terça-feira, 12 de outubro de 2010

TEMÁTICA: Leitura de textos informativos

PROJETO DE ENSINO E APRENDIZAGEM – PLANO DE AULA

TEMÁTICA: Leitura de textos informativos

MODALIDADE DE ENSINO: Ensino Fundamental

ATIVIDADES PERMANENTES

PROFESSORA ESTAGIÁRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS:

Simone Helen Drumond de Carvalho



A leitura nos permite viajar, conhecer gente, costumes e diversas culturas sem sair do lugar? Será que é possível conhecer os segredos e os mistérios do mundo sem a leitura?

Dentre as experiências de vida das pessoas, a leitura aparece como uma das mais adequadas para fazê-las viajar, conhecer e encontrar sentido na vida. Este sentido vem, em grande parte, do conhecimento e do modelo que a família passa na infância. Estimular o apreço pelo livro e pela literatura é despertar também o interesse pela informação.

As Teorias da Leitura oferecem várias maneiras de se ler um texto, mas a leitura vai depender de como se lê e do momento histórico do discurso.

Pode-se dizer ainda que um texto é um jogo de estratégias mais ou menos como pode ser a disposição de um exército para uma batalha (ECO, 1984, p.9).

Área do Conhecimento: Língua Portuguesa

Conteúdo: Leitura de textos informativos

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• Acervo de livros, revistas e jornais que circulam na escola e na comunidade dos educandos.

• Ambulantes e pedintes lêem livros nas ruas.

• Leitura não pode ser só folia.

• Roger Chartier: o especialista em história da leitura.

Atividades permanentes

• Aprendendo a ler textos jornalísticos

Objetivos

• Ouvir o professor ler em voz alta para saber mais sobre um tema.

• Familiarizar-se com textos informativos (divulgação científica) de circulação social.

• Aprender procedimentos que leitores experientes usam ao procurar informações nos textos.

Conteúdo

• Descoberta e uso de outros elementos, além das ilustrações, que dão pistas para localizar informações nos textos (uso do índice, títulos e subtítulos, chamadas etc.).

Série: 1º e 2º Ano do Ensino Fundamental

Tempo estimado: Uma aula ou conforme a necessidade do professor

Material necessário: Livros, revistas, jornais ou enciclopédias.

Desenvolvimento

• 1ª etapa – Data ...../...../......

Selecione um tema de interesse de seus alunos (ou um aspecto do tema de um projeto que estão realizando). Escolha um que permita relacionar os conhecimentos apresentados ali com os saberes prévios. Selecione fontes com ilustrações, subtítulos e/ou índice. No caso de revistas, chamadas para o artigo em questão. Antecipe algumas das intervenções que fará durante a aula.

• 2ª etapa – Data ...../...../......

Retome com a turma conhecimentos já adquiridos sobre o tema. Leia o índice e/ou títulos e subtítulos e/ou chamada para o artigo, apresente ilustrações. Compartilhe com as crianças por que escolheu aquele portador de texto específico e peça que elas façam antecipações sobre o que esperam encontrar naquele texto.

• 3ª etapa – Data ...../...../......

Assuma o papel de leitor experiente, dividindo com os estudantes procedimentos que usa quando lê um texto informativo para saber mais a respeito de um tema. Durante a leitura, escolha alguns parágrafos para reler e comente o significado de expressões importantes. Volte a ler algumas passagens explicativas de certas expressões que ajudam a entender outras passagens do texto. Enfatize alguns trechos, com o tom de sua voz, para que as crianças prestem atenção.

• 4ª etapa – Data ...../...../......

Terminada a leitura, peça que os alunos comentem o que compreenderam ao ouvir o texto, relacionando as interpretações de uns e de outros, quando complementares. Diante de interpretações discrepantes ou contraditórias, discuta o tema, peça justificativa e retome a leitura, relendo partes que ajudam a esclarecer as questões levantadas pelas crianças.

Avaliação

Da mesma forma como ocorre com bons leitores, ao ler textos de divulgação científica de circulação social, não se espera que as crianças compreendam tudo o que escutaram.

O objetivo é saber mais do que se sabia antes e compreender que muitas vezes a leitura de um texto informativo sana algumas dúvidas, mas cria outras, que nos levam a outros textos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ECO, Umberto. Conceito de texto. São Paulo: EDUSP, 1984.
http://simonehelendrumond.blogspot.com/
simone_drumond@hotmailcom

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