sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Plano Anual de História - 2º Trimestre

OBJETIVOS GERAIS: Reconhecer e valorizar a diversidade étnica e cultural em diferentes tempos e espaços como elemento formador do conhecimento histórico;


Identificar documentos históricos e fontes de informações e reconhecer algumas de suas funções;

Reconhecer permanências e transformações no modo de vida por meio da comparação de aspectos como economia, manifestações culturais, relações sociais nos vários espaços de convívio social no passado e no presente..

CONTEÚDOS E CONCEITOS DO 2° TRIMESTRE

UNIDADE II – NÓS E OS OUTROS

• Capítulo 4 – Amigos, vizinhos: convivendo com outras pessoas

• Convivência social (vizinhos/ amigos) BAIRRO;

• Tipos de grupo de convivência (identidade);

• Espaços públicos e privados (conceito);

• Rotinas dos bairros (lazer, festa e outros);

• Sociabilidade em lugares públicos (clube, rua, praça, parque, igreja);

• Problemas sociais e soluções (associações/ projetos sociais);

• Jeitos de viver (análise comparativa);

• Capítulo 5 – É tempo de festança

• Diferenças entre festas (épocas e lugares);

• Festas como patrimônio cultural de lugares diferentes;

• Organização de pessoas e espaços para festas;

• Mudanças e permanências das festas ( passado/ presente);

• Tradições festivas: (de povos Afro, Indígena, outros);

• Capítulo 6 – De olho em acontecimentos

• Linha do tempo e acontecimentos;

• Problemas sociais: moradia, alimentação, educação, saúde, transporte, saneamento básico, salários ( no passado/ presente- soluções- responsáveis públicos).

• Memória e identidades de grupos sociais de grupos sociais que ocupam diferentes lugares do bairro no presente e no passado: monumentos, hábitos, costumes, construções, documentos, lazer, rotinas, necessidades, objetos;

METODOLOGIA GERAL:

• Aulas expositivas;

• Leitura coletiva e individual de texto;

• Leitura de imagens;

• Produção de texto;

• Registro de informações;

• Discussão e reflexão de temas e textos;

• Levantamento de hipóteses;

• Confecção de desenhos, pinturas, recortes e colagens;

• Elaboração de questionamentos, indagações, entrevistas e participação em palestras;

• Confecção de cartazes;

• Pesquisa em livros e sites;

• Desenvolvimento de experiências; análise de gráficos e tabelas;

• Filmes; roda de conversa;

• Brincadeiras e jogos

• Realização de atividades escritas individualmente, em dupla ou em grupos.

AVALIAÇÃO:

• Através de observações diárias dos aspectos cognitivos, sócio-emocional e motor (convívio, participação e responsabilidade);

• Seminários;

• Trabalhos;

• Avaliações Trimestrais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário