Observamos a aluna durante o mês de fevereiro e percebemos que mostra-se comunicativa e participativa nas realizações das atividades em que envolvem a linguagem oral, expressando suas idéias, durante as atividades na roda da conversa.
Nas atividades em que necessita expressar-se utilizando seu corpo, como: jogar, pular, correr, rolar, engatinhar, etc., participa com muito interesse.
Nos momentos em que está realizando suas tarefas, envolvendo letras, números, escrita de palavras ou textos, tem falado que está cansada e que não consegue fazer, chegando a chorar, querendo ir sempre ao banheiro, dizendo que está com vontade de urinar.
Percebemos que são momentos difíceis para a Yara, pois a aluna deixa transparecer em sua fisionomia que não quer realizar este tipo de atividade e sim brincar mais.
Quando é questionada para dizer os nomes das letras, não reconhece todas, dizendo nomes diferentes. Ao escrever o traçado, apresenta dificuldade em fazê-lo corretamente.
Em relação à escrita dos números de 0 a 10, ora faz alternadamente, ora não o faz, dizendo que quer ajuda da professora para escrever o traçado do mesmo e algumas vezes tem escrito o traçado dos numerais de maneira espelhada, necessitando um tempo para escrevê-los da maneira correta.
Durante a realização de suas tarefas, percebemos que faltam algumas habilidades necessárias para dar continuidade ao seu aprendizado: reconhecimento das letras, coordenação motora fina, organização espacial, concentração e maturidade emocional.
Partindo dessas observações, acreditamos que se a Yara freqüentar o Infantil II, passará a realizar suas tarefas com mais autonomia, segurança de forma tranqüila e feliz e com muito mais aprendizado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário