OBJETIVOS GERAIS: Reconhecer e valorizar a diversidade étnica e cultural em diferentes tempos e espaços como elemento formador do conhecimento histórico;
Identificar documentos históricos e fontes de informações e reconhecer algumas de suas funções;
Reconhecer permanências e transformações no modo de vida por meio da comparação de aspectos como economia, manifestações culturais, relações sociais nos vários espaços de convívio social no passado e no presente..
CONTEÚDOS E CONCEITOS DO 2° TRIMESTRE
UNIDADE II – NÓS E OS OUTROS
• Capítulo 4 – Amigos, vizinhos: convivendo com outras pessoas
• Convivência social (vizinhos/ amigos) BAIRRO;
• Tipos de grupo de convivência (identidade);
• Espaços públicos e privados (conceito);
• Rotinas dos bairros (lazer, festa e outros);
• Sociabilidade em lugares públicos (clube, rua, praça, parque, igreja);
• Problemas sociais e soluções (associações/ projetos sociais);
• Jeitos de viver (análise comparativa);
• Capítulo 5 – É tempo de festança
• Diferenças entre festas (épocas e lugares);
• Festas como patrimônio cultural de lugares diferentes;
• Organização de pessoas e espaços para festas;
• Mudanças e permanências das festas ( passado/ presente);
• Tradições festivas: (de povos Afro, Indígena, outros);
• Capítulo 6 – De olho em acontecimentos
• Linha do tempo e acontecimentos;
• Problemas sociais: moradia, alimentação, educação, saúde, transporte, saneamento básico, salários ( no passado/ presente- soluções- responsáveis públicos).
• Memória e identidades de grupos sociais de grupos sociais que ocupam diferentes lugares do bairro no presente e no passado: monumentos, hábitos, costumes, construções, documentos, lazer, rotinas, necessidades, objetos;
METODOLOGIA GERAL:
• Aulas expositivas;
• Leitura coletiva e individual de texto;
• Leitura de imagens;
• Produção de texto;
• Registro de informações;
• Discussão e reflexão de temas e textos;
• Levantamento de hipóteses;
• Confecção de desenhos, pinturas, recortes e colagens;
• Elaboração de questionamentos, indagações, entrevistas e participação em palestras;
• Confecção de cartazes;
• Pesquisa em livros e sites;
• Desenvolvimento de experiências; análise de gráficos e tabelas;
• Filmes; roda de conversa;
• Brincadeiras e jogos
• Realização de atividades escritas individualmente, em dupla ou em grupos.
AVALIAÇÃO:
• Através de observações diárias dos aspectos cognitivos, sócio-emocional e motor (convívio, participação e responsabilidade);
• Seminários;
• Trabalhos;
• Avaliações Trimestrais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário