sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Plano anual de Matemática - 3º trimestre

OBJETIVOS GERAIS: Identificar os conhecimentos matemáticos como ferramentas necessárias no seu cotidiano, usando-as em seu meio, questionando, explorando e vivenciando os usos da Matemática no cotidiano social.


Fazer observações sobre aspectos matemáticos no dia-a-dia e no cotidiano escolar e saber comunicar esses aspectos e ideias matemáticas observadas utilizando tanto a linguagem oral como a linguagem matemática.

Criar estratégias próprias para a resolução de problemas matemáticos, utilizando conhecimentos prévios para solução de novas situações.

CONTEÚDOS E CONCEITOS DO 3° TRIMESTRE

UNIDADE III

• Capítulo 7 – Grandezas e Medidas

• Medidas de Capacidade (mililitro/ litro);

• Tabela e Construção de Gráfico de Barras (eixo vertical/ quantidade, eixo horizontal/ sabor de suco, legenda, título, fonte);

• Medida de Massa;

• Sistema Monetário;

• Medindo comprimentos;

• Identidade Métrica;

• Medindo O tempo;

• Resolução de Problemas.

• Capítulo 8 – Números e Operações

• Sistema de numeração decimal e operações;

• Operações de Adição, Subtração, Multiplicação;

• Diferentes formas de Multiplicar;

• Estudando a tabuada;

• Divisão;

• Termos das Operações de (+,-, x, :)

• Estimando e calculando;

• Resolvendo Problemas;

• Cálculo Mental
• Capítulo 9 – Figuras e Formas

• Conhecendo mais os sólidos geométricos: pirâmide de base quadrada, pirâmide de base retangular, pirâmide de hexagonal, paralelepípedo, cubo e prismas.

METODOLOGIA GERAL:

• Aulas expositivas;

• Leitura coletiva e individual de texto;

• Leitura de imagens;

• Produção de texto;

• Registro de informações;

• Discussão e reflexão de temas e textos;

• Levantamento de hipóteses;

• Confecção de desenhos, pinturas, recortes e colagens;

• Elaboração de questionamentos, indagações, entrevistas e participação em palestras;

• Confecção de cartazes;

• Pesquisa em livros e sites;

• Desenvolvimento de experiências; análise de gráficos e tabelas;

• Filmes; roda de conversa;

• Brincadeiras e jogos

• Realização de atividades escritas individualmente, em dupla ou em grupos.

AVALIAÇÃO:

• Através de observações diárias dos aspectos cognitivos, sócio-emocional e motor (convívio, participação e responsabilidade).

• Seminários.

• Trabalhos.

• Avaliações Trimestrais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário