PROJETO DE ENSINO E APRENDIZAGEM – PLANO DE AULA
TEMÁTICA: Prática de leitura
MODALIDADE DE ENSINO: Ensino Fundamental
ATIVIDADES PERMANENTES
PROFESSORA ESTAGIÁRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS:
Simone Helen Drumond de Carvalho
O professor é aquele que apresenta as diferentes possibilidades de leitura: tudo e mais um pouco! Livros, poemas, notícias, receitas, paisagens, imagens, partituras, sons, gestos, corpos em movimento, mapas, gráficos, símbolos, o mundo enfim. Ele poderá contribuir no desenvolvimento da capacidade de interpretar e estabelecer significados dos diferentes textos, criando e promovendo variadas experiências, situações novas, que levem a uma utilização diversificada do ler/escrever. Isso tornará possível a formação de uma geração de leitores capazes de dominar as múltiplas formas de linguagem e de reconhecer os variados e inovadores recursos tecnológicos, disponíveis para a comunicação humana no dia a dia.
Ler e escrever são tarefas na escola, privilegiadamente em cada sala de aula, mas também no pátio, na biblioteca, no refeitório, enfim a escola vista como espaço de estímulo às diferentes relações com a leitura. A biblioteca passa a ser concebida como lugar em que se estimula a circulação e a transferência da informação, que favorece a convivência dos diferentes segmentos da comunidade escolar, pertencendo, portanto, a todos os usuários e, ao mesmo tempo, não sendo propriedade de uns ou de outros.
Disciplina: Língua Portuguesa
Conteúdo: Alfabetizando por meio do texto
Objetivos
• Refletir sobre o funcionamento do sistema alfabético de escrita.
• Acionar estratégias de leitura que permitam descobrir o que está escrito e onde (seleção, antecipação e verificação).
• Estabelecer correspondência entre a pauta sonora e a escrita do texto.
• Usar o conhecimento sobre o valor sonoro das letras (quando já sabido) ou trabalhar em parceria com quem faz uso do valor sonoro convencional (quando ainda não sabido).
Série: 1º e 2º Anos ou demais séries com alunos não alfabetizados.
Tempo Estimado: Uma aula de 40 minutos em dias alternados aos de atividades de escrita, durante todo o ano.
Material necessário: Textos poéticos (parlendas, poemas, quadrinhas e canções).
Atividades
• Seqüência didática: Leitura para refletir sobre a escrita
• Atividade permanente: leitura de títulos
Vídeo
• Oficina do projeto Letras de Luz, programa de incentivo ou outro do acervo da escola ou professor que contemple os mesmos objetivos.
Desenvolvimento
1ª ETAPA – Data .../..../.... - Selecione parlendas, poemas, quadrinhas e canções que considere interessantes. Distribua uma cópia para cada estudante e leia com a classe. Para que os leitores não-convencionais participem da atividade, garanta que saibam o texto de cor.
2ª ETAPA – Data .../..../.... - Informe onde se inicia o texto e proponha que todos leiam juntos, acompanhando o que está escrito com o dedo enquanto cantam ou recitam. O desafio será ajustar o falado ao escrito.
3ª ETAPA – Data .../..../.... - Peça que procurem algumas palavras e socializem com o grupo as pistas usadas para encontrá-las. Faça com que justifiquem as escolhas e explicitem o procedimento para descobrir o que estava escrito. Nessas atividades são utilizados textos que já se sabe de cor para antecipar o que está escrito e letras e partes de palavras conhecidas para verificar escolhas.
4ª ETAPA – Data .../..../.... - Uma variação da atividade é entregar as poesias recortadas em versos ou em palavras e pedir que sejam ordenadas. Para dar conta da tarefa, a garotada terá de acionar os conhecimentos que possui sobre o texto, os procedimentos de leitura já adquiridos e utilizar pistas gráficas (letras iniciais, finais etc.).
Avaliação
Registre suas observações sobre a participação dos pequenos: quais foram as pistas utilizadas e como eles justificaram escolhas. Anote também quais foram as suas intervenções mais importantes para a orientação da turma. Essas observações são fundamentais para o planejamento das atividades que virão a seguir.
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