS).

- Momentos celebrativos – ( a importância de celebrar momentos significativos da vida).


METODOLOGIA:

- Projeção de um filme

- Aula expositiva

- Leitura de imagens

- Atividades escritas

- Projeção de um filme

- Aula expositiva

- Leitura de imagens

- Atividades escritas

- Defesas de trabalho

- Dinâmicas, reflexões.

- Dramatizações

- Montagem de cartazes

- Murais


AVALIAÇÃO:

- Exercícios Avaliativos

- Avaliação Trimestral

- Atividades Complementares

- Trabalhos em dupla e em grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário