OBJETIVOS GERAIS: Desenvolver a linguagem científica;
Reconhecer a importância coletar e organizar informações de experimentos, investigações ou resolução de problemas;
Estabelecer relações ou resoluções de problemas, conceitos;
CONTEÚDOS E CONCEITOS DO 1° TRIMESTRE
UNIDADE I – A HISTÓRIA DA TERRA (o ciclo de transformação na Terra)
• Capítulo 1 – Planeta em transformação
• Mudanças lentas, mas grandes;
• Viajantes do tempo;
• O passado revela o futuro;
• Buscando marcas do passado no presente;
• Satélites: olhos eletrônicos sobre a Terra;
• Crateras no Brasil;
• Localizado crateras;
• Crateras fora da Terra.
• Capítulo 2 – Mudanças no passado e no presente
• Vulcões no passado da Terra;
• Conheça a fundo um vulcão;
• Solos de origem vulcânica;
• Tipos de erupções;
• Vulcões: extintos ou adormecidos?
• Como se forma uma cratera de vulcão;
• Vulcões no Brasil;
• Ilhas vulcânicas;
• É possível prever uma erupção;
• História e Ciências: uma erupção histórica.
• Capítulo 3 – Viajando mais fundo na Terra
• Viajando mais fundo na Terra;
• Viagem ao centro da Terra;
• O furo mais fundo da Terra;
• O mapa do interior da Terra;
• O que acontece em um terremoto;
• Tecnologia e Ciências: é possível evitar um terremoto?
• Como prever um terremoto;
• Estações de estudos de terremotos no Brasil;
• Como funciona um sismógrafo;
• História e Ciências: captando terremotos no passado;
• Terremotos no Brasil;
• Como ocorre um terremoto.
METODOLOGIA GERAL:
• Aulas expositivas;
• Leitura coletiva e individual de texto;
• Leitura de imagens;
• Produção de texto;
• Registro de informações;
• Discussão e reflexão de temas e textos;
• Levantamento de hipóteses;
• Confecção de desenhos, pinturas, recortes e colagens;
• Elaboração de questionamentos, indagações, entrevistas e participação em palestras;
• Confecção de cartazes;
• Pesquisa em livros e sites;
• Desenvolvimento de experiências; análise de gráficos e tabelas;
• Filmes; roda de conversa;
• Brincadeiras e jogos
• Realização de atividades escritas individualmente, em dupla ou em grupos.
AVALIAÇÃO:
• Através de observações diárias dos aspectos cognitivos, sócio-emocional e motor (convívio, participação e responsabilidade);
• Seminários.
• Trabalhos.
• Avaliações Trimestrais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário