sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Plano anual de Matemática - 1º trimestre

OBJETIVOS GERAIS: Identificar os conhecimentos matemáticos como ferramentas necessárias no seu cotidiano, usando-as em seu meio, questionando, explorando e vivenciando os usos da Matemática no cotidiano social;


Criar estratégias próprias para a resolução de problemas matemáticos, utilizando conhecimentos prévios para solução de novas situações.

CONTEÚDOS E CONCEITOS DO 1° TRIMESTRE

UNIDADE I

Capítulo 1 – Grandezas e Medidas

• Medidas de comprimento;

• O centímetro e o metro;

• Resolvendo problemas;

• Noções de tempo;

• Os minutos;

• Marcando o tempo;

• Sistema monetário;

• Símbolo do R$;

• Gráfico e tabela;

• Uso da régua.

Capítulo 2 – Números e Operações

• Contando e escrevendo números;

• Antecessor e sucessor;

• Números pares e números ímpares;

• Sistema de numeração decimal (C/ D/ U) – uso do ábaco;

• Operações:

• Adição – diferentes formas de realizar;

• Analisando os resultados;

• Subtração;

• Multiplicação;

• Divisão;

• Resolução de problemas.

• Cálculo Mental – páginas: 260 até 272

• Capítulo 3 – Figuras e Formas

• Simetria e figuras planas;

• Sólidos Geométricos: cubo e paralelepípedo;

• Cubo e Paralelepípedo (faces, vértices e arestas);

• Planificações do cubo e do paralelepípedo;

• Sólido geométrico: pirâmide de base quadrada e cilindro;

• Ponto de Vista (em cima/ embaixo/ de frente/ de trás/ lado direito/ lado esquerdo).

METODOLOGIA GERAL:

• Aulas expositivas;

• Leitura coletiva e individual de texto;

• Leitura de imagens;

• Produção de texto;

• Confecções de brinquedos

• Registro de informações;

• Discussão e reflexão de temas e textos;

• Levantamento de hipóteses;

• Confecção de desenhos, pinturas, recortes e colagens;

• Elaboração de questionamentos, indagações, entrevistas e participação em palestras;

• Confecção de cartazes;

• Pesquisa em livros e sites;

• Desenvolvimento de experiências; análise de gráficos e tabelas;

• Filmes; roda de conversa;

• Brincadeiras e jogos

• Realização de atividades escritas individualmente, em dupla ou em grupos.

AVALIAÇÃO:

• Através de observações diárias dos aspectos cognitivos, sócio-emocional e motor (convívio, participação e responsabilidade).

• Trabalhos.

• Avaliações Trimestrais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário