OBJETIVOS GERAIS: Identificar os conhecimentos matemáticos como ferramentas necessárias no seu cotidiano, usando-as em seu meio, questionando, explorando e vivenciando os usos da Matemática no cotidiano social.
Fazer observações sobre aspectos matemáticos no dia-a-dia e no cotidiano escolar e saber comunicar esses aspectos e ideias matemáticas observadas utilizando tanto a linguagem oral como a linguagem matemática.
Criar estratégias próprias para a resolução de problemas matemáticos, utilizando conhecimentos prévios para solução de novas situações.
CONTEÚDOS E CONCEITOS DO 3° TRIMESTRE
UNIDADE III
• Capítulo 7 – Grandezas e Medidas
• Medidas de Capacidade (mililitro/ litro);
• Tabela e Construção de Gráfico de Barras (eixo vertical/ quantidade, eixo horizontal/ sabor de suco, legenda, título, fonte);
• Medida de Massa;
• Sistema Monetário;
• Medindo comprimentos;
• Identidade Métrica;
• Medindo O tempo;
• Resolução de Problemas.
• Capítulo 8 – Números e Operações
• Sistema de numeração decimal e operações;
• Operações de Adição, Subtração, Multiplicação;
• Diferentes formas de Multiplicar;
• Estudando a tabuada;
• Divisão;
• Termos das Operações de (+,-, x, :)
• Estimando e calculando;
• Resolvendo Problemas;
• Cálculo Mental
• Capítulo 9 – Figuras e Formas
• Conhecendo mais os sólidos geométricos: pirâmide de base quadrada, pirâmide de base retangular, pirâmide de hexagonal, paralelepípedo, cubo e prismas.
METODOLOGIA GERAL:
• Aulas expositivas;
• Leitura coletiva e individual de texto;
• Leitura de imagens;
• Produção de texto;
• Registro de informações;
• Discussão e reflexão de temas e textos;
• Levantamento de hipóteses;
• Confecção de desenhos, pinturas, recortes e colagens;
• Elaboração de questionamentos, indagações, entrevistas e participação em palestras;
• Confecção de cartazes;
• Pesquisa em livros e sites;
• Desenvolvimento de experiências; análise de gráficos e tabelas;
• Filmes; roda de conversa;
• Brincadeiras e jogos
• Realização de atividades escritas individualmente, em dupla ou em grupos.
AVALIAÇÃO:
• Através de observações diárias dos aspectos cognitivos, sócio-emocional e motor (convívio, participação e responsabilidade).
• Seminários.
• Trabalhos.
• Avaliações Trimestrais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário