sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Plano Anual de Arte 1º Ano - Plano Semestral - SIMONE HELEN DRUMOND

DISCIPLINA: ARTE


OBJETIVOS GERAIS

Conhecer e adquirir hábitos e procedimentos específicos para desenvolver aptidão artística, pois o 1° Ano encontra-se em um período de transição do aluno da educação infantil para o ensino fundamental. Em muitos casos, esse ano representa a entrada da criança no ambiente escolar. Trata-se de uma idade em que a criança ainda não alfabetizada, pelo menos não totalmente, utiliza a linguagem visual com muito mais freqüência.

Expressar e saber comunicar-se em Arte é uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a reflexão, afetividade de modos particulares de realizar e de fluir produções artísticas. Desenhar é, claramente, uma forma de estar no mundo e de se comunicar com ele, assim como de reinterpretá-lo. Contudo, a criança ainda o faz de maneira intuitiva. Cabe ao professor introduzir alguns conceitos básicos de arte, possibilitar experiências visuais e artísticas, ampliar o repertorio e disponibilizar técnicas e materiais. Tudo isso num caráter bastante lúdico que aproveite o envolvimento natural dos alunos, ramificando assim a arte em conceitos e conteúdos.

 Compreender e saber identificar a arte como fato histórico contextualizado na diversidade étnico-cultural, conhecendo e respeitando, e podendo observar as produções presentes no entorno, assim como as demais do patrimônio cultural e do universo natural, identificando a existência de diferenças nos padrões artísticos e estéticos.

 Observar as relações entre o homem e a realidade com interesse e curiosidade, exercitando a discussão, indagando, argumentando e apreciando Arte de modo sensível.

 Expressar-se e comunicar-se através das artes visuais.

 Estimular a sensibilidade artística dos alunos através da arte.

 Compreender e saber identificar a arte como fato histórico contextualizando com diversas culturas.

CONTEÚDOS E CONCEITOS

1° ano do Ensino Fundamental I

Conteúdo do 1º Semestre

ARTES VISUAIS

Exploração dos espaços bidimensionais e tridimensionais na realização de seus projetos artísticos.

Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e dos elementos das linguagens visuais: ponto, linha, cor, forma, volume e textura.

Exploração e manipulação de diferentes materiais.

Respeito com os objetos produzidos individualmente e em grupo.

Exploração e contextualização das atividades de CALEIDOSCOPIO.

ARTES CÊNICAS

Organização da ação dramática a partir da histórias: fatos vividos e imaginados contos de fadas.

Representação através de mímica e dramatização.

ARTE MÚSICAL

Participação em jogos e brincadeiras que envolvam a dança e/ou a improvisação musical.

Repertório de canções para desenvolver memória musical.

Escuta de obra musical de diversos gêneros, estilos, épocas e culturas, da reprodução musical brasileira e de outros povos (africanos e indígenas).

PROJETO – Visita ao Museu do Índio / ESPAÇO AMAZÔNIA (SEMANA DOS POVOS INDIGENAS) – Exposição de um banner fotográfico.

1° ano do Ensino Fundamental I

Conteúdo do 2º Semestre

ARTES VISUAIS

Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar etc.

Apreciação e compreensão observação das suas produções e das produções dos outros;

Conhecimento da diversidade cultural de produções artísticas, como desenhos, pinturas, esculturas, construção, colagens músicas, danças (Africana e indígena).

Exploração de materiais naturais para pintura.

Exploração e contextualização das atividades de CALEIDOSCOPIO.

ARTES CÊNICAS

Encenar de aspectos relevantes a cultura africana e indígena.

ARTE MÚSICAL

Informações sobre as obras ouvidas e sobre seus compositores para iniciar seus conhecimentos sobre a produção musical.

Maninulação de instrumentos musicais indígenas.

PROJETO – Cartaz dos trabalhos artísticos do ano letivo para (MOSTRA CULTURAL DOS TRABALHOS DO ENSINO FUNDAENTAL I )

METODOLOGIA GERAL

• Confabulações sobre o valor da linguagem artística para identificação da nossa identidade no mundo e na arte.

• Diálogos e debates na turma.

• Regras para o bom funcionamento das aulas na disciplina - diálogos e debates.

• Conhecimento da organização e funcionamento dos cadernos da disciplina de arte.

• Leitura pelo professor e alunos do contexto artístico que compõem o livro da série e comentário dos mesmos, para relacionar os conteúdos do livro com as vivências dos alunos.

• Leitura de textos, imagens, reproduções e construções artísticas produzidas pelos alunos.

• Observação e descrição de idéias artísticas.

• Exercícios afins.

• Seleção de informação essencial: enciclopédias, dicionário, livros, revistas e pesquisas na Internet.

• Leitura e exploração (vocabular, ideológica e gramatical) dos textos e imagens artísticas.

• Distinção das características próprias dos textos que envolvem as atividades do livro de arte, lendo-os e escrevendo-os: conto popular, descritivo, em diálogo, carta, postal, biografia, etc.

• Ficha de leitura e de atividades artísticas.

• Revisão de conhecimentos, através de questionários, fichas de trabalho, exercícios, avaliações, etc.

• Descrição oral e escrita de episódios vividos ou imaginados.

• Participação construtiva em trabalhos de grupo e projetos.

• Aula expositiva.

• Música e dramatização.

• Atendimento individual

• Projeção em data show

• Estudo dirigido.

• Leitura em grupo.

• Projeção em filmes.

• Exercício oral.

• Jogos e Recreação.

• Confecção de cartazes ou painel.

• Dinâmicas e argüições.

AVALIAÇÃO

A avaliação acontece no processo diário de ensino e aprendizagem. Cada atividade, pesquisas, apresentações realizadas pelos alunos tem como objetivo específico a aquisição de determinado conhecimento adquirido. Neste sentido serão utilizados os seguintes recursos avaliativos:

• Diagnóstico – leitura, compreensão dos textos lidos, expressão oral, expressão escrita e domínio do conhecimento explicita da Língua.

• Auto avaliação.

• Todos os indicadores apresentados no dispositivo de avaliação do regimento da escola, através da observação, avaliação escrita, resolução de exercícios, fichas de trabalho (individuais e em grupo).

• Comportamento - Aspectos sócio-afetivos (participação, assiduidade, etc...)

• Pesquisas (individuais e grupo).

• Participação e responsabilidade.

• Portfólio.

• Elaboração de fichas de critérios de avaliações.

• Avaliação escrita.

• Atividades cênicas.

• Pesquisa.

• Auto – avaliação.

• Observação direta.

• Exposições.

• Atividades do livro e caderno de arte.

4 comentários:

  1. Bom dia. Aqui é a profª Eliana de Arte. Se você tiver um plano anula/ semestral de Arte do2º anos iniciais/Ensino Fundamental. Você pode mandar no meu email? ianiramos2010@gmail.com

    ResponderExcluir