sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Plano Anual de História - 1º Trimestre

OBJETIVOS GERAIS: Reconhecer e valorizar a diversidade étnica e cultural em diferentes tempos e espaços como elemento formador do conhecimento histórico;


Identificar documentos históricos e fontes de informações e reconhecer algumas de suas funções;

Reconhecer permanências e transformações no modo de vida por meio da comparação de aspectos como economia, manifestações culturais, relações sociais nos vários espaços de convívio social no passado e no presente.

CONTEÚDOS E CONCEITOS DO 1° TRIMESTRE

UNIDADE I – AS PESSOAS, AS TRILHAS E OS TEMPOS

• Capítulo 1 – As pessoas e os lugares

• Nomes de lugares (oficiais / populares);

• História de lugares ( fotos, documentos oficiais, depoimentos);

• Lugares com nome de pessoas, que contam história dos lugares;

• Nomeando lugares ( Origem: como surgem os lugares/ Função: para que serve o nome dos lugares/ Todo lugar tem direito de ter um nome;

• Capítulo 2 – O vaivém de pessoas

• Tempo e rotina das pessoas e lugares ( passado e presente); Características de cada lugar, pessoa no seu tempo da vida ( RUA);

• Manifestações nas ruas ( contentes e descontentes), acontecimentos permanentes e ocasionais;

• Permanências e mudanças/ transformações das ruas (influência dos acontecimentos/ pessoais/ outros);

• Capítulo 3 – Ponto de encontros

• Grupo de convivência (vizinhança);

• Mudança e permanências na forma de abastecimentos comerciais e lazer: feira, lojas, shopping, etc;

• Mudanças e permanências: locais de encontro (passado e presente); acontecimentos nos locais de encontro (praça, mercado, feira, cemitério, escola, hospitais, etc)

METODOLOGIA GERAL:

• Aulas expositivas;

• Leitura coletiva e individual de texto;

• Leitura de imagens;

• Produção de texto;

• Registro de informações;

• Discussão e reflexão de temas e textos;

• Levantamento de hipóteses;

• Confecção de desenhos, pinturas, recortes e colagens;

• Elaboração de questionamentos, indagações, entrevistas e participação em palestras;

• Confecção de cartazes;

• Pesquisa em livros e sites;

• Desenvolvimento de experiências; análise de gráficos e tabelas;

• Filmes; roda de conversa;

• Brincadeiras e jogos

• Realização de atividades escritas individualmente, em dupla ou em grupos.

AVALIAÇÃO:

• Através de observações diárias dos aspectos cognitivos, sócio-emocional e motor (convívio, participação e responsabilidade);

• Seminários;

• Trabalhos;

• Avaliações Trimestrais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário