DISCIPLINA: ARTE
OBJETIVOS GERAIS
Conhecer e adquirir hábitos e procedimentos específicos para desenvolver aptidão artística, pois o 1° Ano encontra-se em um período de transição do aluno da educação infantil para o ensino fundamental. Em muitos casos, esse ano representa a entrada da criança no ambiente escolar. Trata-se de uma idade em que a criança ainda não alfabetizada, pelo menos não totalmente, utiliza a linguagem visual com muito mais freqüência.
Expressar e saber comunicar-se em Arte é uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a reflexão, afetividade de modos particulares de realizar e de fluir produções artísticas. Desenhar é, claramente, uma forma de estar no mundo e de se comunicar com ele, assim como de reinterpretá-lo. Contudo, a criança ainda o faz de maneira intuitiva. Cabe ao professor introduzir alguns conceitos básicos de arte, possibilitar experiências visuais e artísticas, ampliar o repertorio e disponibilizar técnicas e materiais. Tudo isso num caráter bastante lúdico que aproveite o envolvimento natural dos alunos, ramificando assim a arte em conceitos e conteúdos.
Compreender e saber identificar a arte como fato histórico contextualizado na diversidade étnico-cultural, conhecendo e respeitando, e podendo observar as produções presentes no entorno, assim como as demais do patrimônio cultural e do universo natural, identificando a existência de diferenças nos padrões artísticos e estéticos.
Observar as relações entre o homem e a realidade com interesse e curiosidade, exercitando a discussão, indagando, argumentando e apreciando Arte de modo sensível.
Expressar-se e comunicar-se através das artes visuais.
Estimular a sensibilidade artística dos alunos através da arte.
Compreender e saber identificar a arte como fato histórico contextualizando com diversas culturas.
CONTEÚDOS E CONCEITOS
1° ano do Ensino Fundamental I
Conteúdo do 1º Semestre
ARTES VISUAIS
Exploração dos espaços bidimensionais e tridimensionais na realização de seus projetos artísticos.
Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e dos elementos das linguagens visuais: ponto, linha, cor, forma, volume e textura.
Exploração e manipulação de diferentes materiais.
Respeito com os objetos produzidos individualmente e em grupo.
Exploração e contextualização das atividades de CALEIDOSCOPIO.
ARTES CÊNICAS
Organização da ação dramática a partir da histórias: fatos vividos e imaginados contos de fadas.
Representação através de mímica e dramatização.
ARTE MÚSICAL
Participação em jogos e brincadeiras que envolvam a dança e/ou a improvisação musical.
Repertório de canções para desenvolver memória musical.
Escuta de obra musical de diversos gêneros, estilos, épocas e culturas, da reprodução musical brasileira e de outros povos (africanos e indígenas).
PROJETO – Visita ao Museu do Índio / ESPAÇO AMAZÔNIA (SEMANA DOS POVOS INDIGENAS) – Exposição de um banner fotográfico.
1° ano do Ensino Fundamental I
Conteúdo do 2º Semestre
ARTES VISUAIS
Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar etc.
Apreciação e compreensão observação das suas produções e das produções dos outros;
Conhecimento da diversidade cultural de produções artísticas, como desenhos, pinturas, esculturas, construção, colagens músicas, danças (Africana e indígena).
Exploração de materiais naturais para pintura.
Exploração e contextualização das atividades de CALEIDOSCOPIO.
ARTES CÊNICAS
Encenar de aspectos relevantes a cultura africana e indígena.
ARTE MÚSICAL
Informações sobre as obras ouvidas e sobre seus compositores para iniciar seus conhecimentos sobre a produção musical.
Maninulação de instrumentos musicais indígenas.
PROJETO – Cartaz dos trabalhos artísticos do ano letivo para (MOSTRA CULTURAL DOS TRABALHOS DO ENSINO FUNDAENTAL I )
METODOLOGIA GERAL
• Confabulações sobre o valor da linguagem artística para identificação da nossa identidade no mundo e na arte.
• Diálogos e debates na turma.
• Regras para o bom funcionamento das aulas na disciplina - diálogos e debates.
• Conhecimento da organização e funcionamento dos cadernos da disciplina de arte.
• Leitura pelo professor e alunos do contexto artístico que compõem o livro da série e comentário dos mesmos, para relacionar os conteúdos do livro com as vivências dos alunos.
• Leitura de textos, imagens, reproduções e construções artísticas produzidas pelos alunos.
• Observação e descrição de idéias artísticas.
• Exercícios afins.
• Seleção de informação essencial: enciclopédias, dicionário, livros, revistas e pesquisas na Internet.
• Leitura e exploração (vocabular, ideológica e gramatical) dos textos e imagens artísticas.
• Distinção das características próprias dos textos que envolvem as atividades do livro de arte, lendo-os e escrevendo-os: conto popular, descritivo, em diálogo, carta, postal, biografia, etc.
• Ficha de leitura e de atividades artísticas.
• Revisão de conhecimentos, através de questionários, fichas de trabalho, exercícios, avaliações, etc.
• Descrição oral e escrita de episódios vividos ou imaginados.
• Participação construtiva em trabalhos de grupo e projetos.
• Aula expositiva.
• Música e dramatização.
• Atendimento individual
• Projeção em data show
• Estudo dirigido.
• Leitura em grupo.
• Projeção em filmes.
• Exercício oral.
• Jogos e Recreação.
• Confecção de cartazes ou painel.
• Dinâmicas e argüições.
AVALIAÇÃO
A avaliação acontece no processo diário de ensino e aprendizagem. Cada atividade, pesquisas, apresentações realizadas pelos alunos tem como objetivo específico a aquisição de determinado conhecimento adquirido. Neste sentido serão utilizados os seguintes recursos avaliativos:
• Diagnóstico – leitura, compreensão dos textos lidos, expressão oral, expressão escrita e domínio do conhecimento explicita da Língua.
• Auto avaliação.
• Todos os indicadores apresentados no dispositivo de avaliação do regimento da escola, através da observação, avaliação escrita, resolução de exercícios, fichas de trabalho (individuais e em grupo).
• Comportamento - Aspectos sócio-afetivos (participação, assiduidade, etc...)
• Pesquisas (individuais e grupo).
• Participação e responsabilidade.
• Portfólio.
• Elaboração de fichas de critérios de avaliações.
• Avaliação escrita.
• Atividades cênicas.
• Pesquisa.
• Auto – avaliação.
• Observação direta.
• Exposições.
• Atividades do livro e caderno de arte.
Não gostei!!!
ResponderExcluirParabéns!
ResponderExcluirSeu trabalho é fantástico!
Minha gratidão.
Trabalho maravilhoso!
ResponderExcluirBom dia. Aqui é a profª Eliana de Arte. Se você tiver um plano anula/ semestral de Arte do2º anos iniciais/Ensino Fundamental. Você pode mandar no meu email? ianiramos2010@gmail.com
ResponderExcluir