DISCIPLINA: ENSINO RELIGIOSO
PLANO DE CURSO
Objetivo Geral
Os objetivos dos capítulos é refletir com os alunos o seu processo de desenvolvimento. Ele não pretende ser um instrumento completo muito cercear sua criatividade e a própria dinâmica da vida à qual devemos estar atentos, se quisermos falar a partir da vida e para a vida.
Área de Conhecimento: Ensino Religioso.
Capítulo 1. Eu me desenvolvo e evoluo em família.
• Vamos fazer!
• Infância
• Você sabia?
• Carlos Drummond.
• Robson Crusoé.
• Ampliando meus conhecimentos.
• Quem divide multiplica.
• Para fazer com calma, em casa.
• Registrando a minha pesquisa.
• Registrando a pesquisa feita por meus colegas.
Capítulo 2. Eu me desenvolvo e evoluo, aprendendo a fazer escolhas.
• Conversando, a gente se entende
• Vamos fazer?
• Ampliando meus conhecimentos.
• Canção para alegrar o nosso coração.
• Valsinha do Zaqueu.
• Brincando, também se aprende.
• Para fazer com calma, em casa.
Capítulo 3. Eu me desenvolvo e evoluo, ampliando meus conhecimentos.
• Voltando à vossa conversa inicial;
• Vamos dar mais um exemplo que pode ajudar;
• Uma canção para alegrar o nosso coração;
• A sementinha;
• Sendo repórter;
• Para fazer com calma, em casa.
Capítulo 4. Assumindo a cidadania.
• Iniciando a conversa;
• Indo mais longe;
• Agora, é com você;
• Conversando, agente se entende;
• Continuando a conversa;
• Trabalho em grupos;
• Ampliando meus conhecimentos;
• Atividades;
• Avaliando a aprendizagem.
Capítulo 5. Na escola posso fazer amigos.
• Trabalhando em grupo;
• Indo mais longe;
• Brincando também se aprende;
• Uma história verdadeira;
• Para refletir individualmente.
Capítulo 6. O Brasil e sua gente.
• Agora, é com a dupla;
• Agora, é com você;
• Conversando, a gente se entende;
• Agora, é com você;
• Refletindo sobre o que já aprendemos;
• A história da luta das cores;
• Agora, é com você;
• Avaliando.
Capítulo 7. As crenças dos povos indígenas.
• Iniciando a conversa;
• Parque Nacional do Xingu;
• Um pouco das crenças dos povos indígenas;
• Você sabia?
• Avaliando o que você aprendeu.
Capítulo 8. As crenças trazidas pelos portugueses.
• Iniciando a conversa;
• Entendendo o nome;
• Trabalho em grupos;
• Brincando, também se aprende;
• Você sabia?
• Avaliando o que você aprendeu.
Capítulo 9. As crenças que vieram na áfrica.
• Agora é com você;
• Brincando, também se aprende;
• Avaliando sua aprendizagem.
Metodologia
• Leitura;
• Dramatizar a história;
• Montar painel;
• Relacionar as diversas maneiras de como podemos andar com Jesus ( conversa informal na capela).
• Pintura e desenho;
• Ler e interpretar algumas história Bíblica.
Avaliação
• Pesquisa em grupo;
• Exercícios em classe;
• Trabalho realizado com os pais;
• Apresentação do trabalho para a turma;
• Participação das aulas;
• Avaliação na sala de aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário