Disciplina: ENSINO RELIGIOSO
Série: 5º ANO DO FUNDAMENTAL.
P L A N O D E C U R S O
OBJETIVO GERAL:
Despertar para a experiência da Transcendência e do Transcendente, que, articulados a outras experiências pessoais e religiosas, orientar na busca de um significado para a existência humana.
ÁREA DE CONHECIMENTO:
Os assuntos contidos nesta série, irão fazer com que os alunos pensem sobre a questão do bem e do mal, presente na vida de todos os seres humanos. A seguir, comentarão sobre dois sentimentos que prejudicam o ser humano: a inveja e a soberba.
Mais adiante, veremos dois valores que transformados em virtude, ajudam o ser humano a desenvolver o que de melhor existe nele: a responsabilidade e a generosidade.
Estudaremos três tipos de religião: O BUDISMO, O JUDAÍSMO E A DOUTRINA ESPÍRITA.
RELAÇÃO DE CONTEÚDOS:
1º TRIMESTRE:
- O ser humano e a presença do bem e do mal em sua vida – ( conceitos de: bem, mal, liberdade, inveja, orgulho e virtudes).
- O ser humano e a liberdade de escolha – ( saber distinguir o certo do errado, o bem do mal; desenvolver o senso crítico e o respeito ás diferentes opiniões).
- O bem e a construção da solidariedade.
- Conseqüências de atitudes soberbas.
- Virtudes nas religiões – (generosidade e responsabilidade).
2º TRIMESTRE:
- “O BUDISMO” – (uma tradição religiosa que incentiva o cultivo de virtudes).
- O Caminho Óctuplo e a busca do bem – (caminho com oito práticas para serem cultivadas no dia-a-dia).
- Conceitos básicos da Doutrina Espírita como reencarnação e livre arbítrio.
- As religiões como diversidade cultural – ( BUDISMO, ESPIRITISMO, JUDAÍSMO, ISLAMISMO E CRISTIANISMO).
3º TRIMESTRE:
- “O Decálogo” – ( dez palavras em que o povo judeu acreditava e que foram dadas por DEUS a Moisés.
- ISLAMISMO e seus ensinamentos – ( cristãos e muçulmanos).
- O CRISTIANISMO na busca do bem.
- JESUS e sua proposta de um mundo novo – ( as características e a proposta de vida de JESUS).
- Momentos celebrativos – ( a importância de celebrar momentos significativos da vida).
METODOLOGIA:
- Projeção de um filme
- Aula expositiva
- Leitura de imagens
- Atividades escritas
- Projeção de um filme
- Aula expositiva
- Leitura de imagens
- Atividades escritas
- Defesas de trabalho
- Dinâmicas, reflexões.
- Dramatizações
- Montagem de cartazes
- Murais
AVALIAÇÃO:
- Exercícios Avaliativos
- Avaliação Trimestral
- Atividades Complementares
- Trabalhos em dupla e em grupo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário