sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Plano anual de Matemática - 2º trimestre

OBJETIVOS GERAIS: Identificar os conhecimentos matemáticos como ferramentas necessárias no seu cotidiano, usando-as em seu meio, questionando, explorando e vivenciando os usos da Matemática no cotidiano social;


Criar estratégias próprias para a resolução de problemas matemáticos, utilizando conhecimentos prévios para solução de novas situações.

CONTEÚDOS E CONCEITOS DO 2° TRIMESTRE

UNIDADE II

• Capítulo 4 – Números e Operações

• Sistema de numeração decimal;

• Multiplicação;

• Diferentes formas de multiplicar (decomposição, representação no quadriculado);

• Sistema de numeração decimal ( Conhecendo a unidade de milhar);

• Multiplicando por 10,100,1000;

• Divisão;

• Termos das operações (+, -, x, :)

• Estimando cálculos;

• Resolução de problemas;

• Cálculo Mental – páginas 273 até 279.

• Capítulo 5 – Grandezas e Medidas

• Medida de Comprimentos (centímetro e metro);

• Medida de massa (o grama e quilograma);

• Gráficos e Tabelas;

• Sistema monetário:

• Moedas e cédulas - Cheque ( símbolo R$, escrita por algarismos e linguagem escrita);

• Medida de tempo (minutos, horas) representação de maneiras diferentes;

• Calendário.

• Capítulo 6 – Figuras e Formas

• Cilindro;

• O tangram e suas formas (triângulos, quadrado, paralelogramo);

• Explorando e analisando as figuras do tangram;

• Utilização de régua.

METODOLOGIA GERAL:

• Aulas expositivas;

• Leitura coletiva e individual de texto;

• Leitura de imagens;

• Produção de texto;

• Confecções de brinquedos

• Registro de informações;

• Discussão e reflexão de temas e textos;

• Levantamento de hipóteses;

• Confecção de desenhos, pinturas, recortes e colagens;

• Elaboração de questionamentos, indagações, entrevistas e participação em palestras;

• Confecção de cartazes;

• Pesquisa em livros e sites;

• Desenvolvimento de experiências; análise de gráficos e tabelas;

• Filmes; roda de conversa;

• Brincadeiras e jogos

• Realização de atividades escritas individualmente, em dupla ou em grupos.

AVALIAÇÃO:

• Através de observações diárias dos aspectos cognitivos, sócio-emocional e motor (convívio, participação e responsabilidade).

• Trabalhos.

• Avaliações Trimestrais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário