OBJETIVOS GERAIS: Desenvolver a linguagem científica;
Reconhecer a importância coletar e organizar informações de experimentos, investigações ou resolução de problemas;
Estabelecer relações ou resoluções de problemas, conceitos;
CONTEÚDOS E CONCEITOS DO 2° TRIMESTRE
UNIDADE II– A VIDA NA TERRA (O ciclo de transformação da vida na terra)
• Capítulo 4 – Fósseis: sinais do passado
• A formação da Terra;
• A origem da Terra;
• A aparência da Terra no passado;
• Etapas da formação da Terra;
• A origem da vida na Terra;
• Seguindo as pistas do passado;
• Habitantes do passado da Terra;
• Tipos de fósseis;
• Como se formam os fósseis;
• Como saber a idade de um fóssil;
• Pegadas de bichos;
• Pegadas fósseis;
• Marcas boas ou ruins?
• Capítulo 5 – No tempo dos dinossauros
• Fósseis: “fotografias ” do passado;
• Linha do tempo: a linha da sua vida e a linha do tempo da Terra;
• Sequencia cronológica dos seres vivos;
• Fabulosos dinossauros;
• Literatura com Ciências: dinossauros brasileiros;
• Diferentes tipos de dinossauros;
• Reconstituição da era dos dinossauros;
• O que causou o fim dos dinossauros?;
• Ideias sobre a extinção dos dinossauros;
• Meteoritos e vulcões de novo;
• Sobreviventes e conquistadores.
• Capítulo 6 – Herdeiros da terra
• Mamíferos: os novos conquistadores da Terra;
• Características (revestimentos do corpo / pelos) dos mamíferos;
• Os mamíferos do passado;
• Fósseis;
• Mamíferos, quanto ao tipo de alimentação (carnívoros, herbívoros e onívoros);
METODOLOGIA GERAL:
• Aulas expositivas;
• Leitura coletiva e individual de texto;
• Leitura de imagens;
• Produção de texto;
• Registro de informações;
• Discussão e reflexão de temas e textos;
• Levantamento de hipóteses;
• Confecção de desenhos, pinturas, recortes e colagens;
• Elaboração de questionamentos, indagações, entrevistas e participação em palestras;
• Confecção de cartazes;
• Pesquisa em livros e sites;
• Desenvolvimento de experiências; análise de gráficos e tabelas;
• Filmes; roda de conversa;
• Brincadeiras e jogos
• Realização de atividades escritas individualmente, em dupla ou em grupos.
AVALIAÇÃO:
• Através de observações diárias dos aspectos cognitivos, sócio-emocional e motor (convívio, participação e responsabilidade);
• Seminários.
• Trabalhos.
• Avaliações Trimestrais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário