sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Plano Anual de Ciências - 2º trimestre

OBJETIVOS GERAIS: Desenvolver a linguagem científica;


Reconhecer a importância coletar e organizar informações de experimentos, investigações ou resolução de problemas;

Estabelecer relações ou resoluções de problemas, conceitos;

CONTEÚDOS E CONCEITOS DO 2° TRIMESTRE

UNIDADE II– A VIDA NA TERRA (O ciclo de transformação da vida na terra)

• Capítulo 4 – Fósseis: sinais do passado

• A formação da Terra;

• A origem da Terra;

• A aparência da Terra no passado;

• Etapas da formação da Terra;

• A origem da vida na Terra;

• Seguindo as pistas do passado;

• Habitantes do passado da Terra;

• Tipos de fósseis;

• Como se formam os fósseis;

• Como saber a idade de um fóssil;

• Pegadas de bichos;

• Pegadas fósseis;

• Marcas boas ou ruins?

• Capítulo 5 – No tempo dos dinossauros

• Fósseis: “fotografias ” do passado;

• Linha do tempo: a linha da sua vida e a linha do tempo da Terra;

• Sequencia cronológica dos seres vivos;

• Fabulosos dinossauros;

• Literatura com Ciências: dinossauros brasileiros;

• Diferentes tipos de dinossauros;

• Reconstituição da era dos dinossauros;

• O que causou o fim dos dinossauros?;

• Ideias sobre a extinção dos dinossauros;

• Meteoritos e vulcões de novo;

• Sobreviventes e conquistadores.

• Capítulo 6 – Herdeiros da terra

• Mamíferos: os novos conquistadores da Terra;

• Características (revestimentos do corpo / pelos) dos mamíferos;

• Os mamíferos do passado;

• Fósseis;

• Mamíferos, quanto ao tipo de alimentação (carnívoros, herbívoros e onívoros);

METODOLOGIA GERAL:

• Aulas expositivas;

• Leitura coletiva e individual de texto;

• Leitura de imagens;

• Produção de texto;

• Registro de informações;

• Discussão e reflexão de temas e textos;

• Levantamento de hipóteses;

• Confecção de desenhos, pinturas, recortes e colagens;

• Elaboração de questionamentos, indagações, entrevistas e participação em palestras;

• Confecção de cartazes;

• Pesquisa em livros e sites;

• Desenvolvimento de experiências; análise de gráficos e tabelas;

• Filmes; roda de conversa;

• Brincadeiras e jogos

• Realização de atividades escritas individualmente, em dupla ou em grupos.

AVALIAÇÃO:

• Através de observações diárias dos aspectos cognitivos, sócio-emocional e motor (convívio, participação e responsabilidade);

• Seminários.

• Trabalhos.

• Avaliações Trimestrais.

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