sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Plano Anual de Ciências - 1º trimestre

OBJETIVOS GERAIS: Desenvolver a linguagem científica;


Reconhecer a importância coletar e organizar informações de experimentos, investigações ou resolução de problemas;

Estabelecer relações ou resoluções de problemas, conceitos;



CONTEÚDOS E CONCEITOS DO 1° TRIMESTRE

UNIDADE I – A HISTÓRIA DA TERRA (o ciclo de transformação na Terra)

• Capítulo 1 – Planeta em transformação

• Mudanças lentas, mas grandes;

• Viajantes do tempo;

• O passado revela o futuro;

• Buscando marcas do passado no presente;

• Satélites: olhos eletrônicos sobre a Terra;

• Crateras no Brasil;

• Localizado crateras;

• Crateras fora da Terra.

• Capítulo 2 – Mudanças no passado e no presente

• Vulcões no passado da Terra;

• Conheça a fundo um vulcão;

• Solos de origem vulcânica;

• Tipos de erupções;

• Vulcões: extintos ou adormecidos?

• Como se forma uma cratera de vulcão;

• Vulcões no Brasil;

• Ilhas vulcânicas;

• É possível prever uma erupção;

• História e Ciências: uma erupção histórica.

• Capítulo 3 – Viajando mais fundo na Terra

• Viajando mais fundo na Terra;

• Viagem ao centro da Terra;

• O furo mais fundo da Terra;

• O mapa do interior da Terra;

• O que acontece em um terremoto;

• Tecnologia e Ciências: é possível evitar um terremoto?

• Como prever um terremoto;

• Estações de estudos de terremotos no Brasil;

• Como funciona um sismógrafo;

• História e Ciências: captando terremotos no passado;

• Terremotos no Brasil;

• Como ocorre um terremoto.

METODOLOGIA GERAL:

• Aulas expositivas;

• Leitura coletiva e individual de texto;

• Leitura de imagens;

• Produção de texto;

• Registro de informações;

• Discussão e reflexão de temas e textos;

• Levantamento de hipóteses;

• Confecção de desenhos, pinturas, recortes e colagens;

• Elaboração de questionamentos, indagações, entrevistas e participação em palestras;

• Confecção de cartazes;

• Pesquisa em livros e sites;

• Desenvolvimento de experiências; análise de gráficos e tabelas;

• Filmes; roda de conversa;

• Brincadeiras e jogos

• Realização de atividades escritas individualmente, em dupla ou em grupos.

AVALIAÇÃO:

• Através de observações diárias dos aspectos cognitivos, sócio-emocional e motor (convívio, participação e responsabilidade);

• Seminários.

• Trabalhos.

• Avaliações Trimestrais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário