DISCIPLINA: ARTE
OBJETIVOS GERAIS
Interagir com materiais, instrumentos e procedimentos variados (artes visuais, dança, música, teatro) experimentando-os, conhecendo-os de modo a utilizá-los nos trabalhos pessoais.
Edificar uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal e conhecimentos estéticos, respeitando a própria produção dos colegas, no percurso de criação que abriga uma multiplicidade de procedimentos e soluções.
Compreender e saber identificar a arte como fato histórico contextualizado na diversidade étnico-cultural, conhecendo e respeitando, e podendo observar as produções presentes no entorno, assim como as demais do patrimônio cultural e do universo natural, identificando a existência de diferenças nos padrões artísticos e estéticos.
Observar as relações entre o homem e a realidade com interesse e curiosidade, exercitando a discussão, indagando, argumentando e apreciando Arte de modo sensível.
Expressar-se e comunicar-se através das artes visuais.
Estimular a sensibilidade artística dos alunos através da arte.
Compreender e saber identificar a arte como fato histórico contextualizando com diversas culturas.
CONTEÚDOS E CONCEITOS
1º TRIMESTRE
ARTES VISUAIS
Arte e o belo: Conceitos e elementos (mensagem, beleza, harmonia e equilíbrio);
Contemplar o belo na concepção africana;
Elementos das linguagens visuais: ponto, linha, cor, forma, volume, textura, etc.;
ARTES CÊNICAS
Dança: improvisadas e coreografadas, e danças rituais da cultura africana e indígena;
Organização da ação dramática, a partir da história: fatos vividos e imaginados, contos de fadas;
MÚSICA
Reconhecimento e utilização expressiva, em contextos musicais das diferentes características geradas pelo silêncio e pelos sons: altura (graves ou agudos) duração (curtos e longos), intensidade (fracos ou fortes) e timbre.
PROJETO – Visita ao Museu do Índio / ESPAÇO AMAZÔNIA (SEMANA DOS POVOS INDIGENAS) – Exposição de um banner fotográfico.
2º TRIMESTRE
ARTES VISUAIS
Imagens, fotografias, gravuras, vídeo, cinema, focalizando a cultura indígena e africana, etc.
Apreciação e observação das suas produções e das produções dos outros.
ARTES CÊNICAS
Mímica e dramatização de músicas de variados gêneros, estilos e épocas e culturas ( indígena e africana ).
Jogos, brincadeiras e cantigas de roda.
MÚSICA
Conhecer obra musical de diversos gêneros, estilos, épocas e culturas, da reprodução musical brasileira e de outros povos países.
PROJETO – Álbum de reproduções artísticas
3º TRIMESTRE
ARTES VISUAIS
Mosaicos, jogos lúdicos, dobraduras e sucatas.
Artesanato indígena.
ARTES CÊNICAS
Rituais dos povos indígenas do Amazonas.
MÚSICA
Influência da cultura africana e indígena na música brasileira.
PROJETO – Cartaz dos trabalhos artísticos do ano letivo para (MOSTRA CULTURAL DOS TRABALHOS DO ENSINO FUNDAENTAL I )
METODOLOGIA GERAL
• Confabulações sobre o valor da linguagem artística para identificação da nossa identidade no mundo e na arte.
• Diálogos e debates na turma.
• Regras para o bom funcionamento das aulas na disciplina - diálogos e debates.
• Conhecimento da organização e funcionamento dos cadernos da disciplina de arte.
• Leitura pelo professor e alunos do contexto artístico que compõem o livro da série e comentário dos mesmos, para relacionar os conteúdos do livro com as vivências dos alunos.
• Leitura de textos, imagens, reproduções e construções artísticas produzidas pelos alunos.
• Observação e descrição de idéias artísticas.
• Exercícios afins.
• Seleção de informação essencial: enciclopédias, dicionário, livros, revistas e pesquisas na Internet.
• Leitura e exploração (vocabular, ideológica e gramatical) dos textos e imagens artísticas.
• Distinção das características próprias dos textos que envolvem as atividades do livro de arte, lendo-os e escrevendo-os: conto popular, descritivo, em diálogo, carta, postal, biografia, etc.
• Ficha de leitura e de atividades artísticas.
• Revisão de conhecimentos, através de questionários, fichas de trabalho, exercícios, avaliações, etc.
• Descrição oral e escrita de episódios vividos ou imaginados.
• Participação construtiva em trabalhos de grupo e projetos.
• Aula expositiva.
• Música e dramatização.
• Atendimento individual
• Projeção em data show
• Estudo dirigido.
• Leitura em grupo.
• Projeção em filmes.
• Exercício oral.
• Jogos e Recreação.
• Confecção de cartazes ou painel.
• Dinâmicas e argüições.
AVALIAÇÃO
A avaliação acontece no processo diário de ensino e aprendizagem. Cada atividade, pesquisas, apresentações realizadas pelos alunos tem como objetivo específico a aquisição de determinado conhecimento adquirido. Neste sentido serão utilizados os seguintes recursos avaliativos:
• Diagnóstico – leitura, compreensão dos textos lidos, expressão oral, expressão escrita e domínio do conhecimento explicita da Língua.
• Auto avaliação.
• Todos os indicadores apresentados no dispositivo de avaliação do regimento da escola, através da observação, avaliação escrita, resolução de exercícios, fichas de trabalho (individuais e em grupo).
• Comportamento - Aspectos sócio-afetivos (participação, assiduidade, etc...)
• Pesquisas (individuais e grupo).
• Participação e responsabilidade.
• Portfólio.
• Elaboração de fichas de critérios de avaliações.
• Avaliação escrita.
• Atividades cênicas.
• Pesquisa.
• Auto – avaliação.
• Observação direta.
• Exposições.
• Atividades do livro e caderno de arte.
muito bom!
ResponderExcluirExcelente!
ResponderExcluirÓtimo!!
ResponderExcluir