OBJETIVOS GERAIS: Identificar os conhecimentos matemáticos como ferramentas necessárias no seu cotidiano, usando-as em seu meio, questionando, explorando e vivenciando os usos da Matemática no cotidiano social;
Criar estratégias próprias para a resolução de problemas matemáticos, utilizando conhecimentos prévios para solução de novas situações.
CONTEÚDOS E CONCEITOS DO 1° TRIMESTRE
UNIDADE I
• Capítulo 1 – Grandezas e Medidas
• Medidas de comprimento;
• O centímetro e o metro;
• Resolvendo problemas;
• Noções de tempo;
• Os minutos;
• Marcando o tempo;
• Sistema monetário;
• Símbolo do R$;
• Gráfico e tabela;
• Uso da régua.
• Capítulo 2 – Números e Operações
• Contando e escrevendo números;
• Antecessor e sucessor;
• Números pares e números ímpares;
• Sistema de numeração decimal (C/ D/ U) – uso do ábaco;
• Operações:
• Adição – diferentes formas de realizar;
• Analisando os resultados;
• Subtração;
• Multiplicação;
• Divisão;
• Resolução de problemas.
• Cálculo Mental – páginas: 260 até 272
• Capítulo 3 – Figuras e Formas
• Simetria e figuras planas;
• Sólidos Geométricos: cubo e paralelepípedo;
• Cubo e Paralelepípedo (faces, vértices e arestas);
• Planificações do cubo e do paralelepípedo;
• Sólido geométrico: pirâmide de base quadrada e cilindro;
• Ponto de Vista (em cima/ embaixo/ de frente/ de trás/ lado direito/ lado esquerdo).
METODOLOGIA GERAL:
• Aulas expositivas;
• Leitura coletiva e individual de texto;
• Leitura de imagens;
• Produção de texto;
• Confecções de brinquedos
• Registro de informações;
• Discussão e reflexão de temas e textos;
• Levantamento de hipóteses;
• Confecção de desenhos, pinturas, recortes e colagens;
• Elaboração de questionamentos, indagações, entrevistas e participação em palestras;
• Confecção de cartazes;
• Pesquisa em livros e sites;
• Desenvolvimento de experiências; análise de gráficos e tabelas;
• Filmes; roda de conversa;
• Brincadeiras e jogos
• Realização de atividades escritas individualmente, em dupla ou em grupos.
AVALIAÇÃO:
• Através de observações diárias dos aspectos cognitivos, sócio-emocional e motor (convívio, participação e responsabilidade).
• Trabalhos.
• Avaliações Trimestrais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário