OBJETIVOS GERAIS: Reconhecer e valorizar a diversidade étnica e cultural em diferentes tempos e espaços como elemento formador do conhecimento histórico;
Identificar documentos históricos e fontes de informações e reconhecer algumas de suas funções;
Reconhecer permanências e transformações no modo de vida por meio da comparação de aspectos como economia, manifestações culturais, relações sociais nos vários espaços de convívio social no passado e no presente.
CONTEÚDOS E CONCEITOS DO 1° TRIMESTRE
UNIDADE I – AS PESSOAS, AS TRILHAS E OS TEMPOS
• Capítulo 1 – As pessoas e os lugares
• Nomes de lugares (oficiais / populares);
• História de lugares ( fotos, documentos oficiais, depoimentos);
• Lugares com nome de pessoas, que contam história dos lugares;
• Nomeando lugares ( Origem: como surgem os lugares/ Função: para que serve o nome dos lugares/ Todo lugar tem direito de ter um nome;
• Capítulo 2 – O vaivém de pessoas
• Tempo e rotina das pessoas e lugares ( passado e presente); Características de cada lugar, pessoa no seu tempo da vida ( RUA);
• Manifestações nas ruas ( contentes e descontentes), acontecimentos permanentes e ocasionais;
• Permanências e mudanças/ transformações das ruas (influência dos acontecimentos/ pessoais/ outros);
• Capítulo 3 – Ponto de encontros
• Grupo de convivência (vizinhança);
• Mudança e permanências na forma de abastecimentos comerciais e lazer: feira, lojas, shopping, etc;
• Mudanças e permanências: locais de encontro (passado e presente); acontecimentos nos locais de encontro (praça, mercado, feira, cemitério, escola, hospitais, etc)
METODOLOGIA GERAL:
• Aulas expositivas;
• Leitura coletiva e individual de texto;
• Leitura de imagens;
• Produção de texto;
• Registro de informações;
• Discussão e reflexão de temas e textos;
• Levantamento de hipóteses;
• Confecção de desenhos, pinturas, recortes e colagens;
• Elaboração de questionamentos, indagações, entrevistas e participação em palestras;
• Confecção de cartazes;
• Pesquisa em livros e sites;
• Desenvolvimento de experiências; análise de gráficos e tabelas;
• Filmes; roda de conversa;
• Brincadeiras e jogos
• Realização de atividades escritas individualmente, em dupla ou em grupos.
AVALIAÇÃO:
• Através de observações diárias dos aspectos cognitivos, sócio-emocional e motor (convívio, participação e responsabilidade);
• Seminários;
• Trabalhos;
• Avaliações Trimestrais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário