Série: 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
P L A N O D E C U R S O
OBJETIVO GERAL:
Propiciar o aprofundamento de valores cristãos, a partir de suas vivências significativas, de seus questionamentos e indagações.
Também, irá fortalecer e favorecer uma prática de estudos e discussões capazes de garantir aos alunos, a possibilidade de traçar seu projeto de vida, apoiado na dimensão religiosa.
ÁREA DE CONHECIMENTO:
O Ensino Religioso, disciplina escolar, desenvolve-se como uma área de conhecimento que recobre uma das manifestações mais antigas, diversificadas e ricas dos seres e dos grupos humanos: o Fenômeno Religioso.
No 4º ano, estudaremos a comunicação que o ser humano estabelece com si mesmo, com os outros e com o mundo. O aluno é convidado a pensar sobre a comunicação com DEUS que pode acontecer pela pertença a uma religião.
Também, estudaremos a história do Cristianismo, do Judaísmo e do Islamismo; o processo de formação dos textos sagrados, os livros contidos e seus respectivos conteúdos.
As Festas Religiosas são vistas como meio de comunicação com DEUS e com as pessoas pertencentes a uma mesma religião ou tradição religiosa.
RELAÇÃO DE CONTEÚDOS:
1º TRIMESTRE:
- As religiões monoteístas e seus livros sagrados – (JUDAÍSMO, CRISTIANISMO e ISLAMISMO).
- O texto sagrado do Judaísmo: A Torah, os Neviim e os Ketuvim.
- A origem do Cristianismo e suas ramificações na história.
- Os livros que compõem o Novo Testamento.
- O Islamismo – (história, fundador e principais ensinamentos).
2º TRIMESTRE:
- O ser humano e a comunicação – ( linguagem verbal e não verbal).
- Tipos de linguagem – ( falada, escrita e gestual).
- O surgimento da escrita.
- A comunicação interpessoal – ( relação entre duas ou mais pessoas).
- As religiões e a comunicação com DEUS.
- O ser humano e a sua interferência no mundo – ( explicação do significado da vida, comentário do SER que deu existência a tudo, DEUS).
- Ampliando meus conhecimentos – ( significados de doutrina, comunidade, ética e ritos).
3º TRIMESTRE:
- As Festas Religiosas – (percepção das festas como meios de cultivar a comunicação com os irmãos de fé e com DEUS).
- Tipos de festas e seus significados – ( festas judaicas; festas islâmicas e festas cristãs).
METODOLOGIA:
- Projeção de um filme
- Aula expositiva
- Leitura de imagens
- Atividades escritas
- Defesas de trabalho
- Dinâmicas, reflexões.
- Dramatizações
- Montagem de cartazes
- Murais
AVALIAÇÃO:
- Exercícios Avaliativos
- Avaliação Trimestral
- Atividades Complementares
- Trabalhos em dupla e em grupo.
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